Arte, Ideias e o Dia do Pijama

arte conceptual

Olá a todos. Sejam bem-vindos a este [Recursos Criativos do Escritor].

 este artigo contém: arte conceptual; Dia do Pijama; ideias que mudem o mundo.

Um Conceito

Arte Conceptual. O que é? Porque é que o conceito me atrai?

E, não falo da discussão do que é ou não é arte, mas do significado que suporta cada actividade criativa.

No artigo ‘O que é o Movimento Arte Conceptual? Onde e quando surgiu?’, a definição de arte conceptual regista-se assim:

“A arte conceptual é um movimento que valoriza as ideias sobre os componentes formais ou visuais das obras de arte. É a arte na qual a ideia (ou conceito) por trás do trabalho é mais importante do que o objeto de arte finalizado. Uma amálgama de várias tendências em vez de um movimento fortemente coeso, o Conceptualismo assumiu inúmeras formas, como performances, happenings e coisas efémeras.” — ‘O que é o Movimento Arte Conceptual? Onde e quando surgiu?’

A ideia, o conceito, como Arte e não apenas o objecto em si, ou a materialização da forma de uma determinada obra.

E, não. Não pretendo que cada ideia seja considerada Arte só porque existe. Mas, há de facto ideias que se concretizam sem a parte física. Ocorre-me a obra de Marina Abramovic (podem ler um artigo interessante sobre a artista no Brasil aqui…) e, mais especificamente, a apresentação “The Artist Is Present” (2010), realizada no Museum of Modern Art (MoMA).

A ideia suplanta a criação de um objecto. É um momento efémero. Existe e cessa? Não existe? Ou nunca deixa de existir?

Os escritores, como pessoas que reflectem sobre ideias, encontram aqui um paralelismo para a sua arte. Construímos ideias. Usamo-las, expandimo-las, atingimos novos patamares com elas. E, no entanto, é arte que se desvanece. É arte relativa, que é, e não é, e não deixa de ser.

Achei piada que, enquanto escrevia este artigo (porque alguns destes artigos levam dias a serem escritos), li o seguinte:

“Na carne principia toda a sabedoria. Acautela-te com aquilo que não tiver carne. Acautela-te com os deuses, acautela-te com a ideia, acautela-te com  o demónio.” — Anne Rice em “A Rainha dos Malditos” vol.1

Interpretei a “carne” como a manifestação física de algo. Portanto, na existência física principia toda a sabedoria. Principia, mas não termina aí, certo? Tudo o que não contém substância física é enganador. Contudo, é na arte conceptual, nas ideias, e nos símbolos que se encontram significados.

Ou, só é tudo muito relativo, e interessante, e dependente do assunto sobre o qual estivermos a reflectir. E, é esta a confusão que me atrai.

Um Evento

E, como de ideias nascem projectos, vem aí o Dia Nacional do Pijama que é:

… pela Associação Mundos de Vida.

Esta iniciativa nacional coincide, e por isso serve de celebração do Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Encontram o pdf da Convenção sobre os Direitos da Criança aqui…

Porque os Direitos devem ser escritos, regulamentados ou legislados e, mesmo assim, não são respeitados é algo que me entristece. São ideias que têm muita dificuldade em se tornarem acções concretas.

Utopias em que as crianças são protegidas a qualquer preço à parte, acredito que esta é uma data importante para relembrar a essência da existência humana, e como a atenção saudável à nossa Juventude é a chave para mudar para melhor as partes do mundo que devem ser mudadas. Porque as ideias são poderosas e as suas manifestações físicas também podem sê-lo.

À parte a necessidade de arranjar pijamas para usar no dia (porque cá em casa pijamas não são ítens essenciais, e é preciso ir arranjar um que sirva para andar na rua, pelo que terá dupla utilidade!), é um momento em que se combina arte, função e conhecimento. E, não apenas em colar a casinha-mealheiro que nos chega, mas com outras actividades giras para fazer com a miúda… Ou pelo menos, é isto que planeio para o fim-de-semana.

A missão?

família

Uma Criança tem Direito a Crescer numa família, ao que acrescento boa. Uma criança tem direito a crescer integrada numa família boa.

Como as ideias ganham forma física e se manifestam de verdade?

Assim: Há uma ideia. Reúnem-se fisicalidades. Consubstancia-se a ideia com manifestações reais e objectivas. Opera-se sobre o mundo que nos rodeia. Traz-se o imaterial para a materialidade e a arte para o uso mundano.

E, é só isto que nos pedem. Que tenhamos ideias e que as manifestemos de forma física. Em histórias, livros, poemas, músicas, quadros, desenhos, esculturas…

E, que as ideias sirvam para defesa daqueles que não podem, ou sabem, como se defender. Que a arte sirva para melhorar o mundo.

Que a Arte, com as suas Ideias, sirva para transformar o Mundo num sítio melhor.

Obrigada e Até Breve!

subscreve

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.