Diário de Bordo: Actividades Literárias de Março

Diário de BordoE Março já passou, por isso, vou-me apressar com este Diário de Bordo antes que Abril chegue.

Nos meandros das Publicações:

Ainda no rescaldo da Fénix N.º2, e da publicação do meu conto ‘A Passagem Secreta’, quero deixar-vos aqui o convite oficial para o Lançamento.

Marquem na agenda, dia 7 de Abril às 16 horas no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal no Porto. Autores, organizadores e convidados farão as honras da casa e prometem levar-vos pelos caminhos da ficção científica e da fantasia em Portugal.

Podem ver a comunicação oficial aqui e não se esqueçam de comparecer e demonstrar o vosso apoio a esta iniciativa literária.

Para encomendar um, ou vários, exemplares da Fénix N.º 2 ver aqui…

No passado dia 16 de Março decorreu o lançamento do vol. IV da Antologia de PoesiaLançamento 1 Contemporânea ‘Entre o Sono e o Sonho’, da Chiado Editora, do qual faz parte o meu poema ‘São Horas’. Um evento em larga escala, em vários sentidos, sobre o qual podem ler mais um pouco aqui…

Estão também disponíveis algumas fotografias deste lançamento num dos meus álbuns no Pinterest, que podem ver aqui…

Ainda no âmbito da Poesia e no seguimento do lançamento da Antologia Poética e da celebração do Dia Mundial da Poesia, podem ler uma entrevista minha no portal de notícias da TVI24.pt. Leiam o meu comentário a esta entrevista aqui no blogue e rumem à página da TVI24.pt para lerem a entrevista ‘A Poesia ensina-nos a combater a crise’.

Lá para os lados do Fantasy & Co… em Março, optámos por um tema diferente para o Conto Especial deste mês.

Juntando duas coisas que gosto bastante de fazer, cozinhar e literatura fantástica, deixo-vos os meandros da iguaria ‘Túbaros de Troll Estufados’ e não percam a Receita da nossa convidada especial ‘Pão do Caminho’ por Mogu-Mogu chan.

Quanto aos meus Escritos:

Dragoes SimirContinuo a publicitar o meu conto ‘Dragões de Simir’ disponibilizado através da plataforma da Smashwords. Com 52 downloads efectuados, confesso, tenho-me desleixado um pouco com a divulgação deste meu texto. Para corrigir isto quero convidar-vos a ler e deixarem as vossas ideias e críticas construtivas.

Já sabem podem fazer o download gratuito aqui… ou aqui… e comentarem na mesma plataforma, ou no Goodreads, ou aqui no blogue, ou onde quiserem (e eu consiga ler).

No âmbito da produção de Contos podem espreitar o artigo com o status de Março do Desafio 12 Meses/12 Contos, onde menciono o que tenho andado a fazer… Foi um mês bastante produtivo em que aprendi muito com todos os textos aos quais me dediquei e que espero poder vir a partilhar convosco. Mas isto só mais tarde…

Aqui pelo blogue:

Terminei a série de 6 artigos dos Recursos do Escritor dedicada aos Tipos de Narrativa: Ponto de Vista sob o qual escrevemos uma história. Podem ler o último artigo aqui e reler os anteriores através da consulta da página ‘Recursos do Escritor’.

Em Março anunciei, também, uma nova parceria com o blogue ‘Escriba Encapuzado’ que podem ver em detalhe aqui… Espero que visitem este meu parceiro lá do outro lado do Oceano e, caso sejam autores/escritores considerem participar na série de artigos ‘7 Coisas Que Aprendi’ e partilhem connosco a vossa experiência.Percepção

Outro facto digno de nota foi a reunião de todos os meus textos publicados nos formatos possíveis das redes sociais. Assim, podem espreitar o meu álbum ‘Os Meus Escritos’ no Facebook no meu perfil no Goodreads (está tão mais composto) ou no Pinterest.

As leituras de Março:

Voltei a Richelle Mead, desta vez à série ‘Bloodlines’, e recordei porque gosto tanto das histórias desta autora. Também Karen Marie Moning voltou à lista com o 6º livro da série ‘Fever’ e tenho a dizer que: a Dani é a maior!

Nas novidades li S.E.C.R.E.T. de L. Marie Adeline. Gostei mas não me deslumbrei (e se pensarmos que eu seria o público-alvo, já quer dizer qualquer coisa…). Este é um dos livros sensação do momento que, concedo, tem mais conteúdo do que outras obras do género mas houve ali qualquer coisa que não funcionou muito bem.

the edge of neverA outra novidade (minha, pelo menos) do mês foi Anya Bast e o início da série ‘Otherkin’. Outro(s) que não devo lá voltar tão depressa.

Já o ‘The Edge of Never’ de J.A.Redmerski foi uma agradável surpresa (leiam opinião aqui…).

Noutros géneros tive o prazer de devorar ‘The Last Ringbearer’ de Kiril Yeskov que provou ser um ensaio bastante interessante para os aficcionados do Universo criado por J.R.R. Tolkien. Aconselho aos que gostam de Tolkien e não se ofendem facilmente com extrapolações imaginárias.

Ainda ongoing, e a degustar cada parágrafo, continuo ‘A Sombra do Vento’ de Carlos Ruiz Zafón e o ‘Livro do Desassossego’ de Fernando Pessoa. Aconselho ambos, óbvio.

Acabado o testamento por hoje (é o que dá fazer um mensário da coisa!) assim foi o meu mês de Março. E o vosso? Como vão as vossas actividades literárias?

ΦΦΦΦΦ

Gostaram deste artigo? Então subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

Deixem aqui os vossos comentários ou enviem e-mail para: [email protected]

Um comentário em “Diário de Bordo: Actividades Literárias de Março”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.