Inverter o Calendário do Advento

calendário do advento

Olá a todos. Sejam bem-vindos a esta [pausa de Domingo].

Se me seguem no Instagram, em https://www.instagram.com/saragfarinha/ ontem viram primeiro o Calendário do Advento cá de casa.

O Calendário do Advento significa a contagem regressiva até à véspera de Natal.

Há anos que fazemos a versão chocolate do calendário do Advento. A miúda era mais pequena e os pedacitos pequenos de chocolate eram giros. Hoje,  sinceramente, não vejo grande sentido neste consumo diário, a miúda não precisa de mais nenhum incentivo para comer chocolate.

Claro que, noutros circuitos comerciais, começaram a inventar e disseminar os calendários de Advento das marcas de produtos diversos. Eles são brinquedos, cosmética, perfumes, e muito mais para além do que eu conheço.

Fiz uma curta pesquisa sobre o tema e as primeiras impressões falam dos calendários de advento das infâncias por aí, cheias de chocolates. Saudosismo? Extrapolação? Não sei o que será. Na minha infância não houve disto. Nem na minha vida de jovem adulta. Aliás, nem sei se me recordo de ouvir falar no tema.

Na minha infância recordo-me de colocarem os bonequitos de chocolate como decorações da Árvore de Natal, cujo peso íamos aliviando à medida que o meu pai nos desafiava a isso. Mas, não era um por dia.

Sei que o primeiro Calendário do Advento com que me cruzei, nem tinha nada a ver com chocolate. Ele continha uma moeda como presente para a criança da casa.

Por isso, suponho que vale tudo.

Nesta linha de ideias, um Calendário de Advento de Brinquedos de que ela gostasse, ou mesmo um Calendário de Advento de Livros (cuja ideia me encanta), seria um exagero consumista. E, bastam os consumos dos quais não podemos fugir, não?!

Assim, este ano, decidi inverter o Objecto do Calendário do Advento.  Ao invés de retirar algo dele, coloco-lhe algo.

calendário do advento

Para começar, coloquei trabalho, criatividade e tempo. Eu e ela, num esforço conjunto, construímos o nosso Calendário numa folha de cartolina, tamanho A3.

Com o tema Natal, e utilizando os restos de papéis decorativos, canetas, linha, cola e coisas que tais, construímos uma pequena imagem para cada dia deste nosso Dezembro.

Cada imagem possui uma caixa de texto e, a cada dia, o plano é registar um momento em que o Natal é tema cá em casa. Assim, registamos e/ou planeamos, consoante o caso, a actividade relacionada com o Natal. Actos como decorar a casa, erguer a árvore de Natal e decorá-la, comprar um presente, ler uma história natalícia, e mesmo criar o Calendário do Advento, entre tantas outras possibilidades vão ser registadas no nosso Calendário-Placard-Natalício.

Suponho que esta lista servirá, também, como lembrete daquelas actividades que preciso executar, ao mesmo tempo que organizo como posso envolver a miúda na prossecução das ditas (de algumas, pelo menos).

No dia 01, colámos os autocolantes decorativos pela casa, daqueles especiais para vidros, que colam e descolam facilmente. No dia 02 construímos o nosso Calendário do Advento. Hoje, fomos buscar uma prenda especial que tínhamos encomendada… e, por aí fora.

Em alguns dias, consta mais de uma actividade no Calendário. Ontem, também queimei rodelas de laranjas enquanto tentava secá-las no forno. E, nem todas as actividades envolvem os mesmos meios… ver um filme de Natal está na lista, só não sei quando será.

Deixo-vos a ideia. Afinal, nesta época não nos falta o que fazer, pelo que mais vale manter as actividades dentro do tema.

Desejo-vos uma excelente [pausa de domingo]

Obrigada e Até Breve!

subscreve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.