Mais uns dias, mais algumas directrizes sobre a criação de um Conto. Este tema surgiu no âmbito do Desafio Literário ‘Short Story Writing Challenge 2012’, no qual me proponho a escrever 12 Contos, um por cada mês de 2012. E é um belo mote para este conjunto de artigos sobre a construção de um Conto.
Assim, aqui vos deixo os 5 pontos a considerar ao escrever um Conto.
Regras ou hábitos de escrita? Estas são 5 ‘regras’ que fazem sentido e que por isso reúnem consenso ao serem usadas na elaboração de um Conto.
- Usar poucos personagens e contar a história de um ponto de vista – Devido às limitações de formato dos Contos, não haverá espaço para mais do que uma ou duas personagens. É essencial que a caracterização destes seja feita de forma económica, mais ainda se não forem protagonistas da história. Ter apenas um ou dois protagonistas irá limitar a oportunidade de mudar de ponto de vista e, de incluir mais perspectivas.
- Limitar o tempo no qual decorre a acção – É impossível ser-se bem sucedido se tentarmos incluir um lapso temporal muito grande. Ao limitar o tempo no qual decorre a acção, podemos focar-nos nos eventos que são realmente determinantes para a narrativa.
- Ser selectivo – Todas as palavras utilizadas devem servir para construir as personagens ou para fazer a acção avançar. É preciso evitar palavras que não tenham objectivos concretos que sirvam a história.
- Seguir a estrutura convencional da história – Exposição, Conflito, Crise, Clímax e Resolução devem ser usadas como guia, apesar de podermos usar uma estrutura que não inclua todas estas fases. Podemos experimentar coisas novas mas, devemos manter o essencial como o Conflito e a Resolução (em media res) e, não esquecer que as primeiras linhas de texto assim como as últimas devem ser as mais fortes.
- Saber quando quebrar as regras – Se quebrar as regras significa contar uma história melhor então devemos fazê-lo. Claro que temos de pensar bem se isso traz valor acrescentado e reconhecer se falhar.
Conhecermos as regras do género literário que vamos usar, definir a estrutura dramática e colocar as perguntas correctas são os três princípios fundamentais da construção duma história.
O meu primeiro Conto está terminado, agora procuro inspiração para uma nova história. E o mês de Fevereiro que é tão curto…
Juntem-se a mim neste desafio de 12 meses/12 contos. Deixem os vossos pensamentos aqui, dêem ideias e, acompanhem este desafio post a post porque no fim aguarda-vos uma surpresa.
ΦΦ
Artigos Relacionados:
7 Técnicas de Escrita – Gerar, Organizar e Usar Ideias
Estrutura Dramática de um Conto
Sobre escrever um conto: 8 perguntas indispensáveis
ΦΦΦΦΦ
Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]
Muito interessante a idéia 12/12, haja imaginação, gostaria de saber se possível o enredo do seu primeiro conto, estou na metade de um, as cinco regras me ajudaram a perceber que estou no caminho certo! muito obrigado e aguardo notícias.
Obrigada, Leandro. O enredo do meu primeiro conto é uma daquelas coisas que são prática e não para divulgar ou partilhar. São os exercícios que um escritor principiante deve fazer e esconder. Continua a praticar e eu, por aqui, esforço-me por fazer o mesmo.