Acreditei que, em 2022, o mês de Julho iria ser mês para escrever. Claro que falhei o alvo por quilómetros de distância!
Ao invés disso, Julho e Agosto foram meses de Leitura.
Mais uma vez, relembro que um bom livro salva-nos de quase tudo. Ou, pelo menos, alivia-nos do peso de algumas coisas.
É uma óptima, e constante, companhia para quando estamos em recuperação de algo (aplicável aqui à vossa anfitriã). E, abre horizontes, e providencia inspiração, como poucas coisas conseguem fazer quando estamos limitados em espaço ou possibilidade de acção.
Sentia-me um pouco desmotivada com os livros que tinha para ler… ou que, por algum motivo, se encontravam a meio. Assim, resolvi o impasse com: Livros Novos.
O Clube de Leitura Encontros Literários ‘O Prazer da Escrita’ de Analita Alves dos Santos, ajudou a voltar ao ritmo de procurar leituras imprevistas, mas desejadas. Mas, sobre isto podem ler mais aqui…
Mas, outros livros houveram que me ajudaram a sair da *reading slump* também conhecida como *sentir-me desmotivada para ler*.
Aqui fica a lista dos livros que me ajudaram a sair deste estado de desmotivação, assim como, o que penso sobre eles:
“O Som e a Fúria” de William Faulkner
Esta foi a primeira leitura para o Clube de Leitura. Um clássico da literatura que se mostrou interessante e complexo.
A história de uma família do Mississipi, contada através das experiências de quatro personagens, cada uma com uma voz específica e caracterizadora da vivência familiar no geral.
Uma história que toca temas pesados, e que deixa muito por interpretar nas entrelinhas, à qual não fui capaz de atribuir mais do que 3 estrelas. Mas, podem ler a opinião completa neste artigo aqui…
“Moby Dick” de Herman Melville
Não fazem ideia há quanto tempo tenho esta cópia, ali na lista dos “livros para ler a seguir”, e nunca pareço ter a coragem para começar.
Desta vez, tive coragem para começar… só não tive a determinação para terminar dentro do mês de Agosto (era a leitura do mês). Este é um clássico cuja história conheço através das várias iterações cinematográficas, pelo que fui apanhada um pouco na expectativa de ser servida de uma coisa quando, afinal, me entregaram outra.
A história de uma caça à baleia por alguém que não parece lá muito certo das ideias. Ou, será, alguém numa luta contra o mar? Ou qualquer outra coisa que não parece lá muito imediata na sinopse desta obra.
Prometo-me que volto a “Moby Dick”, após reformular expectativas.
“First Grave on the Right” de Darynda Jones
Ahhh! Um livro que me assombra há uns anos… salvo-seja! Pelo menos, há anos que sei da sua existência, sem me ter predisposto a lê-lo.
Esta é uma leitura dentro de um (um?!) género literário que muito me apraz: romance paranormal. E, serve de muito conforto… só para avisar.
Uma história em que acompanhamos a Grim Reaper, no seu trabalho oficial e no oficioso. Original, com piada e intenso em suficiência, têm proporcionado umas horas agradáveis de leitura. Mas, podem ler a opinião completa aqui…
“Second Grave on the Left” de Darynda Jones
O segundo livro da série ‘Charley Davidson’, não me desapontou.
A continuação da história principal mistura-se com os casos de investigação que esta detective privada é contratada para resolver.
“Third Grave Dead Ahead” de Darynda Jones
A terceira história desta série que continua a surpreender e a acrescentar pequenas peças no puzzle.
Ultrapassada a surpresa da premissa inicial, continuei fixada nesta história que apresenta mais dificuldades, e uma míriade emocional diferente do expectável.
“Fourth Grave Beneath My Feet” de Darynda Jones
Quarto volume e… as surpresas continuam e o interesse também. O futuro de Charley é cada vez mais indistinto no meio de todos os pormenores que se vão amontoando de forma insuspeita.
Comecei o 5º volume e estou na 186 de 338 páginas.
“Persuasion” de Jane Austen
Não é surpresa mas… adoro as obras de Jane Austen. Adoro!
Esta história tocou-me de formas inesperadas, e tem subido na minha classificação das obras de Austen, ocupando o lugar de favorita… mas, não a solo.
Tenho escrito vários artigos sobre as obras de Jane Austen e sobre variados temas dentro deste Grande Tema que foi a vida e obra desta autora. Podem ler a minha opinião completa sobre “Persuasão” aqui…
“Persuasão” foi uma companhia inestimável este verão.
“Pride and Prejudice” de Jane Austen
Como preciso de um audiobook sempre à mão e, após devorar “Persuasão” antes do final do mês (e do desafio literário para o qual estava a ler, sobre o qual podem ler mais aqui…), decidi continuar no Universo Austen.
Sim. Leitura de conforto puro. Adoro!
Será possível que não escrevi nenhuma opinião sobre este livro?!?! Parece que assim é. Algo a remediar, parece-me.
“Beren e Lúthien” de J.R.R. Tolkien
Há muito que queria conhecer a história de Beren e Lúthien.
Este livro proporciona outras histórias, e uma edição curada por Christopher Tolkien, que nos traz explicações detalhadas de uma compreensão, só possível por alguém, com profundo conhecimento do homem e do escolástico que era Tolkien.
Vou na página 108 de 275 e pretendo degustar cada uma delas.
E, por fim…
“Sense and Sensibility” de Jane Austen
Podia dizer que esta leitura não estava aqui, neste artigo. Mas, a verdade é que comecei este livro a 26 de Agosto, logo, ainda faz parte dos meses abrangidos por este artigo.
Há muito que lhe estava a dever uma segunda leitura. Continuo maravilhada com esta história. Continuo a desejar ser mais parecida com a Eleanor e menos com a Marianne. Continuo a atribuir as 5 estrelas.
Assim…
Oito livros terminados e dois por terminar. Parece-me bem!
Estou muito satisfeita com as minhas leituras deste verão e com o que elas me trouxeram.
Continuo sem a sensação que escolhi leituras baseadas na estação do ano. Talvez devesse. Talvez não. Enfim… não podem contar comigo para alinhar em todas as modas, apenas nas que me dizem qualquer coisa de importante. Só porque parece que a moda ditaria que assim fosse, não significa que deva ser. E, nisto, acredito com fé.
Sinto que escolhi leituras que me acrescentaram valor, que me retiraram da falta de motivação para perseverar, que me divertiram e espantaram, que me emocionaram, que me confortaram e que vão ficar comigo por muito tempo.
E por aí? Já leram algum destes? Quais? O que acharam?
E as vossas leituras de verão? O que aconselham?
Obrigada e Até Breve!
***
Referências:
- Goodreads
- Clube de Leitura «Encontros Literários O Prazer da Escrita»
- Livro “O Som e a Fúria” William Faulkner
- Livro “Moby Dick” de Herman Melville
- Livro “First Grave on the Right” de Darynda Jones
- Livro”Second Grave on the Left” de Darynda Jones
- Livro “Third Grave Dead Ahead” de Darynda Jones
- Livro”Fourth Grave Beneath My Feet” de Darynda Jones
- Livro “Persuasion” de Jane Austen
- Livro “Pride and Prejudice” de Jane Austen
- Livro “Beren e Lúthien” de J.R.R. Tolkien
- Livro “Sense and Sensibility” de Jane Austen