Quem participa no Camp NaNoWriMo de Julho?

Camp NaNoWriMo Julho

Talvez eu esteja um pouco fora da realidade. Faz sentido!

Mas, a vida é o que é e, se ficasse à espera das condições ideais para embarcar num dos meus projectos, ainda estaria a aguardar a perfeição para começar o primeiro.

Assim, comunico que…

vou experimentar, pela primeira vez, o Camp NaNoWriMo.

Sim, pela primeira vez.

camp nano
O lembrete devia estar à minha frente, não?!? lol

Isto, porque acho que nunca tinha observado bem o que se pretendia com este desafio… coisa que, finalmente, fiz.

Porque decidi participar?

Porque, preciso da motivação para fazer as revisões necessárias no projecto ‘Os Metamorfos’.

Estive/estou em pausa porque, confesso, sei o que preciso fazer, mas estou um pouco sem coragem para me dedicar ao que sei que falta nesta história. E, tenho fé que o prazo do Camp NaNo pode ajudar.

Tendo em consideração (mas, muito pouca) que tenho uma, mais ou menos simples (e dolorosa, segundo consta) , cirurgia marcada para esta semana…

Que as férias estão à porta…

Que a miúda está com grande probabilidade de apanhar varicela pelo que, estou à espera das erupções cutâneas que anunciam que, por fim, as borbulhas (no meu tempo chamavam-lhes bexigas malucas!!) a apanharam…

Cometo a loucura de acreditar que consigo cumprir o objectivo de 50 000 palavras em Julho.

Ou, então, só preciso de algo para me manter focada no objectivo!!!! Porque estou fartinha dos covids da vida! Viram o novo vlog no VLook? Podem ver aqui…

Mas, vamos por partes…

O que é o NaNoWriMo?

Se ainda não me ouviram falar, leram ou viram fotos deste desafio, o NaNoWriMo é um movimento mundial, uma iniciativa para que todos os seus participantes escrevam 50 000 palavras durante o mês de Novembro.

Todos os anos, em Novembro, o mundo pára… pelo menos, o mundo daqueles que escrevem… para participar no maior desafio de escrita organizado de forma independente, participação livre e mais conhecido deste lado do planeta.

As regras deste desafio são claras: escrever 50 000 palavras, pelo menos, durante o mês de Novembro, de dia 1 a 30, num ou vários projectos escritos, de género literário (ou não literário) à nossa escolha.

Podem ler mais, sobre as vezes que decidi participar, e os resultados aqui…

O que é o Camp NaNoWriMo?

O Camp NaNoWriMo é um evento que acontece duas vezes por ano, em Abril e em Julho, em que podemos escolher o objectivo de escrita que desejamos ver concretizado, e trabalhar nele.

Para participar, basta registar o projecto no website, à semelhança do NaNoWriMo organizado em Novembro, e definir o que desejamos concretizar.

Apesar do site não permitir que se contabilizem objectivos que não sejam a contagem de palavras, há formas oficiais de converter o nosso trabalho nesta métrica, como podem ver nesta imagem…

word count

Como sou louca, escolhi um objectivo de 50 000 palavras… quase um manuscrito inteiro para integrar nas 79 341 que esta história já possui.

Porque 50 000 palavras?

Porque tenho consciência que, a história necessita de ter outras personagens a ganhar um relevo maior. Ou seja, elas existem, e são relevantes na história e, no entanto, eu não consegui expô-las da melhor forma que vise servir este projecto.

Portanto, preciso construir/demonstrar o que imaginei com estas outras personagens, aprimorar os sub-enredos e, mesmo, considero reescrever esta história.

Percebem o meu tema?

E os motivos pelos quais não não comecei, de imediato, a trabalhar nesta etapa? Porque estou a evitar esta revisão/reconstrução massiva.

Confio que 50 000 palavras devem chegar para demonstrar melhor o que me falta nesta história… para, depois, desatar a reescrever e, por fim, cortar sem dó nem piedade.

E, depois, talvez fique pronta para uma revisão completa, de uma ponta à outra.

escrever
Escrever sempre ajuda!

Não sei porquê mas, há projectos que nascem assim, confusos, que se arrastam durante anos, que se mostram e se escondem logo a seguir, fazendo com que os persigamos por aí… ou, desistamos deles por completo.

Esta segunda opção é mais frequente acontecer… a natureza humana não é lá muito inclinada para se dedicar, por completo, a projectos de magnitude impossível e pouco, ou nenhum, retorno em recompensa, que não aquela que o próprio esforço pessoal lhe proporciona.

Somos todos assim. Mas, há coisas que não podemos esquecer, ou abandonar, ou parar de lutar por elas, mesmo se em privado.

Acho que ‘Os Metamorfos’ vão entrar nesta categoria.

Como mencionei a princípio, talvez eu esteja um pouco fora da realidade. Dá-se muito crédito à realidade e pouco à capacidade de reconstruir a nossa realidade.

Mas, tenciono fazer jus ao que é o meu costume, apareço para construir as minhas histórias, projectos, desafios e o que mais sentir que faz parte desta viagem criativa.

Cá estarei para o Camp NaNoWriMo. Com mais, ou menos, dores. Com mais, ou menos, resultados. Com o que for preciso.

Quem me acompanha?

Sejamos buddies no website do NaNoWriMo (user: sara-farinha)

E, não se esqueçam de dizer ‘Olá!’ numa das plataformas sociais.

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.