Setembro Outonal e Histórias

setembro outonal e histórias

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este [diário de bordo].

 este artigo contém: mecanismos de coping (journalling; livros; filmes; escrever); fase Ghibli; saúde; saúde mental; social media.

Estamos quase no fim de Setembro. Estamos no início do Outono. Estamos em tempo de cuidar da Saúde.

Estes são os 3 pilares da semana que passou.

Saúde…

E, não. Não é um brinde.

Se são como eu, o Verão trouxe-vos alguns hábitos pouco salutares, a par das mudanças mais positivas na rotina.

Pelo menos, esta foi a minha realidade. Demasiados hidratos de carbono, e açúcar, para compensar as actividades físicas da época, e lá se foi a ideia de um equilíbrio saudável.

Setembro foi/é mês de Alerta para a Prevenção do Suicídio. No passado dia 10, relembrámos o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. E, não sei se há por aí um estudo formal (é expectável que existam vários) mas, sei que com o Outono a aproximar-se, a saúde mental ressente-se.

Fins de Setembro…

O retomar das rotinas, a adição de novidades, o sol que se escapa (pelo menos, escapou no início de Setembro), são mudanças que me atiram para fora das minhas zonas de conforto e, com isso, trazem pressão adicional.

E, mesmo depois da valente pausa que fiz durante este Verão, em quase todos estes meus projectos, a verdade é que Regressar pressiona botões que desejava que fossem deixados em paz.

O que há no Outono…

Outro momento que se aproxima, para além da estética Outonal que muito me tem embalado no seu conforto artístico, é o Halloween.

Costumo fazer um read-a-ton durante os dois/três dias desta época. É a minha forma de celebrar, lendo o máximo de obras de terror/horror, que me forem, humanamente, possíveis.

Por isso, venha o Halloween que cá o espero.

Mecanismos para lidar

Neste momento, regressei ao meu journalling mais expansivo. Durante uns largos meses, só recorri a esta ferramenta quando a necessidade apertava, ou quando sentia verdadeira vontade de passar uns tempos enfiada num journal qualquer.

Agora, sinto que voltar ao journalling — às páginas matinais (não obedecendo ao horário obrigatório de primeira coisa a fazer de manhã), retomar o journalling diário em que tomo apontamentos sobre os assuntos mais banais do dia-a-dia [Love Yourself Journal], voltar ao journal [Hold Space for Myself] onde colecciono as imagens, frases, rascunhos e rabiscos de tudo o que preenche o meu Imaginarium (termo utilizado para identificar as referências que vou encontrando, e usando, para encher o poço criativo) e desenhando rabiscos no meu [Dream Drawing] journal — tem sido instrumental na gestão desta energia conflituosa que a mudança de estação sempre traz.

Confesso que, e após ter cumprido o meu objectivo de leitura para 2023 (60 livros lidos durante o ano corrente), abrandei nas leituras. Voltei ao modo degustar o que leio a passo de caracol (…demasiada calma, até para o meu gosto), dedicando tempo de lazer para ler um romance, e avançar umas páginas na leitura corrente sobre a arte da escrita.

Entretanto, descobri uns livros Outonais que me parecem uma boa resposta a este Regresso à Actualidade… mas que ficam a aguardar uma força maior, também conhecida como: descontos e promoções, para virem para casa.

Escrever é sempre um alívio. Seja no formato journalling, seja nos projectos que tenho em andamento.

E, apesar de ainda não ter conseguido regressar ao horário de despertar às 6 da manhã, por motivos que se prendem com as circunstâncias… (diz que, a miúda precisa de mais apoio neste regresso às aulas do que eu tinha antecipado. Por isso, deitar tarde mas cedo erguer, não dá saúde e só faz crescer coisas más. E, não vai acontecer) cá vou encaixando o tempo/vontade de escrever.

Filmes têm sido outro refúgio. Com um Verão isento da maioria do conteúdo neste formato, com excepção de algumas idas ao cinema, regressar às histórias visuais tem sido uma redescoberta fenomenal.

Se subscrevem o blog, já repararam que entrei na fase Ghibli e encontro-me a ver alguns dos filmes de animação mais conhecidos (que Hayao Miyazaki ajudou a criar).

Admito que estou, assumidamente, em modo Compensação, pelo que tenho consumido estes tão (justificadamente) adorados filmes.

Até descobri o meu… porque li algures que há um filme Ghibli para cada um de nós.

Qual é o vosso? E, se adivinharem qual é o meu, deixem nos comentários.

Adeus, Setembro…

Setembro pode ser um mês complicado, pelo menos, tem sido essa a minha experiência.

Por isso, journalling… e livros… e vídeos… e filmes… e passatempos… e tudo o que possa significar recuperar o controle sobre aquilo que nos parece estar fora deste (como regressar à comida que nos faz sentir melhor e mais saudáveis).

E, pedir ajuda, quando é caso para isso. Pedir ajuda a quem nos é próximo, em quem confiamos, e/ou ajuda profissional.

E, diz que vi um vídeo bastante interessante sobre a diminuição da capacidade de atenção focada, que menciona alguns pontos que incluem a Social Media, o aumento do consumo de conteúdo em formato curto, e a nossa necessidade de encontrar mecanismos de ajuste a esta realidade.

Espreitem, se o tema vos interessar. Pessoalmente, encontrei alguns pontos válidos no abalar do argumento.

E, entretanto, voltei ao Café com Leite gelado. Porque está um calor com o qual não se pode Outonar à vontade.

Obrigada e Até Breve!

Já subscreves este blog?

É só colocar o email, carregar no botão, e receber todos os artigos na tua Inbox. Recebes também a Newsletter semanal, exclusiva para os Subscritores do blog, com todos os recursos úteis para a tua Vida Criativa.

Subscreve e Sê um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

***

Referências:

2 comentários em “Setembro Outonal e Histórias”

    1. Olá, Joan.
      Obrigada pelo seu comentário. Para seguir o blog, e receber a newsletter exclusiva para subscritores aos sábados, é só registar-se por email no menu principal. Este registo é exclusivo deste blog e significa que quando for publicado um novo artigo, o lembrete será entregue no seu email, assim como a newsletter semanal. Publico duas vezes por semana.

      Obrigada, de novo e

      Até Breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.