Foco ou Afogar-me no excesso?

foco ou excesso

Olá a todos. Sejam bem-vindos a esta [pausa de domingo].

Tem sido uma semana cheia. Muitos projectos a decorrerem em simultâneo e, por vezes, sobrepondo-se. Mas, nem tudo são complicações ou dificuldades. Este tipo de circunstâncias podem representar o caos e, noutros momentos são, exactamente, aquilo que eu precisava.

Esta semana, foi o segundo caso em particular.

No artigo Porque faço um read-a-ton nas últimas 48 horas do Preptober? Antes do NaNoWriMo começar? mencionei alguns motivos para esta conjuntura específica fazer sentido para mim.

Focar-me no que está eminente e, é uma grande (gigante) empreitada que leva anos a imaginar e preparar, para depois ficar a cozer em banho-maria, enquanto espero pelo dia em que posso começar a escrever o dito cujo, iria engolir-me viva e pôr-me a escalfar. (Ora, sai um ovo escalfado, por favor”)

Assim, optei por: Foco no que está à minha frente.

O imediato. O Agora.

Nas linhas de pensamento da Meditação, em que nos mantemos no momento presente, sem qualquer viagem ao futuro, ou tropeço no passado, mas presos a algo constante, como o acto de respirar.

… Neste momento, tenho livros para ler (na maratona Halloween Book Party), pois é o que farei.

… Devo pôr a filmar. Liga a câmera e continua a ler.

… Escrever um artigo? É agora, que voltei da rua e ainda estou agitada.

… Preciso começar a escrever? Acordo cedo. Sento-me. Escrevo. Depois, levanto-me e vou cumprir as minhas obrigações.

Não penso se podia fazer isto ou aquilo. Se devia ir aqui ou além.

… Preciso editar o vídeo. É agora. Falta o final? Vou já filmá-lo e fazer upload.

Perguntam vocês: Conseguias fazer isso todos os dias? É que, posto desta forma, até parece simples.

Não. Não consigo. Não ´e simples.

[E, há quem faça mais, melhor, mais rápido. Kudos para eles. Eu não consigo!]

Para a semana, outros valores se vão levantar. Outros desafios. Outras coisas para fazer. Outras dores… porque a vida e é assim. E, as prioridades são o que são. Cada um tem as suas. Mas, nessa altura, contemplo o que muda, e por quanto tempo. Até nova necessidade de mudança se levantar.

Novembro, é NaNoWriMo. Concentro-me nisso.

E, tudo o que esse compromisso significa durante cada dia deste mês.

Como escrever esta [pausa de domingo] na 6ª feira à noite, porque no Domingo vai ser apertado para escrever para o blog, em cima de escrever as, pelo menos, 1667 palavras diárias que o NaNo exige, cumprir tudo aquilo que o meu Domingo trará (trabalhos de casa, visitas e variedades domésticas).

Hoje, consigo encaixar esta alteração na escrita da [pausa de domingo]. Mas, quem me garante que serei capaz de o fazer durante todo o mês de Novembro? Ninguém. Nem eu própria.

Porque eu sei que, por vezes, por melhores intenções que tenha, há coisas que são impossíveis de manter. Há desafios que deixam de fazer sentido. Há horários que são alterados, irremediavelmente. Há outras coisas que precisam de atenção. Há pessoas importantes…

E, não faz mal.

Se aprendi algo, durante todo o tempo que vivi dos frutos da Cubículândia, foi que os projectos que se manifestaram arranjavam sempre maneira de se encaixar numa rotina já preenchida. Sim, precisavam de mais tempo para se completarem. Precisavam que eu tivesse mais paciência e persistência. Precisavam de mim de formas diferentes das que estava habituada…

E, mesmo nos períodos mais conturbados, alguns cujas dificuldades se fizeram sentir durante anos a fio, mesmo nesse tempo os Projectos Criativos acabavam por se encaixar no que aí cabia, e por ajudar a manter-me… sã.

Por isso, foco no que está à minha frente, no imediato. Ou tento, pelo tempo que conseguir.

E, tu? Participas no NaNoWriMo de 2023? Como estão a correr os teus esforços diários? Deixa um comentário em baixo e sabe que não estás sozinho.

Nunca estamos. Por vezes, só não o conseguimos ver.

Desejo-vos uma excelente [pausa de domingo]

Obrigada e Até Breve!

subscreve

2 comentários em “Foco ou Afogar-me no excesso?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.