Olá, Outubro! Vamos começar…

outono

Chegou a época das abóboras, das folhas secas, das tonalidades amareladas, laranja, e avermelhadas. Chegou aquela pontada de frio, logo pela manhã, e a vontade de dormir enroscada numa manta quentinha. Chegou o primeiro mês do último trimestre do ano.

Adoro!

Mas, neste Diário de Bordo, tenciono olhar para o que passou, em Setembro, e pensar no que andei a fazer no pós-grande pausa. E, no que se aproxima…

Deixar Setembro

Setembro foi um mês curioso. Foi tempo de apanhar todas aquelas sementes que plantei por aqui. Tempo de regressar às rotinas e aos horários. Tempo de aceitar novos ritmos e outros tipos de novidades. Foi, também, tempo de implementar as práticas que significam o compromisso que tenho para com a minha lista de afazeres.

E, foi tempo de aceitar que há coisas que já não fazem parte da minha vida… como, por exemplo, surfar na social media. Quando começamos a consumir, mais do que a colocar no Universo, algo está mal. Há actividades que são sorvedouros de tempo, e de saúde mental, e que afastei, propositadamente, das minhas rotinas. Querem falar comigo? Têm outros contactos meus. Por favor, usem-nos.

Foi tempo de olhar, com atenção, na direcção para onde o ponteiro da minha bússula interna aponta, e averiguar se estou a dirigir-me para onde desejo ir. Sabendo que o caminho sou eu que o faço, e que o ritmo a que avanço é um trabalho em progresso.

poder

Novos projectos a decorrer

Há um par de meses atrás decidi (finalmente!) fazer uma transição mais oficial para a escrita em Inglês. Inaugurei um blog só sobre as ocorrências e vivências na escrita. Convido-vos a visitá-lo aqui: writer.sarafarinha

Sim, mais uma vez, tem o meu nome. Não me escuso de aparecer atrás do que escrevo, nem desejo criar confusões com uma marca que é, em última instância, a minha (escrita/criatividade/rosto/nome).

Ando há anos a moer esta ideia do blog em Inglês. Foi agora!

chiu
“Chiu! Temos um plano” de Chris Haughton

Isto porque pretendo que ele faça o acompanhamento do meu primeiro livro escrito em Inglês… aquele projecto que começou há um par de anos, em Português, e que na sua terceira revisão saltou de forma inesperada para o Inglês.

Sim, todos estes projectos estão interligados entre si. Afinal, eu sou só uma, e as obras não se constróem em vácuo.

Assim, reforço a minha tendência para juntar as duas línguas. Não procuro exclusividade linguística, apenas dar um espaço digno à produção de escritos que sempre fiz e tive de esconder. Agora, sinto que tenho os outputs certos para escrever em Inglês.

E, ler?

Setembro viu um decrescer assustador das minhas leituras. Não sei se foi por sentir que andava com uma rotina de leitura mais exigente, o Verão traz destas coisas!… ou se foi por andar a ler livros de absorção mais demorada.

Há leituras que não se podem apressar. E, eu sou pessoa para levar o meu tempo… para tudo.

Isto não me preocupa tanto, quanto me incomoda a ideia, de estar menos disponível para ler. Mas como quero sempre *mais* (mais tempo, mais leituras, mais actividade…) vou rever o que ando a ler, para ver se me convenço de que “Afinal, não foi assim tão pouco!

Da Feira do livro, li dois tesouros: “A Luz é Como a Água” e “Um Senhor Muito Velho Com Umas Asas Enormes“, ambos de Gabriel García Márquez, ambos os contos são ilustrados. Li o primeiro e reli o segundo.

Em audiobook devorei “Sense and Sensibility” de Jane Austen. Também uma segunda leitura.

Depois ouvi “The Art of Thinking Clearly“, de Rolf Dobelli, que me deixou cheia de ânsias por coisas que vejo acontecer todos os dias (e, não apenas comigo!).

No departamento infantil, Setembro trouxe-me (aqui é um trouxe-nos) “O Sapo Apaixonado” deMax Velthuijs, “Eu Sou” de Raquel Díaz Reguera, “Mãe, ainda não posso ir dormir“, de Maria Inês Almeida e “Chiu! Temos um plano” de Chris Haughton. Adorei-os a todos! E, ainda bem, porque tem sido uma repetição…

Nas leituras lentas, continuo “Beren e Lúthien” de JRR Tolkien, “Meditations” de Marcus Aurelius e “Fifth Grave Past the Light” de Darynda Jones… mas, só porque estou a degustar.

E, por fim, reli “Turning Pro” de Steven Pressfield, o que me valeu duas actividades bem distintas.

A primeira foi comprar o “Put Your Ass Where Your Heart Wants to Be” e o “Do The Work“, ambos do mesmo autor. A segunda foi transformar a leitura do primeiro num vídeo para o VLook.

turning pro

E, não esquecer os 27 livros adquiridos em bundle com obras relacionadas com Tolkien. Estou desejosa por começar a seleccionar o que vou ler primeiro, e um pouco assustada com a mera quantidade.

E, Escrever?

Setembro viu o regresso a um calendário de escrita mais apertado. Não apenas porque gosto de escrever para os blogues à medida que vou experienciando as coisas (nada de conteúdos com seis meses no forno, por aqui!), mas também porque voltei a dar atenção a alguns projectos que tenho a decorrer.

E, por isso é que nasceu este artigo aqui: Como Escrever para vários projectos em simultâneo?

E, Séries?

Em Setembro, redescobri o meu gosto por séries policiais. Andei a rever algumas e comecei a ver outras mais recentes.

Estou bastante surpreendida com a qualidade de algumas séries francesas mais recentes. Não sei porque estou surpreendida, mas é facto. Afinal, eles têm tamanho e meios para uma produção de qualidade, seja do que for… e, nem tudo precisa de ser experimental e vanguarda.

No departamento das séries, ressalto o prazer com que tenho visto “Os Anéis do Poder” baseada na obra de Tolkien. É diferente da perspectiva de Peter Jackson, e estranhei algumas coisas, mas estou a apreciar de outras formas esta visão diferente.

tolkien
The Lord of the Rings: The Rings of Power, 2022, IMDb

E, vídeos?

Tem sido um período em que filmei bastante, perdi algumas coisas, explorei temas, procurei encaixar tecnicidades… é uma actividade que nunca contemplei com seriedade, porque sempre me recusei a fazê-lo.

Mantenho que é um projecto em construção, e estou em constante estado de aprendizagem. Acho-a uma actividade muito criativa e gosto de ver as possibilidades que ela me traz.

E, sendo sincera, é um verdadeiro desafio para mim, porque toca em pontos que nunca pensei enfrentar: medo do palco, pouca inclinação para captar filme, exposição física, falhar em produzir algo decente como uma constante.

canal youtube

Mas, tem sido interessante, mesmo se enervante. E, os quinze subscritores ainda não reclamaram, por isso…

Deixo-vos como sugestão o meu último vídeo, é só carregar aqui: “Reading vlog: Exploring a book on the writing craft” sobre o livro “Turning Pro” de Steven Pressfield. O meu primeiro vlog de leitura… estou orgulhosa de mim, mesmo não estando totalmente satisfeita com o resultado final. Fazer e aprender!

Por fim,

Se leram até aqui, muito vos agradeço. Esta cena de gostarmos de escrever, e de ler, mas produzimos em todos os meios, menos no da escrita (blog) é algo confuso para mim. E, daí a minha relutância em aceitar outros meios como o melhor veículo para a divulgação da minha escrita.

Não deveria ser a escrita a melhor divulgação da minha escrita?

Enfim, deixo para os que sabem responder.

Agora, Outubro está aqui. Precisamos começar os últimos preparativos para o NaNoWriMo de Novembro. Por isso, lá se vão as práticas e os ritmos, na minha grande tentativa de encaixar este projecto que desejo ver concretizado em Novembro.

Quem me faz companhia? Acusem-se nos comentários.

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

  • Artigo ‘regresso da grande pausa
  • Artigo ‘Verão é tempo de abrandar… com desafios criativos
  • Livro “A Luz É Como a Água”, Gabriel García Márquez (ISBN 9788501059604)
  • Livro “Um Senhor Muito Velho Com Umas Asas Enormes”, Gabriel García Márquez (ISBN 9788501059598)
  • Audiobook “Sense and Sensibility” de Jane Austen
  • Audiobook “The Art of Thinking Clearly”, de Rolf Dobelli
  • Livro “O Sapo Apaixonado” deMax Velthuijs
  • Livro “Eu Sou” de Raquel Díaz Reguera (ISBN 9789899068193)
  • Livro “Mãe, ainda não posso ir dormir“, de Maria Inês Almeida (ISBN 9789897847028)
  • Livro “Chiu! Temos um plano” de Chris Haughton (ISBN 9789898868442)
  • Livro “Beren e Lúthien” de JRR Tolkien (ISBN 9788845292781)
  • Livro “Meditations” de Marcus Aurelius (ISBN 9780140449334)
  • “Fifth Grave Past the Light” de Darynda Jones (ISBN 9781250014405)
  • Livro “Turning Pro” de Steven Pressfield (ISBN 9781936891030)
  • Livro “Put Your Ass Where Your Heart Wants to Be” de Steven Pressfield (ISBN 9798986164304)
  • Livro “Do The Work” de Steven Pressfield (ISBN 9781936891375)
  • Canal YouTube VLook
  • Artigo Como Escrever para vários projectos em simultâneo?
  • Série “Os Anéis do Poder
  • Vídeo no VLook “Reading vlog: Exploring a book on the writing craft
  • NaNoWriMo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.