Ano e meio de Goodreads

Há alguns meses escrevi um artigo neste blogue sobre uma nova plataforma online, exclusivamente dedicada aos livros. Desde aí que o Goodreads é parte das minhas redes sociais de eleição.

Começou por ser uma brincadeira, um site engraçado onde podia organizar os livros que tinha lido e aqueles que queria ler. E com todas aquelas capas que proporcionavam um outro charme à tarefa de listar as minhas leituras.

O incentivo à partilha de opiniões sobre os livros lidos, fosse através dos grupos a que aderíamos, fosse através das críticas disponíveis, ajudou a fomentar o bichinho de partilhar aquilo que cada livro me proporcionava. Contribuiu também para reflexão e produção de pequenos textos sobre cada uma das obras lidas.

Depois descobri que podíamos introduzir livros novos, ou seja, livros que não existiam nas bases de dados da plataforma. Assim, contactei pela primeira vez com uma autora que se apresentava como independente, ao registar o seu livro no site, descobrindo que o Goodreads pode ser uma plataforma de contacto entre autores e leitores.

Logo a seguir, aderi ao Desafio Literário que se propõe a contabilizar os livros lidos num ano, servindo-se duma meta definida pelo utilizador da plataforma, o Goodreads Reading Challenge. Este desafio abriu algumas portas mentais porque incentivou a partilha, através dos widgets e das hiperligações entre as várias redes sociais.

A publicação do meu primeiro livro despertou-me para o registo como autora do Goodreads. O registo da minha obra fez com que descobrisse novas funcionalidades desta rede de leitura mundial e tem ajudado na exposição pública, não só da minha obra como do meu blogue pessoal.

E este tem sido um caminho de aprendizagem, entre livros e textos, agregando pessoas e descobrindo novos livros e autores, o Goodreads é uma plataforma de conhecimento e de partilha. E há muito mais para descobrir…

E para vocês? O que representa o Goodreads no panorama geral? Já aderiram a esta rede social? O que pensam das suas funcionalidades?

ΦΦ

Sigam-me no Goodreads

Ou adicionem o meu livro “Percepção”

ΦΦΦΦΦ

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.