Prefiro o silêncio… Para a escrita em si, prefiro o silêncio. Este não me distrai (nem me dá vontade de correr para o WC a cada 5 minutos… cortesia de algum ruído ambiente).
Mas, em algumas outras tarefas do processo criativo, tenho algumas predilecções musicais que, espero, vos sirvam de desbloqueador de ideias, inspiração e, mesmo, ajuda na concentração.
Começo pelo ruído ambiente…
Gosto tanto que, há já uns tempos, comprei um relógio-despertador com esta função específica e 6 sons da natureza à escolha. Muitas vezes é o meu embalo na hora de adormecer.
Rainy Mood onde podem ouvir os sons de uma tempestade;
mynoise.net um gerador de sons que pode ser adaptado às sensibilidades auditivas de cada um. A lista de sons vai mudando à medida que permanecemos na página;
Coffitivity que recria os sons de um coffee shop (vários horários à escolha);
Focus at Will (necessita de subscrição) tem vários géneros musicais à escolha e, diz a publicidade, que contém música cientificamente optimizada para aumentar a concentração;
Quanto a sugestões de listas musicais…
Deixo-vos aqui algumas de que gosto (mesmo) e que podem aceder no meu canal no YouTube dedicado à Inspiração:
Mix – Ludovico Einaudi onde encontram as faixas mais conhecidas deste pianista;
3 Hour Relaxing Guitar Music uma lista de músicas em guitarra acústica;
The Best of Yiruma 21 melodias em piano;
Study Music for Concentration and Improving Focus uma mistura de ritmos e melodias cujo título fala por si;
Mix – Estas Tonne um guitarrista com alguns devaneios poéticos pelo meio das suas músicas. Sou fã, especialmente, após o ter visto actuar ao vivo.
Com todos os dispositivos à nossa volta, claro que existe um programa ou uma
página, ou um canal, que se adequasse às nossas necessidades musicais. Basta aceder ao YouTube, Meo Music, Spotify ou Tune-In, e temos tudo (ou quase) à disposição.
Pessoalmente, prefiro o silêncio quando estou a escrever. Mas noutras tarefas criativas, como pesquisa, partilha de informação nas redes sociais, tarefas mais práticas ligadas ao blogue, ou a outros escritos, uma boa lista instrumental costuma satisfazer-me.
Gosto, também, de aceder a listas de músicas já compiladas, ao invés de criar as minhas, porque assim oiço melodias que não conheço e aproveito a ocasião para me expor a coisas novas.
Prefiro o silêncio durante os meus escritos… porque sou uma viciada em música.
::::::::::::::::::::::::::
Artigos Relacionados:
::::::::::::::::::::::::::
Um comentário em “Recursos do Escritor: Música para os teus Escritos”