Escrever, 34ª Amadora BD e encher o poço criativo

amadora bd

Olá a todos. Sejam bem-vindos a esta [Vida Criativa].

 este artigo contém: uma citação interessante, uma exposição sobre Banda Desenhada, um desafio para abraçarem uns momentos com uma forma de arte diferente.

No momento em que tantos de nós, por este mundo fora, se encontram a preparar, seja qual for o formato desta preparação, para escrever 50 000 palavras durante o próximo mês de Novembro, acho importante relembrar que precisamos fornecer o nosso subconsciente (e o poço criativo) de novidades.

“Encontrares-te num buraco, no fundo de um buraco, em quase absoluta solidão, e descobrir que, apenas Escrever pode salvar-te. Existir sem o mais pequeno assunto para um livro, a mais subtil ideia para um livro, é encontrares-te, uma vez mais, perante um livro. Um vasto vazio. Uma possibilidade de livro. Perante o nada. Perante algo como viver, a escrita nua, como algo terrível, terrível de superar.” — Marguerite Duras

Quando, apenas Escrever pode salvar-nos, a própria ausência de uma ideia para colocar num livro pode ser, em si mesma uma ideia. Um vazio é uma possibilidade. Viver é uma possibilidade. E, neste domínio, tudo conta.

Hoje, com chuva e vento como incentivo, fui pela primeira vez (sim, eu sei! o horror!) ao Festival Internacional de Banda Desenhada: Amadora BD.

Este é o 34º ano em que o Amadora BD se realiza pelo que, decidi alterar as circunstâncias, e ir espreitar o que por lá se passa.

Foi um belo passeio, mesmo com chuva e vento. O espaço, a organização da exposição, os pormenores complementares à mostra da banda desenhada nos seus diferentes estados de criação, e os livros… Oh! Desgraçava-me a comprar livros, num instante… Foi uma experiência interessante, e divertida, que guardarei comigo.

Sim, e têm uma ampla zona de gaming para quem quiser jogar. E, aparentemente, o cosplay é bem vindo.

Na exposição, relembrei “The Great Gatsby”, Agatha Christie, o Super-Homem, a Turma da Mónica e fiquei embeiçada por umas versões ilustradas de “Frankenstein” e “Drácula”.

Deixo-vos a sugestão, para quem possa vir a Lisboa-PT, e à Amadora em particular. A Amadora BD estará a decorrer até dia 29 de Outubro de 2023.

Agora, vou aconchegar-me ali no sofá e apreciar o “Umbigo do Mundo“, volume 1, o símbolo da ida à 34ª Amadora BD.

Recomendo a actividade para o próximo fim-de-semana.

Entretanto, a pausa de uma experiência diferente, mesmo se em artes que pouco ou nada têm a ver com as nossas, ajuda a reunir inspiração para os escritos que desejamos criar.

Obrigada e Até Breve!

Já subscreves este blog?

É só colocar o email, carregar no botão, e receber todos os artigos na tua Inbox. Recebes também a Newsletter semanal, exclusiva para os Subscritores do blog, com todos os recursos úteis para a tua Vida Criativa.

Subscreve e Sê um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.