Olá a todos. Sejam bem-vindos a esta [Vida Criativa].
∞ este artigo contém: uma citação interessante, uma exposição sobre Banda Desenhada, um desafio para abraçarem uns momentos com uma forma de arte diferente.∞
No momento em que tantos de nós, por este mundo fora, se encontram a preparar, seja qual for o formato desta preparação, para escrever 50 000 palavras durante o próximo mês de Novembro, acho importante relembrar que precisamos fornecer o nosso subconsciente (e o poço criativo) de novidades.
“Encontrares-te num buraco, no fundo de um buraco, em quase absoluta solidão, e descobrir que, apenas Escrever pode salvar-te. Existir sem o mais pequeno assunto para um livro, a mais subtil ideia para um livro, é encontrares-te, uma vez mais, perante um livro. Um vasto vazio. Uma possibilidade de livro. Perante o nada. Perante algo como viver, a escrita nua, como algo terrível, terrível de superar.” — Marguerite Duras
Quando, apenas Escrever pode salvar-nos, a própria ausência de uma ideia para colocar num livro pode ser, em si mesma uma ideia. Um vazio é uma possibilidade. Viver é uma possibilidade. E, neste domínio, tudo conta.
Hoje, com chuva e vento como incentivo, fui pela primeira vez (sim, eu sei! o horror!) ao Festival Internacional de Banda Desenhada: Amadora BD.
Este é o 34º ano em que o Amadora BD se realiza pelo que, decidi alterar as circunstâncias, e ir espreitar o que por lá se passa.
Foi um belo passeio, mesmo com chuva e vento. O espaço, a organização da exposição, os pormenores complementares à mostra da banda desenhada nos seus diferentes estados de criação, e os livros… Oh! Desgraçava-me a comprar livros, num instante… Foi uma experiência interessante, e divertida, que guardarei comigo.
Sim, e têm uma ampla zona de gaming para quem quiser jogar. E, aparentemente, o cosplay é bem vindo.
Na exposição, relembrei “The Great Gatsby”, Agatha Christie, o Super-Homem, a Turma da Mónica e fiquei embeiçada por umas versões ilustradas de “Frankenstein” e “Drácula”.
Deixo-vos a sugestão, para quem possa vir a Lisboa-PT, e à Amadora em particular. A Amadora BD estará a decorrer até dia 29 de Outubro de 2023.
Agora, vou aconchegar-me ali no sofá e apreciar o “Umbigo do Mundo“, volume 1, o símbolo da ida à 34ª Amadora BD.
Recomendo a actividade para o próximo fim-de-semana.
Entretanto, a pausa de uma experiência diferente, mesmo se em artes que pouco ou nada têm a ver com as nossas, ajuda a reunir inspiração para os escritos que desejamos criar.
Obrigada e Até Breve!
Já subscreves este blog?
É só colocar o email, carregar no botão, e receber todos os artigos na tua Inbox. Recebes também a Newsletter semanal, exclusiva para os Subscritores do blog, com todos os recursos úteis para a tua Vida Criativa.