Final de Ano, um presente e ponderação essencial

final de ano

Olá a todos. Sejam bem-vindos a este [Diário de Bordo].

 este artigo contém: um presente para ti, chamado 'Compêndio Criativo 2024'; a Palavra Anual; o Natal e as festas de fim de ano; ideias sobre bullet journal 

Esta semana é tempo de Festas… o dia de Natal passou e, agora, aproxima-se a celebração do Final do Ano.

2023 foi um bom ano. Cheio de altos e baixos, com bons momentos e outros de aprendizagem pura (e dura).  Este foi, também, o ano em que a palavra “Empower” dominou os acontecimentos do ano.

Se acompanham este blog há uns tempos, sabem que costumo escolher uma Palavra Anual que serve de guia, e de objectivo, ao longo do ano. Estas Palavras Anuais têm sido um verdadeiro mapa de viagem e, tendem a prever/precaver certos acontecimentos bem reais. Nunca esquecerei que escolhi ‘Coragem’ no ano da pandemia!

Mas, sobre isto, podem ler mais no artigo Como escolher a Palavra Anual?

Assim, 2023 foi o ano de Empower, que tem uma tradução difícil para Português, como podem ler um pouco mais sobre o artigo: Exercícios Criativos: Carma em 2022 e Resiliência em 2023 onde dei a conhecer um pouco desta escolha.

E, no meu Notion, na página dedicada a este desafio, apontei:

empower

Empower myself

Empower others

… to live this life creatively

… to write

… inspire others to write

Em retrospectiva, encontro múltiplas provas de que cumpri uma boa parte destes objectivos. Olho em frente, e garanto-vos que continuo alinhada com este propósito (empower) e sigo em frente (succeed)… mas, sobre a Palavra Anual de 2024 partilharei mais à frente.

Este é o momento em que, a prática de bujo, e journaling em geral, passam para primeiro plano. Adoro planear, colorir, criar, escrever, escolher e separar, tudo aquilo que foi, é e será. A prática do bullet journal (bujo) ganha, assim, uma preponderância nestes meus dias (semanas, porque gosto mesmo de fazer tudo devagar) de final de ano.

Ponderar…

ponderar na infopedia

… é uma palavra interessante e um acto essencial a qualquer vivência. É apenas considerando o que sabemos, reflectindo, avaliando de forma minuciosa e ponderada, que conseguimos vislumbrar alguma espécie de Caminho, neste mundo sem ordem ou controlo.

O que se concretiza pode, ou não, depender de nós. Mas, qualquer esforço para atingir um objectivo, exige uma medida de ponderação e a acção subsequente.

Assim, estabeleço este período de notas, apontamentos e contemplação. Reservo alguns momentos para pensar no que foi, no que é, e no que quero que seja. Convido-vos a fazer o mesmo. Afinal, a vida criativa exige algum planeamento e bastante execução.

E, como precisamos de orientação para o planeamento e execução, este ano disponibilizei um workbook destinado a ajudar-vos a encontrar o vosso rumo face a este novo ano que se aproxima.

Em 2023 disponibilizei o meu primeiro Creative Workbook através do blog writer.sarafarinha.com (podem ler esse artigo aqui…).

Em 2024, e até dia 29 de Fevereiro de 2024, podem fazer o download gratuito do Compêndio Criativo 2024

Aqui encontram as ferramentas necessárias para colocarem os vossos projectos em papel e, daí, seguirem para acção coordenada. Podem fazer o download, seguro e grátis, em: https://link.sarafarinha.com/compendiocriativo2024

No Compêndio Criativo 2024 encontram espaço para:

  • Objectivos SMART
  • Desafios Criativos Mensais
  • um Guia para a Prática da Palavra Anual
  • um Calendário para 2024
  • um Calendário para Conteúdos Criativos, com espaço para Ideias, Tópicos e Pontos-Chave
  • Ferramentas para a Mente, onde recolher todos os meios de inspiração
  • Ideias e Aprendizagens
  • Eventos Anuais
  • Uma Matriz de Prioridades
  • Notas e Ideias para 2024

Este pretende ser um espaço onde tu colocas o que é mais importante para ti e podes reproduzir cada página quantas vezes quiseres para cada mês de 2024.

Este Compêndio Criativo 2024 só estará disponível para download, a partir de hoje até ao último dia de Fevereiro de 2024.

Desejo-vos umas excelentes Festas!

Obrigada e Até Breve!

subscreve

2 comentários em “Final de Ano, um presente e ponderação essencial”

  1. Olá, Sara!
    Tropecei no teu blog por mero acaso, enquanto procurava blogs sobre/de escrita. Adoro escrever, mas faço-o apenas para mim e uma meia dúzia de malta há muitos anos, e resolvi criar um blog. Estou em processo.
    Ao embrenhar-me no teu blog, percebi que era isto de que andava à procura. Gosto da forma como escreves, o que escreves e o que aqui deixas como ajuda/incentivo para qualquer que ache que tens coisas a dizer.
    Desejar-te, a ti e a quem subscreve o blog, um 2024 com objetivos concretizados.
    Até breve!

    1. Olá, Ana. Obrigada pelas tuas palavras. E, gosto muito de saber que cumpro o objectivo de inspirar quem lê este espacinho virtual. Desejo-te muitos sucessos para o teu blog, e para os teus escritos, e que 2024 traga tudo o que desejas.

      Obrigada e Até Breve!

      Bom Ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.