Coleccionar é Estimar

jane austen

Olá a todos. Sejam bem-vindos a este blog.

Não sou de coleccionar objectos. Ao longo da minha vida, se posso dizer que reuni uma quantidade de objectos, de forma intencional, foram livros. Mas, nunca me considerei uma coleccionadora de livros.

Vou comprando, lendo e, por vezes, passando-os ao próximo.

Em criança, recebi uma colecção de selos, maioritariamente, portugueses e de países do Ultramar. Esta foi passada do meu avô para o meu pai e, depois, para mim.

Ao longo dos anos, procurei cuidar dela o melhor que podia… e, tendo em conta que me veio parar às mãos dentro de uma caixa de cartão de 40x20cm, todos amontoados, sem qualquer protecção plástica (alguns estavam colados uns aos outros há uns vinte anos), não foi tarefa fácil.

Arranjei os quadradinhos de plástico para proteger os selos, tentei perceber alguma coisa dos nacionais, separei-os por proveniência. Já experimentei uma ou duas formas de os organizar, sem sucesso satisfatório.

E, acima de tudo, pouco fiz para acrescentar à colecção. Nunca procurei selos com intenção de adicionar ao conjunto que tenho. Recebo alguns, de familiares que sabem que eu tenho a colecção comigo. Eles estão, simplesmente, ali na prateleira.

Estimo-os, mais pelo valor sentimental, do pouco que me foi passado de um avô que não conheci, do que por qualquer valor económico que pudessem ter (que não têm).

E, de colecções, é o que tenho.

Mas… e, aqui entra o grande MAS…

Há uns tempos, reparei que gosto bastante de mochos e que, por esta altura, conto já com alguns, ali na prateleira.

Tenho um em vidro, um em madeira, um em barro e, não há muitos meses, fiz um em pasta de modelar… sem esquecer a almofada que pintei com um mocho. Também me ofereceram uns brincos que estimo, e uso, muito.

Mas, ainda não os considero como parte de uma colecção. Ainda…

Há uns anos, li ‘Orgulho e Preconceito’ de Jane Austen. Adorei.

Depois de uma primeira tentativa com ‘Persuasão’, da mesma autora, li o mencionado acima. Depois, fui ler ‘Sensibilidade e Bom Senso’, ‘Abadia de Northanger’, ‘Emma’ e ‘Mansfield Park’.

As cartas de Jane Austen à sua irmã também passaram pelas minhas mãos. Sem esquecer os romances iniciais de Austen e Sanditon, o inacabado.

Depois, decidi ler os meus favoritos em Português, e em Inglês.

Entretanto, comprei a novela gráfica de ‘Orgulho e Preconceito e Zombies’… depois de ter visto os filmes todos, mini-séries da BBC, o filme ‘Becoming Jane’, e mais uma série de filmes temáticos.

E, na semana passada juntei uma outra edição das ‘Cartas de Jane Austen’ na busca por novas missivas, que não constem na primeira colectânea de cartas.

Neste momento, adicionei mais um exemplar de ‘Pride and Prejudice’ à colecção.

É, oficialmente, uma colecção.

Mesmo, após ter afirmado em vídeo, no May I Book Haul? just because they were on sale 😊📚😱📖🤪📚🫣📖, que não era a minha intenção.

Este último exemplar de ‘Pride and Prejudice’, da Worth Press Signature Classics, inclui uma linha temporal da vida de Austen, uma lista de personagens completa, mapas de localizações relevantes na obra e vida da autora, e é uma edição linda!

pride and prejudice
Lindo!

Ando à procura do Funko Pop da Jane Austen a um preço decente. E, gosto de coleccionar imagens que me fazem lembrar as obras, e a época, de Austen. E, de certeza que me esqueci de mais alguma coisa interessante sobre isto…

Ah! diz que a CarolynMarieReads desenhou umas imagens relacionadas (a imagem de Austen já não está disponível).

Pronto! Coleccionar livros de Austen é uma boa actividade para ir fazendo, mantendo e, acima de tudo, estimando.

Não porque desejo açambarcar tralha, mas porque descobri algo que ocupa um lugar muito especial dentro do meu coração.

Agora, vou cuidar do espaço desta pequena Austen-mania.

Desejo-vos uma excelente [pausa de domingo]

Já subscreves este blog?

É só colocar o email, carregar no botão, e receber todos os artigos na tua Inbox. Recebes também a Newsletter semanal, exclusiva para os Subscritores do blog.

Sê um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

Obrigada e Até Breve!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.