Lista de afazeres para Domingo

lista de afazeres para a pausa de domingo

Olá! Sê bem-vindo a esta [pausa de domingo].

Esta ´e uma lista de afazeres para Domingo, com pitadas de crítica social, com foco na preparação para uma semana mais produtiva.

Neste penúltimo fim-de-semana de Junho, num mês que se vê cheio de festas locais, feriados, pontes e pequenas férias, antes das férias de Verão, decidi tocar o tema da Produtividade, num momento que se deseja ser de descanso.

Talvez, o conceito de Produtividade esteja demasiado alinhado com o esforço pessoal, e o trabalho em si próprio, e pouco concordante com o habitual propósito deste conceito de [pausa de domingo]. Mas, a verdade é, tudo aquilo que procuro implementar leva tempo e, por vezes, o maior bloco de tempo é gasto à procura de identificar o que poderá funcionar comigo, e de formas de implementação fáceis e eficientes.

Como este processo é uma ideação e reiteração constantes, parece-me útil usar os momentos de pausa, em que me sinto mais aberta a tentar actividades “de descanso” apenas pela satisfação em atentá-los.

Assim, na Lista de Afazeres para a [pausa de domingo], consta:

*listar tudo o que preciso fazer nos próximos dias úteis. 

Uso um bloco espiral, tamanho A6 para as ‘to do lists‘, que mantenho sempre na secretária onde planeio as tarefas. Uso o meu journal para expelir tudo o que me cruza a mente e, quando me aparece um item para a ‘to do list‘, coloco-o lá. Acho mais fácil ir desconstruindo o que penso, em papel, para localizar o que preciso fazer, do que procurar pensar nas tarefas, sem qualquer contexto, para as colocar na lista.

Se puder determinar um prazo para as completar, melhor ainda. Assim como, se puder fazer de imediato aquelas tarefas mais simples, que levam 5 minutos, ou pouco mais a completar, posso riscá-las logo da lista e, isto é algo que serve de motivação.

*rever o calendário semanal 

Uso um calendário partilhado online mas, mantenho sempre o meu filofaz actualizado. Como o nome sugere, uso o sistema Filofax, tamanho A5, fazendo as minhas próprias páginas com calendários detalhados e outras informações relevantes relacionadas com as tarefas da semana.

Em simultâneo, mantenho uma agenda que actualizo com fotografias/imagens, para os momentos que desejo relembrar. Nele, coloco todas as actividades criativas, momentos especiais e actividades que não desejo esquecer.

*fazer um plano para os projectos em que irei trabalhar durante a semana.

Há sempre um, ou cinco, projectos a decorrer durante uma semana. Uso os meus journals diversos para planear o que vai necessitar de atenção e quando.

Claro que, nos projectos escritos, a própria dimensão que é característica deste tipo de trabalho, pressupõe uma rotina no tempo e não faz sentido planear momentos diferentes, para executar o projecto a cada semana que passa. Estes tendem a repetir-se semana após semana.

*limpar o meu email.

Este é um tema que vou tratando ao longo do tempo, como uma excepção que menciono no fim. Devido ao volume de emails, e à dificuldade crescente em minimizar a quantidade de mensagens automáticas que recebo, tendo a ir limpando cada vez que tenho 5 minutos livres.

Experimentei marcar todos os emails como ‘lidos’ e prosseguir daí mas, ao fim de uns dias, constatei que o volume intimidante da caixa de entrada não permite que eu faça isto uma vez por semana… e, recuso-me a fazê-lo em bloco uma vez por dia.

Assim, cada vez que tenho uns minutos, entre tarefas, enquanto espero que um intervalo termine, quando preciso de um pequeno incentivo à minha produtividade, abro a caixa de email e apago todos os emails que não desejo ler (haja publicidade!) e localizo os importantes (as notificações alertam-me para eles) e trato.

O que eu gosto de fazer nesta pausa, e neste tema, são boas sessões de leitura inspirada, de todos os emails que recebo de sites/blogs/serviços que subscrevo. Porque, alguns sites, possuem a subscrição de um email único com todos os artigos importantes, e isso é útil, e um momento agradável para fazer na [pausa de domingo].

*Planear as refeições para a semana

Temos uma lista partilhada nos reminders do telemóvel, onde vamos adicionando os produtos a comprar no supermercado. Quando chega o momento é consultá-la e agir. E, como a mantemos partilhada, e actualizada, é fácil ter o controle do que falta e é preciso repor.

Mas, odeio perder 4 horas no supermercado, em especial, ao fim-de-semana, que só é a pior altura para lá ir. Assim, instituí a rotina de fazer uma encomenda online e pedir entrega em casa. E posso encomendar a meio da semana, receber os essenciais à vida (comida!) ao fim-de-semana. Isto, permite que eu planeie as refeições, e compre apenas os produtos que tenho intenções de usar, desperdiçando muito menos.

Como não me desloco, fisicamente, ao supermercado, não gasto tanto tempo na actividade, consigo eliminar gastos extra, porque nada se cola às mãos com a passagem pelos corredores gigantes, e evito o assoberbamento e o stress de ir ao supermercado quando estão lá todos! E, sei que, se precisar de algo em especial, posso lá ir num instante e apanhar, apenas, o item em falta. Sem contar com, o bónus de ter ajuda no carregar dos sacos pela escada acima, que é um esforço brutal, que as minhas costas odeiam com paixão.

E, não sou muito esquisita com certas coisas. Se algo não vem como eu gostaria, adapto-me. Uso outro ingrediente, deixo a amadurecer, naturalmente… adapto-me. Se algo não vem como deve ser: rebentado, espalhado, mal acondicionado ou estragado, informo o serviço ao cliente. Porque temos essa opção, e não é preciso dramas para isso, uma fotografia, e um contacto telefónico resolvem qualquer tema.

Compra de produtos específicos, como por exemplo o talho, procuro agregar a uma qualquer deslocação que já iria fazer, e assim optimizo tempo, e limito a quantidade que consigo transportar.

*rever o Orçamento.

Sim, o tema dinheiro é difícil para todos, a começar pela cultura de ‘não se falar sobre dinheiro’ que existe. Mas, todo e qualquer projecto, exige dinheiro. E, a educação financeira não faz parte do nosso sistema de educação, pelo que não sabemos gerir o que temos, nem aprendemos sobre as formas diferentes de gerir esse recurso, se não formos fazer o esforço para aprender.

Se não tivermos noção, andamos ao sabor da maré deste consumismo desenfreado, sempre a padecer de necessidades inexistentes, e vontades nervosas. Algo contra o qual me esforço por lutar, mas nem sempre com resultados adequados.

Por isso, se não tenho um orçamento, ou uma ideia bastante clara dos custos de um qualquer projecto, preciso pensar um pouco no assunto e estabelecer as minhas regras. Esta é uma actividade perfeita para a produtividade da [pausa de domingo].

*limpar, e organizar, o espaço e os necessários da semana que entra.

Manter o espaço limpo e organizado, as roupas lavadas, conter a desarrumação, assegurar que malas, lancheiras, fatos de actividades, uniformes, e outros que tais, estão prontos para serem usados durante a semana.

Actividades que faço todos os dias, aos poucos, consoante vou passando pelas divisões, com maior atenção para o que é necessário usar durante a semana. Na [pausa de domingo] tem de estar tudo pronto, e é só orientar para usar, na semana que entra. Se guardasse tudo para Domingo não teria nada pronto no final do dia.

*tempo para auto-cuidado

E paciência?! A [pausa de domingo] pode ver grandes sessões de abstracção da minha parte, vendo uma série, ou um filme, que quero ver. Ou, momentos em que procuro estar mais presente, em que faço grandes sessões de brincadeira, passeio, ou estudo com a minha filha.

As “obrigações” do auto-cuidado, vou fazendo ao longo da semana quando é preciso e me apetece. Não tenho paciência para longas sessões de “cenas de gaja“, e recuso-me a pagar horrores para ir pintar as unhas… até porque adoro desenhar, e colar pequenas imagens e brilhantes e afins, algo que faço com muito gosto. E, evito o Ambiente Cabeleireiro, que odeio! Porque, não preciso de juízos de valor sobre o meu cabelo, unhas ou aspecto em geral, só para poderem cobrar o que querem (preço especial, fora da tabela)… ou, ter de levar o próprio amaciador porque cobram 10€ por uma noz do produto?!

***

… Quando mantêm pessoas a trabalhar, muitas vezes, de forma ilegal, e sem lhes pagarem sequer o ordenado mínimo! — fora do tema, mas dentro da actualidade: sim, porque o problema não são os autóctones, a explorar o próximo, e a fugir aos impostos. Nah! O problema não é permitirmos que, num estado de direito, se promovam estas práticas imorais, e ilegais, e não castiguemos os que abusam: os que exploram, magoam, abusam e extorquem as pessoas. Porque, coitadinhos! ter um negócio é difícil. Nah, o problema são os outros…

***

Por isso, auto-cuidado quando representa auto-cuidado a sério, algo que aprecio e que me ajuda a descansar e descontrair. O resto, são obrigações desnecessárias que só contribuem para o meu mal-estar. Dispenso.

*descansar, dormir, e ir para a cama cedo

Ahhh! Adorava. Em especial, nestes dias em que preciso estar acordada às 23h e pronta às 7h (levantada, acordada e com o pequeno-almoço tomado) para tomar medicação… com uma criança investida em não me deixar descansar. Mas, pelo menos, sem dores de noite.

Dormir uma sesta, não fazer nada = descansar, ir para a cama cedo, mesmo se preciso acordar a “meio da noite” (por motivos antes mencionados)… permitir ao cérebro, e ao corpo, tempo de descanso suficiente para recuperar. Este é um objectivo meu para hoje. Veremos como corre.

*

Assim, nesta [pausa de domingo] sugiro: uma leitura desta lista e uma revisão do que fazem, do poderiam tentar adicionar e do que fazem diferente e que funciona para vocês.

Em caso de terem sugestões, deixem-nas nos comentários. Todos nós, os que lêem este blog, agradecemos.

Desejo-vos um Excelente Domingo.

Obrigada e Até Breve!

subscreve mensal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.