Criar Conteúdos, Aprender Vídeo e Ser Produtivo

diário de bordo

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

Estou a dever uns artigos de final de mês a este blog. Sei que sim… Mas, têm sido uns dias complicados (os solavancos normais de quem tem crianças pequenas), pelo que, o que aconteceu foi:

adiei a publicação destes textos. [Como se pode ver!]

Estes são pontos de situação sobre os desafios que tenho a decorrer e que podem esperar mais uns dias para ver a luz do dia.

Hoje, fora do dia, e do horário normal de publicação, quero partilhar convoco um pouco do que têm sido as actividades relacionadas com a escrita e a vida criativa.

Criação

Embarquei no YouTube há quase dois anos. No formato vlog, ou seja, comigo a divagar sobre os assuntos literário-criativos, foi há cerca de um ano.

Tem sido uma viagem engraçada, cheia de aprendizagens e frustrações.

Ainda estou muito no início, e sinto que tenho dificuldades que, apenas a experiência, me pode ajudar a lidar com… Por isso, resta-me aparecer, criar, imaginar, filmar, editar e rezar (aos deuses do YouTube, com certeza!)

Esta semana despendi um bom pedaço de tempo a construir um vídeo de apresentação do canal Vlook. Optei por algo mais visual e fluído ao invés de uma apresentação tradicional. Podem vê-lo aqui:

Não estou inteiramente satisfeita com ele, devido às características do áudio. E, por isso, peço desculpa em avanço.

Aprendizagem

Aprender aquilo que não sei, para poder fazer melhor (mas só porque o desconhecimento não costuma impedir-me de tentar fazer na mesma), é algo que é intrinsecamente meu.

Aprender nem sempre é uma coisa boa.

Melhor dizendo, nem sempre vejo a aprendizagem como um acto positivo e motivador. Não! Muitas são as vezes, em que me motivo para aprender sob a ponta de uma folha afiada (porque um corte de papel dói pela vida!).

Porque aprender significa que tenho de declarar que não sei nada. Ou, que não sei tanto como gostaria. Ou, mesmo depois de ir aprender, em qualquer que seja a forma que isto acontece, tenho sempre a hipótese de reter pouco, ou de perceber que a aprendizagem já veio tarde (porque não deixo o desconhecimento impedir-me de testar algo e cometer montanhas de erros de principiante), e não me sentir confortável com o que criei.

Portanto… uma série de pensamentos negativos, que não me faziam falta nenhuma!, mas que existem e que estão sempre aqui.

Não, aprender não é um processo fácil. E, muitas vezes, é o sentimento de assoberbamento que me conduz para a estrada mais mal iluminada deste caminho: A estrada da dúvida.

Esta semana, dediquei-me a aprender um pouco mais sobre Vídeo, nas suas várias facetas. Descobri umas ideias interessantes como: trabalhar a estética, edição, diferentes formatos, audiência, e outras coisas que tais.

O Canal Storyblocks tem uns vídeos interessantes sobre tudo isto. [publicidade gratuita, como é o meu costume].

E, claro que divulguei Webcast Save the Cat! Revises a Novel with Jessica Brody, a acontecer no dia 30, com a intenção de assistir e aprender.

Claro que a vida trocou-me as voltas!

Nesse final de dia, a essa hora, estava nas urgências com a miúda.

Entretanto, descobri que posso assistir a gravação no YouTube, pelo que, tenciono voltar a ele, assim que for possível.

Produtividade

Notion. Claro! [E, mais um pedacinho de publicidade gratuita]

Agilizei o meu sistema produtivo com a integração, não apenas do, Notion mas com a reorganização do meu sistema de Notas (Notes), dos Lembretes [Reminders], do Calendário e de uma sheet para controlar a informação de outra forma.

Ainda estou a testar templates no Notion, mas acredito que cheguei ao ponto onde já uso o que preciso e não adiciono mais nada. [Eu, a relembrar-me do objectivo final! Organizar e Facilitar]

Sejam Bem-vindos a esta Família de Construtores Criativos

É este o Caminho… e, não! Não me refiro à série Mandalorian.

Entre considerações, reavaliações e testes (ah! e frustrações!)…

dou as Boas-Vindas aos que:

me lêem aqui no blog.sarafarinha.com

me lêem em Inglês no writer.sarafarinha.com

me vêem no youtube.com/@vlooksarafarinha

me seguem no instagram.com/saragfarinha/

me seguem no facebook.com/sarafarinhaauthor

Agradeço-vos pelos 16 anos de Gostos, Partilhas, Comentários, Visitas e Boas Energias. E, agradeço por tantas outras coisas…

Já subscreves este blog? É só colocar o email, carregar no botão, e receber todos os artigos na tua Inbox. Recebes também a Newsletter semanal, exclusiva para os Subscritores do blog.

Sê um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

Obrigada e Até Breve!

***

Referências: 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.