A força dos hábitos positivos

força dos hábitos positivos

Olá a todos! Sejam bem-vindos a esta [pausa de domingo].

Por aqui, parece que a Primavera chegou. O Sol ainda está meio envergonhado mas espreita amiúde, e uma temperatura mais amena resulta nuns dias mais animados. Pelo menos, é o que tenho sentido por aqui.

Não sei se comentei convosco, mas tenho andado meio irregular com a dieta cetogénica, mas cada vez que volto a esta dieta e corto os açúcares e hidratos da dieta dita normal, uma das sensações que tenho são os humores a melhorar. Verdade! Desde o primeiro dia, isto foi algo que senti de imediato e continua a repetir-se cada vez que regresso.

O que também se repete é que assim que resvalo para alguns dias de alimentos proibidos, regressa a falta de energia, os humores esquisitos, as sensações de inchaço e dores parasitas pelo corpo todo.

Sabendo que os bons hábitos motivam-nos em todas as áreas das nossas vidas, quando caio do comboio cetogénico, sinto-me pouco motivada para fazer seja o que for. A começar por sentir imensas dores parasitas que me impedem de viver como deve ser. E, Ibuprofeno só resulta até certo ponto.

Assim, considerem esta [pausa de domingo] como um lembrete para encaixar aqueles hábitos positivos que, já deram evidentes provas, que vos ajudam a sentir melhor.

Atenção, não quero sugerir nada neste sentido. Ou seja, não aconselho dietas ou hábitos específicos a outros. Cada um de nós tem de encontrar aquilo que funciona connosco de forma individual. E, o que funciona para um pode não fazer nada, ou até prejudicar outro.

O que desejo que considerem são aqueles hábitos que sabem que são positivos na vossa experiência pessoal. Porque acredito que, em situações normais, sabemos distinguir o que é saudável e contribui de forma positiva para a vida e as nossas práticas criativas, daquilo que nos prejudica.

Faz mais sentido aproximarmo-nos das nossas rotinas criativas quando nos sentimos interessados no que vamos fazer. É mais fácil do que fazê-lo em circunstâncias positivas do que quando  nos encontramos absortos por maus humores e práticas que não acrescentam nada de bom.

Sei que estou muito longe de uma rotina positiva para mim. Continuo a debater-me com algumas práticas, vontades e ideias. Mas, faz parte.

Como podemos ver naquele livro “Daily Rituals: How Artist’s Work” de Mason Currey (podem ler mais sobre isto no artigo Conhecer as Rotinas Diárias de Criativos Famosos).  Cada pessoa descobriu a sua rotina, e como trabalhava melhor nas suas tarefas, e eram todas diferentes. Cada criativo descobriu os seus hábitos que proporcionavam uma experiência de criação à sua medida.

Assim, convido-vos a pensar um pouco sobre os hábitos positivos, sobre o impacto destes na vossa criatividade, e articular como podiam incorporar apenas uma diferença na vossa rotina e testá-la para resultados positivos.

Desejo-vos uma excelente pausa de domingo.

Obrigada e Até Breve!

***

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.