Organizar Ideias e Acções para este Fecho de Ano

ideias e acções para 2024

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este Diário de Bordo.

Este é um Diário de Bordo Futuro. Ou seja, não vos conto apenas o que andei a fazer (porque tenho partilhado convosco, atempadamente, o que ando a fazer), mas estipulo o que farei neste belo, e frio, mês de Dezembro.

 este artigo contém: ideias para fechar o ano de 2023 e planear o início de 2024; Acções. 

Neste Diário de Bordo quero escrever sobre ideias (e acções).

As ideias que me atingiram durante 2023, e como elas me têm influenciado. Quero pensar sobre o que vou fazer em 2024, estabelecer o guia dos objectivos futuros, sem entrar em pormenores específicos (não neste artigo). Quero registar o importante e o acessório de todos os meus projectos escritos.

Neste momento, estamos no início de Dezembro.

Dezembro é um mês de finais. Um mês de fins e finalidades. É sobretudo um mês de avaliação de resultados. Lá está!, a parte dos finais…

Mas, cada final representa um início. Uma centelha de algo que nasce daquilo que terminou.

Ideia banner

Ideia: Este é o mês de avaliar o que foi e o que será.

Entre o que termina, e o que se inicia, há um período de ruminação sobre o que foi feito, e o que desejo fazer a seguir (ou um derivado do que foi feito). Dezembro é o período de ruminação. O que faz um certo sentido cósmico, porque também representa um mês de excessos: de sentimentos, de comida, tarefas diversas e incapacidade de viver a rotina habitual.

Sim, estou a comparar vacas a ruminar em quantidades monstruosas de palha, com períodos de contemplação pessoal e excessos natalícios. Tenham paciência, que isto já se compõe melhor 🙂 acho…

Afinal, passamos de planear o Natal, ou ignorá-lo em grande, para sermos empurrados a viver um momento de cada vez, e em perfeita impossibilidade de fazer algo simples, como ir comprar pão, sem enfrentar a loucura natalícia.

Acção: Rever as Criações deste ano e tirar notas sobre elas.

Pois, diz que, também tenho o fecho do ano para fazer nos diferentes projectos criativos (blogues, youtube, leituras, escritos…)

Ideia banner

Ideia: 2023 foi o ano dos Desafios Criativos abandonados a meio.

Foi pois. E, não faz mal. Aliás, abandonar alguns destes desafios, proporcionou-me a sensação de que já não preciso de muletas para concretizar certos objectivos. E, esta é a parte positiva do abandono de Desafios não-essenciais enquanto prossigo com as coisas que preciso fazer.

Esta é uma ideia a considerar enquanto resumo o progresso deste ano. É, também, algo a ter em conta no planeamento dos objectivos do ano que vem.

Vai ser um desafio listar todos os desafios que abandonei. Ah pois vai.

Acção: Listar Desafios Criativos, Resultados e Propósitos

Ideia banner

Ideia: Renovar e/ou estabelecer novos Objectivos são actividades que fazem parte do programa

Sou alérgica a Objectivos por mais do que um motivo. E, o pior? Forço-me a fazê-lo todos os anos, sem acompanhada pela sensação de que é bom colocar numa lista tudo aquilo em que pretendo falhar. Passo a explicar…

Vivo com a constante sensação que, se quero que algo fique inacabado, só preciso enfiar o objectivo numa qualquer lista de Objectivos. É uma parvoíce, eu sei. Até porque, muitos são os objectivos que estão na lista, e cumpro.

Sem contar com a realidade de que, muitos dos Objectivos que não cumpro, estão relacionados com algo que precisa ser afinado. Ou seja, preciso compreender melhor os recursos de que disponho e o que são, de facto, as prioridades.

Acção: Rever Objectivos e Estabelecer Objectivos Futuros.

Ideia banner

Ideia: A Criatividade, a Acção e o Prazer andam de mãos dadas.

Encher o poço criativo deve ser sempre uma prioridade… por motivos óbvios. Mas, esta é uma ideia que levei muitos anos a firmar na minha prática criativa. Aquilo que coloco nos meus dias, é aquilo que uso para criar as minhas artes, pelo que deve ser prioritário. Diz que Julia Cameron tem razão nisto tudo.

Mas, esta noção, faz-se acompanhar por uma outra ideia: encher o poço criativo deve vir de braço dado com apreciar, de verdade, as actividades a que nos expomos.

Simplesmente, ter prazer nos recursos que assimilamos.

Crescemos e aprofundamos conhecimentos quando nos estamos a divertir. Tudo o resto são obrigações que dispensávamos se pudéssemos. Assim, é manter a ideia de que é bom ir fazer algo que alimente a nossa criatividade, e que tenhamos genuíno prazer nas escolhas que fazemos.

Acção: Reunir informação sobre possíveis actividades a fazer.

Resumindo as Ideias ℜ Acção:

Ideia: Este é o mês de avaliar o que foi e o que será.    Acção: Rever as Criações deste ano e tirar notas sobre elas.

Ideia: 2023 foi o ano dos Desafios Criativos abandonados a meio.  ℜ  Acção: Listar Desafios Criativos, Resultados e Propósitos

Ideia: Renovar e/ou estabelecer novos Objectivos é actividade que faz parte do programa.  ℜ  Acção: Rever Objectivos e Estabelecer Objectivos Futuros.

Ideia: A Criatividade, a Acção e o Prazer andam de mãos dadas.  ℜ Acção: Reunir informação sobre possíveis actividades a fazer.

Não são Ideias de pouca substância, é só o que vos digo. E, as acções vão envolver muitas notas, apontamentos e escritos diversos.

Mal posso esperar para começar!

Obrigada e Até Breve!

subscreve

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.