Como arrumar a Biblioteca?

arrumar as estantes

Olá a todos. Sejam bem-vindos a esta [pausa de domingo].

Neste fluxo interminável e sem escolha da vida, existe uma variedade infinita de escolhas. Só uma traz felicidade: amar o que é. — Dorothy Hunt

Na semana passada e, dois anos após de ter depositado todos os livros que possuo nas estantes, sem grande ordem ou razão, decidi arrumá-las.

Estava um caos. Prateleiras com filas duplas de livros. Sem qualquer ordem que sugerisse porque determinado livro estava aqui, ao invés dali. Depositados em grupo, para um vídeo qualquer. À espera de uma razão, e arrumação, que tardava a vir.

Ainda não possuo os 1000 livros que o termo Biblioteca exige… Faltam-me uns duzentos, ou coisa que o valha… e eu não os contei! Será possível?!… mas, não que importe a quantidade de livros que possuo, apenas é relevante para o tipo de esforço físico que arrumar este peso todo envolve. Assim, dividi a tarefa por três meios dias. E, pedi ao Universo muita calma, para não me atirar do escadote abaixo… porque não dava jeito nenhum cair, estando sozinha, e magoar-me a sério.

Durante esta arrumação, que me deu mais gozo do que qualquer outra tarefa doméstica, descobri várias coisas que gostaria de partilhar convosco.

Adoro manusear livros. O objecto em si. Leio muito em e-books, oiço audiobooks mas, não há nada comparável e mexer no objecto físico em si.

E, não. Continuo a não gostar do cheiro dos livros. Em especial, se forem antigos. O aroma a “mofo” enoja-me.

Estou bastante orgulhosa da minha colecção de Woodsworth Classics. Tenho bastantes para ler e alguns já lidos.

A prateleira de Poesia cresceu sem eu dar conta. Ocupam agora prateleira e meia, porque tinha tudo espalhado, mesmo se havia sido dos poucos géneros que sempre separei dos outros.

Agreguei todos os livros sobre Conhecimento Humano numa prateleira específica. Aqui temos filosofia, gestão, biografias, cartas, auto-ajuda, religião… leituras que aprecio, e cuja colecção tenho construído ao longo dos anos.

A minha Jane Austen Collection já ocupa quase meia prateleira. Adoro!

Os romances, fantasia, fantástico, sci-fi, adultos, jovens adultos… ocupam uma das estantes fechadas, bem protegidos do pó, mas expostos num sítio especial.

E, tantos outros, juntos por temas, como os livros sobre a arte da escrita, ou por colecção, como os Harry Potter’s.

Agora, consigo ver todos os livros que tenho, e tudo o que está pronto para ser lido, ou relido.  Andei muito tempo a adiar a tarefa, porque não tinha certezas de como desejava organizar esta biblioteca. E, os diferentes tamanhos das edições que tenho, sempre condicionadas pelo factor preço, são um impedimento para certas arrumações.

Contudo, gosto desta forma que escolhi. Sinto que tem mais a ver comigo. Arrumar por assunto, por temas, por colecções, jogando com os tamanhos dos diferentes livros, numa espécie de Tetris (jogo do qual continuo fã). No artigo Uma semana cheia de histórias partilhei as fotos do antes e do depois.

E, esta é a minha sugestão para esta Pausa de Domingo, pensem:

Há alguma forma de arrumarem o vosso cantinho especial, seja este de livros, materiais, lã, pintura… de uma forma mais orgânica? De uma maneira que tudo o que lá esteja sirva a vossa forma se ser, estar e pensar?

Mais acessível? Elaborado? Temático? Por cor? Em caixas? Com etiquetas? O que sintam que vos serve de forma mais satisfatória.

Partilhem connosco como preferem arrumar os vossos livros.

Desejo-vos uma excelente [pausa de domingo]

Obrigada e Até Breve!

Já subscreves este blog?

É só colocar o email, carregar no botão, e receber todos os artigos na tua Inbox. Recebes também a Newsletter semanal, exclusiva para os Subscritores do blog, com todos os recursos úteis para a tua Vida Criativa.

Subscreve e Sê um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

 

2 comentários em “Como arrumar a Biblioteca?”

  1. Grato, Sara Farinha, pelas suas matérias. Não me canso de ler. Sua tranquilidade, didática, informações. Você é muito paciente. Sinto-me aí perto de você arrumando essas estantes da sua biblioteca. As minhas continuam uma barafunda por dezenas de anos. Viciei-me em procurar, procurar e achar. Nem sempre, claro! Mas lembro dos livros que procuro, o formato, a idade, a cor da capa, as capas rasgadas. Na verdade, tenho dois critérios de arrumação dos livros. Os novos e os velhos. E os de capas sadias e de capas rasgadas. Este é o meu melhor. Costumo também juntar livros parecidos, seja na capa, seja na autoria.

    1. Olá, Cisino.

      Obrigada pela imagem da sua biblioteca e pela companhia ao ler o artigo e ao partilhar sobre as suas estantes. Gosto tanto de livros em segunda mão, em especial os que trazem notas de outros leitores. Procurar livros é um passatempo divertido.

      Obrigada e Até Breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.