Polémica no NaNoWriMo

NaNoWriMo

Olá a todos. Sejam bem-vindos a esta [pausa de domingo].

Hoje, trago-vos um assunto mau, chato, impossível de arquivar sem mais ponderação.

Começo por pedir desculpa, por trazer um assunto feio para este espaço, mas não acredito que esconder os assuntos desconfortáveis e/ou dolorosos, seja solução para alguma coisa. Pelo que, entendam isto como: isto sou eu a tentar dar algum sentindo às polémicas.

O assunto difícil é: as alegadas infracções das pessoas que trabalham no NaNoWriMo.

Há várias semanas que correm informações sobre o uso indevido dos chats no website do NaNo. No programa para jovens escritores, surgiram queixas que se prendem com o uso indevidos desses chats, para redireccionar menores de idade para outros locais virtuais, em que o objectivo é algum tipo de exploração abusiva.

Sim, há sempre tentativas de cenas esquisitas nas redes sociais e afins. Os chats são muito propícios para estas coisas. A parte que me chocou foi o alegado envolvimento das pessoas que fundaram, e eram impulsionadores do próprio NaNoWriMo.

Podem ler mais sobre isto neste artigo aqui… e subsequentes hiperligações, se estiverem interessados.

A segunda parte, que não produziu menos choque, foram as reacções aos pedidos de ajuda por parte dos utilizadores dos ditos chats.

Há semanas que se levantam temas e a inacção tem sido a acção tomada. Ou, em alternativa, o apagar das denúncias e bloquear temporário dos utilizadores que denunciam as situações. No entanto, os alegados infractores continuam por aí.

A 18.11.2023, no Instagram (podem ver o post aqui…) vi a primeira comunicação oficial do NaNo sobre isto. A comunicação do problema? Assuntos variados. A solução? Encerrar, pelo que se supõe ser temporariamente, o acesso aos chats.

Claro que, os Discords da vida estão cheios dos grupos de jovens (e não tão jovens, como é o meu caso) que se registaram no NaNoWriMo.

Falam, também, em especulação e sensacionalismo.

Até esta data, apenas se liam os testemunhos daqueles que identificaram os problemas.

É algo assim tão grave?, perguntam vocês.

Uma parte disto, talvez não seja. Afinal, pelo que li, não podemos controlar os utilizadores, quando todos eles são menores de idade, a escreverem besteiras online (podíamos, como pais, adultos, responsáveis, tê-los formado melhor… esta parte nunca deixará de ser verdade).

Por outro lado, há uma suspeição de moderadores envolvidos em tráfego ilícito para outros destinos online, de cariz sexual. E, sim, podem ter apagado as provas visíveis, mas se envolverem as autoridades, é tudo recuperável.

Sim, eu sei que era suposto a pausa de domingo ser calma e agradável, mas este tema incomodou-me muito. E, tendo em conta que está a decorrer o dito desafio literário, e que tenho contacto com o site todos os dias, e que faço a minha parte em publicitar o mesmo… há mais de dez anos! gostava de compreender melhor o que se passa.

E, quando envolve crianças…

O respeito pelas crianças deve ser absoluto, imediato e sem condições. E, um programa dedicado à juventude deve ter moderadores/fundadores/criadores responsáveis, e que havendo verdade nas alegações, estes sejam responsabilizados.

Sim, as pessoas sempre foram objectos, moeda de troca, valor intrínseco nos negócios ilícitos (e imorais) por esse mundo fora. E, as crianças são as mais vulneráveis. Nada disto é justificativo ou que signifique que deixemos que aconteça. Gostava de ver este assunto esclarecido, doa a quem doer.

Estarei atenta aos próximos desenvolvimentos, e em constante luta interna, sobre se estarei registada num sítio que vai contra todos os meus princípios como pessoa.

Mais uma vez, peço desculpa por trazer um tema difícil para este blog na pausa de Domingo.

E, não. Não tenho nenhum vislumbre positivo para encerrar este artigo… apenas gostava que aprendêssemos a salvaguardar as nossas crianças, para que mais tarde, elas possam fazer escolhas melhores.

Desejo-vos uma excelente [pausa de domingo]

Obrigada e Até Breve!

subscreve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.