As Cartas de Van Gogh

Vincent Van Gogh

Aviso: Este artigo contém uma história trágica, uma obra fenomenal e uma forma mais adequada de ver a criação artística… acho.

O que seria da vida se não tivéssemos a coragem de tentar ir mais longe? – Vincent Van Gogh

O que seria, de facto?

Sim, faço parte daqueles que se apegaram à imagem/obra de Van Gogh como um símbolo de muitas coisas. Um ídolo das massas. Um apego da cultura popular à sua imagem de artista alienado, que fez avançar a arte, mas vendeu apenas um só quadro enquanto vivo.

Mas o que seria de nós se Van Gogh não tivesse tido a coragem de inventar o correspondente ao amarelo enxofre pálido ou ouro limão pálido? (entre outras)

Encontra o belo em tudo o que puderes; a maioria das pessoas nada encontra suficientemente belo. Vincent Van Gogh

Nada encontra de suficientemente belo… parece que já se vivia os tempos modernos em que nunca, nada, qualquer que seja a quantidade ou qualidade, é suficiente para os humanos.

auto-retrato

Van Gogh viveu por 37 anos e foram nos últimos 10 que produziu o legado que nos deixou na pintura. Contudo, a correspondência que pediu para ser guardada, demonstra que era um excelente escritor, testemunhamos o que foram os seus pensamentos, vemos o seu elevado conhecimento cultural.

Pela sua mão, testemunhamos o que ele pensava sobre a vida, a arte, a pintura, os que o rodeavam, a sua rejeição dos cânones académicos e dos círculos artísticos mais intelectuais. Mostra-nos qual a situação dos pintores europeus. Comunica temas pessoais e os temas que o subjugam. Prova que tinha uma memória visual fora do comum.

Van Gogh é o exemplo vivo de uma vida dedicada à arte, ao impulso extremo, o relâmpago interminável, a necessidade de criar acima de tudo e contra todos. – Em Super Interessante Arte

Os sacrifícios físicos, pessoais e emocionais, a aprendizagem orientada para aprofundar as técnicas da sua arte, as leituras que fez, os mestres que copiou, as ideias que tinha sobre a importância de se dedicar à pintura, a luta constante pela vida e pela concepção da obra, pela resistência física até à delapidação da saúde.

Para se chegar à verdade, é preciso trabalhar muito tempo e arduamente. – Van Gogh

Uma ideia que sempre me provoca aquela sensação de nunca, tempo algum, será suficiente. (E, lá está! Aquela ideia dos tempos modernos que nunca nada é suficiente.) Mas Van Gogh era inteligente, um auto-didacta que procurou aprender com os seus mentores (vivos e mortos), alguém que procurou saber mais, para fazer o que queria com a sua obra.

Women by Van Gogh

Compreender as origens de Van Gogh é iluminar os nossos piores receios. É dar razão a todas as vozes que nos alertam para não perseguir uma via artística. É ter medo do que o mundo nos fará se ousarmos desafiá-lo. 

Mas, também para isso, Van Gogh tem uma resposta perfeita:

… quem quer chegar às profundidades tem de passar por um período de tormentos e pelos de Caim. Começamos por pescar poucos peixes ou nenhum, mas aprendemos a conhecer os pesqueiros e a guiar o nosso barco; essa ciência é indispensável. (…) Homens, consagremos a nossa alma à nossa causa, trabalhemos com o coração e amemos o que amamos. Amar o que se ama parece uma recomendação supérflua, embora tenha muitas razões de ser. Muitas pessoas usam o melhor da sua força em algo que não vale a sua melhor força e trata ‘como madrasta’ o que aprecia em vez de se render abertamente ao impulso irresistível do seu coração.” – Van Gogh (carta a Van Rappard, 1881)

São menos loucos os cuja vida se resume a perseguir confortos? Os que só vêm dinheiro? Os que defendem as suas noções de território? Os que vivem de guerra?

Ou será o oposto?

Como se vê, sem deixar de aprofundar a arte, tento aprofundar a vida. As duas coisas juntas. – Van Gogh

Carta a Theo

Van Gogh que procurou o amor de uma mulher por diversas vezes e que viveu a rejeição em quase todas. Que, afirmando-se só, sempre teve o irmão e a esposa deste, amigos e mentores, conhecidos em todas as cidades onde viveu.

Van Gogh que ajudou a forjar o velho mito do pintor louco, só e melancólico, incompreendido pelos seus pares, mas exultado após a sua morte.

Um mito que nos persegue (eu sei que o oiço desde criança!) deixando-nos tingidos por uma perspectiva errada, e danificadora, do que pode ser a realidade.

Nem louco, nem só, nem melancólico. Incompreendido? Sim, talvez. Mas é o que acontece a todos os que vêm algo diferente da maioria das pessoas que os rodeiam.

Claro que nem todos seremos versões de um Van Gogh, mas podemos (e devemos) ser a melhor versão de nós próprios. Com uma Prática Deliberada e Escrevendo com o Coração, aprendemos a usar as técnicas e a descobrir as receitas criativas que nos ajudam a Criar a nossa Arte.

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

***

Já sabem, podem comentar, aqui em baixo, gostar e partilhar.

Obrigada e Até Breve!

Sigam o Vlook, o canal YouTube deste blog, só sobre livros…

Não se esqueçam de subscrever o blog por e-mail e recebem, todos os Sábados, um vislumbre exclusivo sobre os bastidores.

Um comentário em “As Cartas de Van Gogh”

  1. Perfeito, amei tudo que aqui li, não tem como não se vê mergulhar na vida de Van Gogh e em sua histórias… Como queria ter vivido na mesma época, ter dividido os mesmos espaços e histórias. Recentemente estive no shopping Rio Mar onde pude apreciar as obras e histórias do Vincent Van Gogh… Como queria que ele tivesse encontrado uma grande mulher que o amasse e que ele pudesse amá-la também, fico imaginando os inúmeros quadros que faria sobre o amor!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.