Reorganizar os Desafios para 2023

desafios criativos

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

Como a época é propícia a definir objectivos, dar início a projectos novos, ponderar e reorganizar recursos, acho que faz sentido olhar um pouco para trás, para poder ter uma ideia mais concreto do futuro.

Assim, quero partilhar convosco algumas conclusões que retirei dos desafios criativos em que participei.

Quero, também, passar a ideia de que cada acção que empreendemos tem um, ou vários resultados e que é da nossa inteira responsabilidade transformá-los no melhor possível.

#Desafio ‘Palavra Anual’

Começo o ano com a noção de que quero uma Palavra Anual que sirva de orientação aos longo dos doze meses que se aproximam.

Tenho partilhado convosco o percurso ao longo deste Desafio Criativo, em alguns artigos como este: Como escolher a Palavra Anual? onde escrevi sobre como escolho a minha Palavra Anual e o percurso deste desafio ao longo dos anos.

2023 será o ano de Empower, que tem uma tradução difícil para Português, como podem ler um pouco mais sobre o artigo: Exercícios Criativos: Carma em 2022 e Resiliência em 2023 onde dei a conhecer um pouco desta escolha.

empower

Este ano, sinto que preciso de “desenvolvimento de capacidades pessoais e de realização pessoal”, como se afirma na tradução.

Ao mesmo tempo, esta palavra não surgiu sozinha. Ela veio acompanhada por Empowerment e Self-Empowerment, que significa fazer o mesmo pelos outros ao meu redor. Esta é uma tarefa difícil, mas cá estou eu, a dar o meu melhor.

#Desafio ‘Goodreads Reading Challenge’

Participo neste desafio desde 2011 e, para terem uma ideia, este é o segundo atalho mais utilizado no meu computador (o primeiro sendo o blog.sarafarinha.com).

Os primeiros anos foram de teste, no sentido de que eu não fazia ideia de quantos lia por ano, por isso não tinha bases para formular um objectivo SMART sobre isto. E, nos três primeiros anos de vida da minha filha, os objectivos eram baixíssimos e mesmo assim, falhei em completá-los.

goodreads reading challenge

No meu décimo segundo ano de participação fixei 60 livros como objectivo de leitura para 2023. E, estou a definir um novo objectivo sobre o qual ainda não quero fornecer pormenores mas, descansem que irei partilhá-lo convosco ainda esta semana.

# Desafio ‘As 12 Leis do Carma’

Em 2022, dei início a um desafio que se prendia mais com pesquisa direccionada e a subsequente criação de uma obra criativa relacionada. Podem ler o início deste desafio no artigo Desafio-te e desafio-me!

Os temas a investigar estavam relacionados com as 12 leis do Carma, que fui partilhando ao longo do ano. Gostei tanto desta forma de inovar nos processos de pesquisa que em 2023 volto a fazer o mesmo.

exercício resiliência 2023

Assim, pretendo investigar as (12) características da Resiliência e Janeiro é tempo de Mentalidade de Crescimento.

# Desafio WriterFriendsChallenge

No artigo Verão é tempo de abrandar… com desafios criativos, falei-vos de vários desafios nos quais participei. Um deles foi, e é, o Writer Friends Challenge no Instagram.

O propósito deste desafio é partilhar conteúdos no Instagram, relacionados com a nossa escrita e conectar-mo-nos com outros escritores como nós.

Tenho participado de uma forma mais ou menos regular e aprecio o facto de me proporcionarem temas que não me ocorreriam de outra forma. Também vejo grande valor nos contactos que faço com outros escritores como eu.

Em Janeiro de 2023 continuo a participar no #WriterFriendsChallenge no Instagram (link para o meu perfil).

writerfriendschallenge
Foto mais recente para este desafio no meu perfil

# Desafios August Break & December Reflections

Ambos desafios promovidos por Susannah Conway no Instagram nos quais costumo participar.

Adoro tirar fotografias e criar conteúdos com aquilo que fotografo. Em simultâneo, gosto de ir reflectindo sobre temas mais ou menos aleatórios, pelo que estes desafios proporcionam ambas as actividades.

# Desafio Camp NaNoWriMo

Em Julho de 2022 decidi participar no meu primeiro Camp NaNo. Podem ler tudo sobre a minha loucura no artigo Quem participa no Camp NaNoWriMo de Julho? e porque foi um enorme falhanço em Resultados do meu primeiro Camp NaNo.

# Desafio NaNoWriMo

Em Novembro chega o afamado NaNoWriMo.

Volto a partilhar convosco o que foi o artigo (e vídeo) celebratório do atingir das 50 000 palavras escritas neste desafio em Celebro as 50 000 palavras escritas em Novembro… mas, não acabou.

the shapeshifters

Participar no NaNoWriMo é sempre um desafio intenso. E, em 2022 não ficou aquém dessa espectativa. Entretanto, encontro-me a organizar os meus projectos no sentido de voltar a participar em 2023, mas veremos como corre.

E, assim foram os Desafios de 2022 e aquilo que espero de 2023.

Guardo espaço suficiente para mudar os planos e introduzir outros desafios que me pareçam interessantes, enquanto espero ser capaz de cumprir tudo aqui a que me propus.

E convosco? Já definiram em que desafios pretendem participar em 2023? Descobriram algum novo que seja interessante? Ou decidiram abandonar algum que não tenha funcionado convosco? Partilhem connosco nos comentários deste artigo.

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.