Sol, um Passeio, The Nutcracker e os Reis

passeio de dia de reis

Olá a todos. Sejam bem-vindos a esta [pausa de Domingo].

Ontem foi Dia de Reis.

Recontando um pouco as histórias, Dia de Reis foi o dia em que os três Reis Magos trouxeram os presentes (ouro, incenso e mirra) ao menino Jesus. Este foi o acto que ilustra o motivo para trocarmos presentes, colocarmos um presépio completo por baixo da árvore de natal, e exibirmos uma estrela no topo da árvore… porque, os Reis Magos seguiram uma estrela cadente, que indicou o caminho até à manjedoura onde havia nascido o menino Jesus.

À luz destas histórias, talvez fizesse mais sentido trocar presentes a dia 06… no dia em que os presentes dos três Reis Magos chegaram ao seu destino.

Países há que o fazem neste dia, como em Espanha.

Entretanto, dia 6 de Janeiro ficou conhecido como o Dia de Reis, em que é suposto comermos Bolo Rei, e desmontarmos os enfeites de Natal.

Por aqui, nada disto aconteceu. Ainda não tinha vontade de desmontar a árvore de Natal… e, não sou apreciadora de Bolo Rei. Mas…

Partilho convosco o vídeo da Alda Casqueira Fernandes: Dia de Reis – A história dos Reis Magos, uma canção educativa para ver com os mais pequenitos (ou granditos, porque não somos avessos a material educativo).

… Mas, este ano, decidimos ir dar um passeio de Dia de Reis.

A ideia foi presentear-nos com um passeio agradável, num sítio historicamente interessante, e apreciar o dia de sol.

Representámos a viagem dos Reis Magos, com o passeio a pé, o destino foi o centro histórico da cidade, e o Bolo Rei passou a pastel de nata. E, foi a escolha certa para nós.

A estrela que seguimos foi a nossa vontade pessoal, e os presentes consistiram em ver as monstras de Natal, agora sem a confusão de pessoas por todo o lado.

Vim, perfeitamente, deslumbrada com as ruas cheias de sol, decoradas com temas natalícios. Perdi-me nas montras de uma loja em particular, que só vende objectos para o Natal, a Nikolaus. Ou, a ourivesaria de venda de filigrana como produto especial, com os seus móveis antigos e decoração de época. Ou a loja mais pequena do mundo, que vende luvas, e pouco mais é que um balcão e uma montra embutida. A pastelaria onde fomos, Alcoa, é pequena e fenomenal. A livraria é o conforto em formato loja, a Bertrand… onde a fila para pagamento assustava qualquer um. Ou, a fonte no meio da praça, cuja luz provoca efeitos maravilhosos quando incide na água corrente.

Foi um passeio de Reis Magos muito especial, que me deixou inspirada a concluir esta época natalícia, da melhor forma possível. Podem ver algumas imagens no Instagram @saragfarinha

Em conjunto, com os Vlogmas da Morgan Long, que descobri há poucos dias e estou agora a vê-los por ordem, e com o filme ‘The Nutcracker and the Four Realms‘, foi o encerramento perfeito deste Natal.

Ainda me encontro em modo Efeitos de “The Nutcracker” de E.T.A. Hoffmann. E, ando aqui a magicar umas actividades para momentos próximos, e não tão próximos, como no Natal de 2024…

Mas, não importa o que faço, ou não faço. O que é mesmo importante é recordar-me de viver o que se apresenta, e não perder o rumo a esta viagem.

O bom, o assim-assim e o mau. Porque, não me salvo de nenhuma destas, que nunca faltam.

Assim, sugiro-vos, durante esta [pausa de domingo], que escolham um tema. Um filme, uma época, um livro, um momento, um sítio. Depois, contemplem quantas actividades referentes a esse tema conseguem desfrutar durante umas horas, uns dias, umas semanas. Relaxem. Respirem. Escrevam sobre isso.

Se servir para encerrar algum tema pendente, melhor ainda. Senão, aproveitem a viagem, seja ela qual for. Todas elas são referências para as nossas artes presentes e futuras.

Relembro que está disponível para download gratuito o Compêndio Criativo 2024, cujo objectivo é ajudar-te a colocar no papel o que é mais importante para ti, e que te será útil para o novo ano que se aproxima.

Desejo-vos uma excelente [pausa de domingo]

Obrigada e Até Breve!

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.