Em pesquisa sobre narrativas escritas na 3ª pessoa objectiva cruzei-me com este conto.
‘The Lottery’, conto publicado nos EUA, em 1948 (após a 2ª Guerra Mundial e durante a Guerra Fria, no ano marcado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Plano Marshall e o assassinato de Mahatma Gandhi), por Shirley Jackson.
É uma história que atingiu um palco mundial pelo choque que causou, e ainda causa, aos seus leitores.
A simplicidade de um dia no início do Verão. A imagem de uma pequena e unida comunidade, com dezenas de pessoas, que conhecem quase tudo sobre os seus vizinhos, que se juntam para realizar um qualquer ritual comunitário, que é aceite sem reservas (ou com muito poucas) e desempenhado sem compunção.
Pequenos indícios são fornecidos ao longo do conto e, desde cedo, sentimos algo sombrio que se aproxima e abre caminho entre as coisas mais inocentes, tingindo-as de uma inevitabilidade arrepiante.
O final é o inesperado e a execução daquilo que se havia manifestado, em pormenores, ao longo de todo o texto. Um conto brilhante, daqueles que nos invade a mente durante os próximos dias, semanas, meses e provavelmente anos. Especialmente se o lerem de espírito aberto e desavisados do desfecho final.
Um conto que nos arranca aquela sensação de inevitabilidade. Que nos faz ponderar se, na hora de decidirmos contra a maioria, não seremos nós também arrastados pela conformidade. Que nos faz pensar se o Homem deseja mesmo, realmente, de verdade, mudar alguma coisa em si, ou na sociedade.
Tantos paralelismos traçados que me deixam o deslumbre que poucas obras me provocam e o desejo de, algures, algum dia, poder vir a escrever algo tão simples e significante. Não, não vou entrar nas análises escolares dos Clássicos seja de que tempo. Se, por esta altura, ainda não vos convenci a ler este breve conto, acho que já não serei capaz de o fazer.
Podem lê-lo online aqui…
ΦΦ
Artigos Relacionados:
Opinião: ‘Bird by Bird’ de Anne Lamott
“Num Vento Diferente” de Ursula K. Le Guin
Opinião: ‘Crónicas do Sul’ de Luis Sepúlveda
ΦΦΦΦΦ
Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]
2 comentários em “Opinião: ‘The Lottery’ de Shirley Jackson”