P.S. dos Desafios (Criativos) de Leitura

ps setembro leituras

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

 este artigo contém: um poema; desafios criativos; ponto de situação dos projectos de leitura a decorrer.

Hoje, mostro-vos como andam os desafios de leitura de 2023.

Olhem para mim a sossegar-me com um poema…

poema let july be july

Este é ‘Let July be July’ por Morgan harper Nichols, que podem ler na totalidade aqui… Deixo-vos aqui este excerto traduzido:

let july be july traduzido pt

E, se este pequenino excerto não vos tocou o coração, digo-vos que o final deste poema o irá fazer.

Outono 🍁 🍂  e Orientar-me neste Caminho

Começou a escola da miúda, regressamos aos ritmos habituais e, finda a pausa de Verão, que este ano foi maravilhosamente quente nos momentos certos, é tempo de re-avaliar os objectivos, e tender ao bem-estar dos projectos a decorrer. (Claro que, entretanto, fomos apanhados por uma constipação galopante que nos deixou em modo meia-pausa-para-estar-doente.)

A pausa de Verão significou uma crónica falta de informação, sobre os desafios literários, em que embarquei neste 2023.

E, não apenas, falta de informação no blogue, ou nas redes sociais mas, também, falta de informação para mim. Não me pude incomodar com o estado das pesquisas do ano, das quantidades de leituras disto ou daquilo, ou…

com a produção quase fabril de conteúdo grátis que ninguém lê… Não é esta a sensação que têm, quando fazem scroll down das redes sociais? Ou sou só eu que penso assim?

gato a tossir

Da minha parte, muito vos agradeço por manterem as visitas, tão frequentes, como era habitual, mesmo sem conteúdos semanais novos.

E, sim, diz que “o sarcasmo ´e o refúgio dos fracos” — James Russel Lowel. Mas, também pode ser “a única arma capaz de desarmar qualquer astúcia” — Edna Frigato. Enfim… brinco com assuntos sérios 😀

Bússola aponta o Caminho e… vamos!

No Desafio #Características da Resiliência, sobre Pesquisa Direccionada e Aprendizagem Focada.

Este desafio consiste em, por cada mês de 2023, concentrar a pesquisa no aprofundar de um tema… o que se traduz em muita leitura direccionada. O tema anual escolhido é a Resiliência, que subdividi em 12 Características, uma para investigar a cada mês. Os 12 temas são:

Resiliência

Ora, em Julho foi ‘Perseverança e “Grit'”

Riam-se, por favor. Foi o que eu fiz.

Porque, no mês de investigar Perseverança, fiz uma grande pausa. Pausa que está mais próxima de parar do que perseverar. No entanto, não foi assim. Esta pausa serviu para continuar ao invés de desistir. Foi aprendizagem prática no seu melhor.

Agosto para Comunidade e Relacionamentos Construtivos. Sim, mais um mês de aprendizagem prática, poi o tema alinhou-se com o mês em que mais me resguardo.

Setembro é mês de:

Setembro Resiliência

Setembro é mês de Coragem e Arriscar… um excelente tema para este mês de regressos, e que se adequa na perfeição aos acontecimentos correntes.

No Desafio #read or dnf it challenge 2023 em que proponho ler todos os livros que tenho na minha lista tbr.

read or dnf challenge

Este desafio propôs-se a terminar a minha indecisão sobre determinadas obras. Como?

Tenho uma quantidade impressionante (a palavra é assoberbante) de livros que comecei a ler e, por um motivo ou outro, nunca cheguei a terminar. Por outro lado, 2023 é ano de orçamento apertado. Assim, propus-me a sortear 4 livros por mês e voltar a lê-los. Ou, fechá-los de vez, retirando-os da tbr.

Podem ler tudo sobre motivos neste artigo aqui…

Julho e Agosto foram meses de muitas leituras. Infelizmente, a maioria não pertenceu a este desafio. Setembro está a ir… devagar nas leituras.

No Desafio do #2023 Goodreads Reading Challenge, em que estabeleço uma quantidade de livros a ler durante o ano corrente.

Este ano, defini um objectivo de ler 60 livros durante o ano de 2023. A meio de Agosto atingi o objectivo 60.

goodreads reading challenge

Um desabafo, que nada tem a ver com o completar este desafio… Tenho experienciado muitas dificuldades técnicas com o website do Goodreads. Demora imenso a carregar as páginas. Durante meses, a pesquisa por imagem de capa não estava a funcionar como deve ser. Mas, o que mais me aborrece é, quando actualizo algo através da app, a informação não se reflecte no site.

Acontece-me, demasiadas vezes, marcar certos livros como lidos, com data de leitura, organizados nas prateleiras virtuais, e adicionar reviews, para descobrir que a informação desapareceu, e o Goodreads não assumiu nada do que alterei.

E, a minha memória é uma treta para certas coisas (como saber o dia certo em que comecei a ler um qualquer livro). Irrita-me quando perco o tempo a actualizar algo, apenas para constatar que, a mudança não ficou registada. Por isso, neste momento tenho tanta confiança no Goodreads como tenho na paz no mundo. Zero.

Enfim…

De volta ao desafio, não vou alterar o objectivo para este ano. Mas, terei em consideração o número de livros que irei ler para além dele, e reflectir essa informação no objectivo do próximo ano… como sempre faço.

Este Verão foi cheio de livros. Li 26 obras em Julho e Agosto e descobri alguns novos favoritos, o que é sempre muito bom.

cheira a verão

Este é o ponto de situação dos desafios (criativos) de leitura em Setembro de 2023.

E, por aí? Como foram as vossas leituras de Verão? Descobriram algum novo autor/livro favorito?

Obrigada e Até Breve!

Já subscreves este blog?

É só colocar o email, carregar no botão, e receber todos os artigos na tua Inbox. Recebes também a Newsletter semanal, exclusiva para os Subscritores do blog, com todos os recursos úteis para a tua Vida Criativa.

Subscreve e Sê um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.