Exercícios Criativos: Carma em 2022 e Resiliência em 2023

resiliência em 2023

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

Este ano decidi repetir a experiência de organizar um Desafio Criativo Anual.

O Desafio consiste em recolher, de forma sistematizada, a informação que constitui parte da pesquisa que uso para construir os meus escritos ficção ou não ficção.

O Desafio consiste em Pesquisa Direccionada e Aprendizagem Focada.

A ideia que fundamenta estes desafios assenta em construir uma base de conhecimentos, sobre um tema específico, de forma sistemática e evolutiva. Isto significa, não ter pressas para atingir um resultado, apenas aproveitando as iterações que vão sendo feitas ao tema de forma construtiva e cumulativa.

Escritores pesquisam. Este é ponto assente.

Mas, nem sempre somos os pesquisadores mais eficazes ou criativos. Por vezes, desperdiçamos muito tempo perdidos na vontade de saber mais sobre um tema, mas sem um esforço claro e directo para aquilo que nos ajuda a criar. Direccionar a minha pesquisa para temas que me interessam, e sobre os quais gostaria de aprender mais, é um puro exercício de força de vontade.

Porquê?

Porque nem sempre temos tempo para fazer uma pesquisa aprofundada de uma só vez, e num só esforço.

Porque perdemos a direcção que pretendíamos manter, quando a pesquisa começa a alargar-se através do tempo, e sem guias orientadoras específicas.

Porque mantemos a pesquisa de uma forma lata, e perdemo-nos nos seus meandros, sem construir uma real base de conhecimento.

Exercício Criativo de 2022 ‘As 12 Leis do Carma’

12 leis do carma

Em 2022 descobri que ter um tema específico, sobre o qual pesquisar e aprender em cada mês do ano, era uma estratégia interessante e produtiva. Mais uma vantagem de participar em Desafios Criativos, como costumo mencionar sempre que posso.

Por hábito, a pesquisa era/é feita quando tenho um projecto específico no qual estou a trabalhar e, a restante, acontece por acaso, quando me cruzo com certos temas que me despertam curiosidade. Estes sítios onde vou, assim do tipo de me deixar cair dentro da toca do coelho, até um País das Maravilhas-ou-Não qualquer.

Este exercício em 2022, trouxe-me a oportunidade de pesquisar de forma diferente, pelo que quero repetir em 2023. Assim, no ano passado, escolhi um tema que corresponde ao tipo de material que uso para escrever diferentes conteúdos.

Em 2022 escolhi o Carma.

As 12 Leis do Carma são, por um lado, uma formulação de orientações de vida baseadas numa relação com o Universo abstracto e místico (no sentido de que a própria existência é um mistério).

the 12 laws

Por outro lado, são fantásticas em suficiência para poderem abranger um outro nível de exploração cognitiva, como extrapolações para outras vivências, temas e/ou personificações passíveis de serem usados na construção de histórias, ou portas de entrada para outras ciências mais, ou menos, científicas.

Ao longo de 2022 construí um (vários) repositório de informação. Contemplei cada um dos temas e escrevi algo sobre ele e as suas conexões com a vida dita normal. Acrescentei mais algumas notas em temas que, de outra forma, não teriam surgido desta maneira, ou surgido de todo.

Em 2022, convidei-vos a participar neste Desafio Criativo. Este ano, volto a fazê-lo.

E o Exercício Criativo de 2023 é…

exercício resiliência 2023

Este ano vou investigar as ‘Características da Resiliência’.

Os motivos para o fazer prendem-se com várias situações. Primeiro, porque sinto um fascínio sobre temas como a produtividade, o trabalho e o acto de criação, e a Resiliência é uma característica essencial em todos estes temas.

Segundo, porque gosto de tentar compreender o comportamento humano e, da mesma forma que reconheço Resiliência nas pessoas, também o seu oposto é reconhecível. Gostava de compreender melhor porquê da sua existência.

Terceiro, porque a Resiliência possibilita o contacto com vários outros temas que a constituem mas que são, em si mesmos, distintos.

Quarto, porque Resiliência é um tema bem próximo da minha Palavra para 2023:

empower

O significado em Português não corresponde ao significado em Inglês, pelo que deixo aqui uma curta explicação, retirada do Flip – Dúvida Linguística:

refere-se ao desenvolvimento das capacidades de um indivíduo, à sua realização pessoal. (…)

Quanto ao verbo inglês to empower (cuja adaptação dá origem ao verbo empoderar), para além dos sentidos de “autorizar” e de “proporcionar”, ele também significa “promover a afirmação ou a influência”, segundo o dicionário inglês Merriam-Webster Online. Novamente, pesquisas em corpora e em motores de busca atestam a utilização de diversas formas do verbo empoderar.” – Flip – Dúvida Linguística

Descobrir aspectos sobre Empower; Empowerment; Self-Empowerment; é, em simultâneo, compreender melhor a Resiliência e as suas características.

À semelhança do Exercício Criativo do ano passado, também a Resiliência é feita de temas. E, tal como em 2022, partilho convosco os temas para este ano, e farei os artigos de check-in no início de cada mês.

Os temas são:

Resiliência

Outro aspecto que será à semelhança do ano passado é o convite que vos estendo para explorarem estes temas comigo.

Condições de Participação:

  • Vontade de participar
  • Deixar um comentário neste artigo com o sítio onde vos podemos encontrar online (website, blog, página de Facebook, perfil de Instagram, quadro de Pinterest…)
  • Usem a #desafioresiliência quando partilharem os vossos desafios online
  • Participam e interagem aqui no blog quanto desejarem

Em que consiste este Desafio Criativo?

  • escolhem o meio onde registam o desafio (um caderno, numa aplicação de Notas, num documento word…)
  • Escolhem os materiais que vão investigar (imagens, livros, páginas web, histórias…)
  • procuram esclarecer melhor o tema e partem daí para onde a curiosidade vos levar
  • Todos os meses partilham connosco uma ideia sobre o tema desse mês, no artigo mensal aqui no blog
  • Podem, ou não, usar o que recolheram para construir um projecto criativo (história, poema, fotografia, vídeo…)

Podem copiar esta imagem (acima), e tê-la convosco ao longo de 2023.

Quando começa?

Agora!

Um tema por mês, para cada mês do ano. Partilho os temas no início de cada mês, com o meu comentário sobre o tema mensal.

Eu estou entusiasmada com este desafio criativo. Não apenas porque o desafio do ano passado foi um sucesso, mas porque me agrada a ideia de ter um objectivo específico para as pesquisas e investigações.

Janeiro começo com o tema:

growth mindset

Esta é a primeira característica da resiliência e começo por colocar perguntas:

  • O que é a mentalidade de crescimento?
  • O que significa crescer no contexto da resiliência?
  • Onde posso procurar referências neste tema?
  • Em que contexto me cruzei com este conceito?
  • Que áreas do saber costumam focar-se no seu estudo?

Começo por partilhar uma citação:

einstein

E, parto daqui…

Dou-vos as Boas-Vindas a este Desafio Criativo para 2023.

Espero que me façam companhia, e que este exercício ajude a reforçar os laços desta comunidade, e a manter projectos pessoais que estimulem a criatividade.

Obrigada e Até Breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.