Passamos muitos dias sem compreender o que sentimos. Enganados pelo que pensamos ser determinado sentimento. Sempre à procura de outros motivos para justificar comportamentos.
Esse desconhecimento das nossas emoções deixa-nos confusos quando tentamos criar uma personagem de emoções complexas.
É difícil criar personagens modeladas. Mais difícil se não compreendemos que sentimentos estão na fundação dos comportamentos manifestados.
Isto é verdade para nós como seres humanos. Logo, é verdade para as nossas personagens.
Assim, é importante conhecer-mo-nos, estudar aquilo que nos leva a ter determinado comportamento ou reacção, identificar o sentimento que é a base.
Esta é uma Roda de Sentimentos. Uma representação dos sentimentos de base que geram comportamentos. Uma ferramenta que nos ajuda a conhecer e compreender os motivos da existência de determinados comportamentos.
A base assenta em 6 sentimentos distintos: Medo, Raiva, Nojo, Tristeza, Felicidade e Surpresa.
Cada um deles ramifica-se em vários outros sentimentos, que correspondem às manifestações dessa base. Cada um desses sub-sentimentos, ramifica-se em outros, alargando o espectro de comportamentos facilmente observáveis nas pessoas.
Exemplos:
Alguém está Triste. Sente-se desesperado. Acredita que está vulnerável e/ou sem opções.
Tem Medo. Sente-se inseguro. Acredita ser inferior e/ou inadequado.
É Surpreendido. Sente-se alarmado. Sente-se chocado e/ou desolado.
Ter noção destes sentimentos, das suas nuances, e dos comportamentos que eles geram, consiste num conhecimento precioso em cada etapa da criação das nossas personagens e história.
Reflectir sobre os momentos em que sentimos qualquer um destes grandes sentimentos, e dos seus derivados, é uma actividade que ajuda a amadurecer a nossa escrita. É conhecer a nossa “bagagem emocional” e o que ela contribui para o que somos e escrevemos.
Amadurecermos como pessoas e como escritores, faz com que consigamos invocar sentimentos poderosos no leitor. Share on XE, este é o ingrediente secreto para escrever grandes histórias.
Ter Sentimentos. Conhecer os Sentimentos. E, Invocar Sentimentos.
Vamos lá estudar a nossa Roda de Sentimentos.
::::::::::::::::::::::::::
Subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.
[cryptothanks]
boa tarde gostaria de saber mais sobre a roda dos sentimentos….
Muito obrigada!!
Boa tarde Sueli, a roda dos sentimentos é algo que foi retirado da área da Psicologia. Podes investigar mais sobre isso em livros dessa área e online.
Espero que encontres o que procuras 🙂