Diário de Bordo: Actividades Literárias das Últimas Semanas

OK, estou quase a acertar com esta coisa dos diários. Mas, no meu caso, é melhor apelidá-lo de mensário!

Para Agosto, até que foi um mês bem movimentado. Começando pelas novidades relativas ao meu livro ‘Percepção’: tive o prazer de ler mais duas opiniões, uma no blogue ‘Crónicas de uma Leitora’ e outra no blogue ‘Ler é Viver’. Passem por lá e deixem os vossos comentários. Todo o feedback é bem-vindo.

De todas as críticas retiro algumas informações muito importantes, sugestões de melhoria que são transversais e a noção da receptividade dos leitores a um desenvolvimento desta história. Estou perfeitamente convencida que ‘Percepção’ chegará a ver um novo volume, mesmo que não seja para já. Acredito também que, o que tenho escrito neste intervalo de tempo, muito me tem proporcionado como autora e como pessoa.

Para já, e neste contexto, o que tenho na gaveta é um Conto intitulado Relações Conturbadas. Escrito no mês de Maio, no âmbito do Desafio 12 Meses/12 Contos, lida com as consequências da proximidade entre Sensitivos e as primeiras tentativas de coordenação daqueles que se opõem ao Convénio.

Voando sobre outras paisagens, Setembro será um mês muito animado no blogue Fantasy & Co.

Estamos a preparar uma semana especial cujo tema é ‘7 Dias, 7 Pecados’. Durante sete dias presentear-vos-emos com um miniconto por dia. Cada dia da primeira semana de Setembro (a começar dia 02) um dos nossos autores assina uma narrativa sobre um dos 7 Pecados Capitais. Abraçámos este evento de forma entusiástica e, posso garantir-vos que, não há nada mais emocionante para um autor do que um tema desafiante. Vejam o vídeo aqui…

Encarregue do Pecado da Luxúria, este foi um desafio que me permitiu explorar alguns cenários controversos. Espero que gostem…

Alerta: Continua a decorrer a votação para o Conto Especial de Setembro. Passem pelo Fantasy & Co. ou pela nossa página no Facebook e registem a vossa preferência.

Agosto viu nascer o Conto ‘O Mastim de Bronze no Desafio 12 Meses/12 Contos. Com um limite de 3000 palavras, assumidamente Steampunk e Londres industrial como cenário, é um humilde candidato ao Almanaque Steampunk organizado pelo Clockwork Portugal.

Gostei, particularmente, de poder brincar com parte da história londrina (surtos de cólera na época vitoriana) e com o ambiente industrial, que me cativou desde a primeira aula de História sobre o tema.

Quanto a este blogue, foi um mês semelhante aos anteriores. O fluxo de visitas tem-se mantido estável, assim como o de artigos. Quero mencionar os seguintes pela popularidade alcançada e pelo prazer que me proporcionaram na sua elaboração.

No âmbito dos ‘Recursos do Escritor’, o artigo ‘8 pontos da Revisão de Texto’ onde converti as últimas três semanas de revisão de contos num conjunto de orientações sobre o processo de rever os nossos escritos.

Diz ‘Sim’ a Trabalho de Legado’, inspirado na ‘Arte do Inconformismo’ de Chris Guillebeau, é o meu contributo para a vossa inspiração. Sobre escolher o trabalho significante e começar a produzi-lo agora.

O uso da vírgula’ onde compartilho os meus apontamentos sobre este insignificante e brutalmente importante sinal de pontuação.

Agosto testemunhou o sucesso do artigo ‘Books: What do you look for in a review?’. Escrito em Inglês, parte de um desafio lançado pelo blogue ‘Reading Romances‘, aproximou-se bastante daquele que detém o recorde de visitas diário deste blogue. Tal como o título indica, esta é a minha opinião sobre aquilo que procuro ao ler uma crítica literária (opinião) de um livro. De volta, recebi alguns comentários bem interessantes.

Quanto às leituras deste mês: os três primeiros livros da série ‘Dragonfire’ de Deborak Cooke, que abandonei assim que o desinteresse me assolou, ‘Lords of Deliverance’ de Larissa Ione que continuo a adorar, enquanto espero pelo último volume da série, e ‘Hell Kat’ de Vivi Anna, uma estreia interessante que pretendo investigar um pouco mais.

Quanto ao Desafio de Leitura do Goodreads, cujo objectivo era 67 livros, decidi manter as próximas leituras longe desta contabilidade.

Com as férias à porta espero adicionar mais uns quantos exemplares à lista… a pilha ‘Para Ler’ e ‘Whishlist’ continua a aumentar 🙂 mas, neste momento, não estou interessada em contar exemplares, apenas apreciá-los.

Este Diário de Bordo volta em Setembro, de preferência cheio de boas novidades… Era bom, não era?!

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

3 comentários em “Diário de Bordo: Actividades Literárias das Últimas Semanas”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.