Ser Resiliente é ter Mentalidade de Crescimento

growth

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

Este é o momento de rever a execução do Desafio Criativo de 2023, ao qual chamei:

Características da Resiliência

Se não sabem do que falo, convido-vos a ler o artigo Exercícios Criativos: Carma em 2022 e Resiliência em 2023, onde encontram tudo sobre esta decisão.

Em traços largos, este é o desafio a que me propus no domínio da Pesquisa Direccionada e Aprendizagem Focada. Ao longo de cada mês de 2023 vou concentrar (uma parte d)a pesquisa no aprofundar de um tema.

Este ano, o tema escolhido é a Resiliência, que subdividi em 12 Características, uma para investigar a cada mês .

Em Janeiro o tema é:

growth mindset

E, comecei por colocar algumas perguntas:

  • O que é a mentalidade de crescimento?
  • O que significa crescer no contexto da resiliência?
  • Onde posso procurar referências neste tema?
  • Em que contexto me cruzei com este conceito?
  • Que áreas do saber costumam focar-se no seu estudo?

E, partilhei uma citação que me pôs a pensar:

einstein

A Mentalidade de Crescimento significa predisposição para aprender, e integrar na nossa vida, aquelas coisas (conhecimentos, hábitos, práticas…) que nos acrescentam de forma positiva.

No espírito de olhar para as práticas que tenho, neste momento, e identificar as que servem este propósito, não posso deixar de mencionar as seguintes:

Journal

Manter um bullet journal é uma prática que nasceu da necessidade de encontrar a minha Mentalidade de Crescimento.

Manter um Journal não é para mim algo novo. Há anos que o faço. Mas, sinto que é importante apontar os benefícios desta prática para continuar a cultivar este Crescimento Pessoal.

Primeiro, serve como um guia para o que quero/preciso fazer nas semanas que se aproximam. Segundo, serve para contabilizar o que fiz/criei/cresci nas semanas que passaram. Terceiro, é um motivador potente para explorar outros desafios e para enfrentar aqueles de que desisto.

Porque uma Mentalidade de Crescimento significa captar o que nos ajudou a Crescer, a expandir os nossos conhecimentos, e a ver as coisas que nos rodeiam com maior clareza.

Como diz aquela citação…

começar de novo

Porque a resposta nem sempre reside em permanecer com o problema durante uma quantidade infindável de tempo. Por vezes, a resposta pode estar em permitir-nos começar de novo. Crescer para poder lidar com uma realidade maior.

Uma Mentalidade de Crescimento significa tomar decisões por nós próprios, e reunir informação é a melhor forma de tomar uma decisão informada.

Desafios Criativos

Explorar diversos Desafios Criativos são formas de me entregar a esta possibilidade de Crescimento. Esta receptividade a novas práticas, e conhecimentos, acrescentam-me e ajudam-me a mudar, preferencialmente, para versões mais positivas de mim mesma.

Abraçar actividades que me colocam constrangimentos, como desafios para os quais tenho recursos limitados, empurram-me a ser mais criativa com aquilo que disponho e que desejo fazer.

É um pouco como fazer um desenho e só poder usar canetas de 3 cores. Ou, estipular escrever durante uma hora todos os dias e abdicar de uma hora a ver tv. Ou, estipular um mínimo de leituras por mês, quando o orçamento mensal ficou, de súbito, reduzido a zero.

Cada uma destas tem, em si mesma, um busílis acrescido e são, por isso, uma parte importante desta Mentalidade de Crescimento.

Mas, a Mentalidade de Crescimento também é feita de abertura a pesquisa, aprendizagem e conhecimentos formais.

Neste domínio, quero falar nas seguintes:

Ler informação relevante

Os conhecimentos que procuramos estão no livro que alguém escreveu, no artigo que alguém investigou e publicou, no ensaio que alguém articulou com a informação compilada, na enciclopédia que temos ao dispôr…

Recolher, apontar, relacionar, reescrever, religar, recriar a informação faz parte deste processo de aprendizagem que alimenta uma Mentalidade de Crescimento.

Alargar as nossas Fontes

Se há algo que se multiplica por aí são as fontes às quais podemos recorrer.

Antigamente, contávamos com bibliotecas. Depois veio a Internet. Temos pessoas, especialistas e eventos organizados, presenciais ou online. Livros ou revistas, enciclopédias e dicionários, fornecedores de material diverso e multicultural. Dependendo da necessidade que temos em fazer uma certa pesquisa, encontramos à nossa disposição uma variedade de meios impressionante. É identificar e utilizar como pudermos.

Noutros domínios, a acesso a uma quantidade maior de experiências, de fontes, permite-nos crescer de formas inesperadas. Tudo aquilo a que nos expomos, muda-nos de formas fundamentais. Maior quantidade e diversidade de experiências, maior o crescimento pessoal… para o bem e para o mal.

A Ligação entre Empower e Resiliência

No Universo do Desafio que é a escolha e vivência da minha Palavra Anual… definindo Empower como a necessidade de “desenvolvimento de capacidades pessoais e de realização pessoal”, a Mentalidade de Crescimento parece enquadrar-se na perfeição.

Empower no sentido de promover a auto-actualização, deter o conhecimento, a confiança, os meios ou a habilidade para fazer algo ou tomar decisões por nós mesmos, é Crescer.

E, se pensar em Self-Empowerment, que inclui desenvolver uma atitude positiva, estipular objectivos razoáveis, rodear-nos de pessoas positivas, praticar auto-cuidados, conversar connosco próprios de forma positiva, ser assertivo e dar uso às listas de acções que vamos criando, então a Mentalidade de Crescimento, e os seus contributos para sermos mais Resilientes perante as dificuldades da vida, estão inegavelmente relacionadas.

Relacionando tudo isto com a minha realidade actual (afinal, a pesquisa serve uma dupla função: aprender para escrever melhor e aprender para tornar a própria vida melhor), posso resumi-lo nesta citação aqui:

show up

Não posso controlar o que me rodeia, ou o que me foi “dado”. Posso controlar o que sou e quem quero ser, e o quanto me esforço para o ser.

E, venha de lá o tema de Fevereiro…

Fevereiro é mês de explorar o:

optimismo

Continuo a estender o o convite para explorarem estes temas comigo.

Condições de Participação:

  • Vontade de participar
  • Deixar um comentário neste artigo com o sítio onde vos podemos encontrar online (website, blog, página de Facebook, perfil de Instagram, quadro de Pinterest…)
  • Usem a #desafioresiliência quando partilharem os vossos desafios online
  • Participam e interagem aqui no blog quanto desejarem

Volto a partilhar uma citação:

positivo

e sigo daqui…

Dou-vos as Boas-Vindas a este Desafio Criativo para 2023.

Espero que me façam companhia, e que este exercício ajude a reforçar os laços desta comunidade, e a manter projectos pessoais que estimulem a criatividade.

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.