Happy New Bujo num Novo Ano

happy new bujo

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este [vida criativa]

Como estão? Como foram essas festas? Prontos para o novo ano? Espero que as respostas sejam: Muito bem, Muito boas e Sim.

Mas, se não foram, compreendo (como vos compreendo) e estou convosco.

Por aqui, as últimas semanas foram cheias de tudo.

E, como esta é a época de fazer planos para o futuro, e de rever os acontecimentos importantes do passado, e as suas lições, é tempo de estabelecer as rotinas de journal e bullet journal (tmabém conhecido por bujo) de 2024.

Pessoalmente, gosto de passar inúmeras horas a estabelecer o formato daquilo que desejo manter sob olho. Gosto de colorir, escolher canetas e cores, usar autocolantes ou imagens impressas e coladas, gosto da sensação de tomar o controlo sobre os próximos actos criativos.

E, podem ver uma boa parte destas actividades no vídeo desta semana do Vlook: Christmas & End of the Year Vlog ✍🏻💻📚🍄🎄🎁🤶

Como escritora, bloguer, vloger e mais não sei quê, é essencial rever se necessito acrescentar algum caderno de apontamentos, bujo ou journal novos. Preferencialmente, SIM a tudo, e a todos os mencionados.

Mas, só porque me fazem feliz.

Esta é uma prática que começou com um exercício criativo retirado do livro “The Artist’s Way” de Julia Cameron, e a prática das páginas matinais. Podem ler a minha opinião sobre este livro no artigo Opinião: ‘The Artist’s Way’ de Julia Cameron

A evolução, neste meu caminho criativo, trouxe-me até ao livro de Ryder Carroll, “O Método Bullet Journal“. Podem ler, sobre o caminho até este livro, no artigo Eu e “O Método Bullet Journal”.

A prática de cada um dos meus journals, bujos, cadernos…, sofre flutuações e variações. Cada um destes espaços é mais necessário, de acordo com os diferentes momentos que vivo, pelo que procuro recordar-me dos motivos pelos quais registo algo num journal.

A ideia não é, e não deve ser, punir-me porque não tenho os recursos para manter determinada prática criativa. O objectivo dos diferentes formatos de journal é responder às minhas necessidades pessoais. E, nada mais, ou menos, do que isso. Assim, escolhi iniciar um bujo que pretendo que seja anual.

O propósito?

Manter o registo de informações às quais preciso aceder no final de cada ano.

Este bujo, ou o Journal Anual como o chamei, tem a habitual imagem de capa representativa daquilo que desejo para a minha vida, o calendário, a imagem que colori como capa para 2024, a Palavra Anual com os objectivos, os Objectivos para este ano e os planos de acção, 124 actividades em 2024, os Desafios Criativos e a sua distribuição mensal, registo de saúde, ferramentas para a mente, ideias em 2024, Antes e Agora, carta para mim, tarefas, desafios de leitura, estatísticas dos projectos, contas e valores e filmes… e, não garanto que não venha a adicionar mais coisas.

O segundo journal não é novo. Em Setembro inaugurei o ‘Love Yourselfjournal. No artigo Setembro Outonal e Histórias, sobre este journal entre outros, escrevi:

Agora, sinto que voltar ao journalling — às páginas matinais (não obedecendo ao horário obrigatório de primeira coisa a fazer de manhã), retomar o journalling diário em que tomo apontamentos sobre os assuntos mais banais do dia-a-dia [Love Yourself Journal], voltar ao journal [Hold Space for Myself] onde colecciono as imagens, frases, rascunhos e rabiscos de tudo o que preenche o meu Imaginarium (termo utilizado para identificar as referências que vou encontrando, e usando, para encher o poço criativo) e desenhando rabiscos no meu [Dream Drawing] journal — tem sido instrumental na gestão desta energia conflituosa que a mudança de estação sempre traz. — excerto do artigo Setembro Outonal e Histórias

Mantenho, também, o [Hold Space for Myself] journal, tamanho A4. Nele colecciono as imagens das ferramentas mentais que me surgem, enquanto trilho este meu caminho.

Não esquecendo o journal para as páginas matinais, e o [Dream Drawing] journalambos são presença permanente nos meus dias/semanas.

A cada final de um ciclo tendo a reverter para os sítios onde aponto o que foi, e onde planeio o que será (ou o que espero que venha a ser). Esta tem sido um prática que me ajuda como pessoa, como escritora, como adulta, como mulher, como mãe, e por aí fora.

Sei que não é algo para todas as pessoas, ou sequer para todos os dias da vida, mas é uma prática que pode ser muito útil em determinados momentos de necessidade.

E, se querem uma sugestão sobre um sítio onde podem aprender mais sobre bujo, podem ver o canal de JashiiCorrin no YouTube.

Resumindo, Happy New Bujo no Novo Ano de 2024.

E…

Relembro que está disponível para download gratuito o Compêndio Criativo 2024, cujo objectivo é ajudar-te a colocar no papel o que é mais importante para ti, e que te será útil para o novo ano que se aproxima.

Desejo-vos uma excelente [pausa de domingo]

Obrigada e Até Breve!

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.