5 Regras para escrever um Conto

Mais uns dias, mais algumas directrizes sobre a criação de um Conto. Este tema surgiu no âmbito do Desafio Literário ‘Short Story Writing Challenge 2012’, no qual me proponho a escrever 12 Contos, um por cada mês de 2012. E é um belo mote para este conjunto de artigos sobre a construção de um Conto.

Assim, aqui vos deixo os 5 pontos a considerar ao escrever um Conto.

Regras ou hábitos de escrita? Estas são 5 ‘regras’ que fazem sentido e que por isso reúnem consenso ao serem usadas na elaboração de um Conto.

  1. Usar poucos personagens e contar a história de um ponto de vista – Devido às limitações de formato dos Contos, não haverá espaço para mais do que uma ou duas personagens. É essencial que a caracterização destes seja feita de forma económica, mais ainda se não forem protagonistas da história. Ter apenas um ou dois protagonistas irá limitar a oportunidade de mudar de ponto de vista e, de incluir mais perspectivas.
  2. Limitar o tempo no qual decorre a acção – É impossível ser-se bem sucedido se tentarmos incluir um lapso temporal muito grande. Ao limitar o tempo no qual decorre a acção, podemos focar-nos nos eventos que são realmente determinantes para a narrativa.
  3. Ser selectivo – Todas as palavras utilizadas devem servir para construir as personagens ou para fazer a acção avançar. É preciso evitar palavras que não tenham objectivos concretos que sirvam a história.
  4. Seguir a estrutura convencional da história – Exposição, Conflito, Crise, Clímax e Resolução devem ser usadas como guia, apesar de podermos usar uma estrutura que não inclua todas estas fases. Podemos experimentar coisas novas mas, devemos manter o essencial como o Conflito e a Resolução (em media res) e, não esquecer que as primeiras linhas de texto assim como as últimas devem ser as mais fortes.
  5. Saber quando quebrar as regras – Se quebrar as regras significa contar uma história melhor então devemos fazê-lo. Claro que temos de pensar bem se isso traz valor acrescentado e reconhecer se falhar.

Conhecermos as regras do género literário que vamos usar, definir a estrutura dramática e colocar as perguntas correctas são os três princípios fundamentais da construção duma história.

O meu primeiro Conto está terminado, agora procuro inspiração para uma nova história. E o mês de Fevereiro que é tão curto…

Juntem-se a mim neste desafio de 12 meses/12 contos. Deixem os vossos pensamentos aqui, dêem ideias e, acompanhem este desafio post a post porque no fim aguarda-vos uma surpresa.

ΦΦ

Artigos Relacionados:

7 Técnicas de Escrita – Gerar, Organizar e Usar Ideias

Estrutura Dramática de um Conto

Sobre escrever um conto: 8 perguntas indispensáveis

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: sara.g.farinha@gmail.com

2 opiniões sobre “5 Regras para escrever um Conto”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *