Construí este blog, ao longo de 10, longos e turbulentos, anos… como podem ler no artigo sobre o 10.º Aniversário do Blog. Os tempos não acalmaram. A vida não ficou mais desafogada. Pelo contrário.
Agora, tenho uma filha com 16 meses que começou a caminhar há poucas semanas, estacionada, desde que nasceu, no percentil 85… e, eu, meço 1.55m e a minha saúde também deixou de ser o que era (para as mães que me compreendem).
Junto um trabalho a tempo inteiro, uma constante batalha diária com refeições, fraldas e acartar o peso-pesado escada abaixo-escada acima… Tudo o que as pessoas normais têm (as mães escritoras estão por aí?) mais uma dificuldade crónica em aceitar as minhas impossibilidades físicas.
Ainda adicionei uma época turbulenta à minha estabilidade emocional (mais uma vez, só as mães é que vão compreender) e misturei com a minha apetência para a esquisitice daqueles que escrevem porque não têm opção.
Sim, os escritores são esquisitos como tão bem colocou Anne Lamott no seu livro ‘Bird by Bird‘. Podem ler a minha opinião sobre este livro aqui.
Esta personalidade de escritor é tramada para aqueles que, como eu, tentam fazer malabarismo com a vida dita normal. (como tentei ilustrar na minha opinião sobre o livro ‘A Fé de um Esritor’ por Joyce Carol Oates)
Assim, tenho escrito umas coisas e deixado dezenas delas inacabadas. É difícil completar algo quando não temos sossego durante mais do que uns minutos de cada vez. É quase impossível arranjar espaço para escrever quando temos a cabeça cheia de outros problemas práticos e imediatos.
Mas, decidi dar uma nova luz a este blog, e apostar na tríade que serviu de base a este cantinho literário. Assim, reparei que, do mote:
Recursos do Escritor. Arte a Escrever. Engenho a Publicar. Criatividade a Publicitar.
O tema menos abordado tem sido o Publicitar. Isto porque é um tema que me deixa pouco à vontade. De noções básicas, e alguma pesquisa em proveito próprio, é aquele que me deixa menos confortável. Mas, sair da zona de conforto é o caminho a seguir. Share on X
Tal como todos os outros temas que, ao longo deste 10 anos tenho vindo a abordar, também neste posso ir aprendendo à medida que escrevo sobre ele. E, há muitos anos que acompanho o trabalho de pessoas como Seth Godin que têm revolucionado este mundo da publicidade, networking e da auto-publicação. Como podem ver neste vídeo sobre o Networking.
Aprendi, até aqui (nesta escada que teimo em subir: ler mais aqui sobre o medo e a necessidade de subir a escada) que para cada tema que me assusta há umas horas de estudo guardadas e uma aplicação pessoal do que vou aprendendo e partilhando convosco).
Arte a Escrever
Escrever tem sido um tema bastante abordado como podem ler em todos os artigos marcados com #escrever ou #recursos do escritor. (ora, experimentem lá clicar aqui)
Sob a égide de Escrever tenho aprendido sobre como escrever contos e narrativas de diferentes tamanhos, pontuação, sinopses, características de personagens e temas, entre muitos outros aspectos da escrita ficcional.
Na caixinha do Menú Principal onde se lê Pesquisa este Blog coloquem a palavra que procuram e vejam os resultados.
Engenho a Publicar
Tem sido um tema feito de perfis criados em diferentes redes sociais, de auto-publicação, de plataformas utilizadas e projectos em que participei, como podem ler em todos os artigos marcados com #redes sociais #autopublicação e publicação. (cliquem também aqui e leiam sobre as diferentes redes sociais literárias)
Publicar, o grande busílis de todos aqueles que escrevem algo para outrém, é uma noção que tem sofrido grandes alterações neste nosso novo mundo digital.
Os guardiões dos portões (gatekeepers) não perderam as chaves das portas mas esqueceram-se de calafetar os buracos entre ombreiras e ditas. Assim, alguns conseguem passar por esses buracos. Arriscam. Publicam e, consoante persistência e qualidade, acabam por introduzir o seu trabalho no mercado tradicional.
Criatividade a Publicitar
Publicitar tem sido uma miscelânea de redes sociais, com escrever um blog, com sabe Deus o quê.
E, tem sido nisto que tenho vindo a ponderar:
Como posso acrescentar algo a Publicitar? Onde vou buscar Criatividade para o fazer? O que é uma Publicidade Criativa? Onde conquistamos leitores? E, o mais difícil, como não vender a alma (nem a banha da cobra) e obter algum sustento disto?
Continuarei por aqui a colocar estas e outras questões, a tentar encontrar respostas, a partilhar os meus fracassos e (espero eu) sucessos.
Ficam por aí? Partilham os vossos saberes com o resto de nós?
Espero que sim. Porque, Saber partilhado é enriquecimento mútuo. Share on X
::::::::::::::::::::::::::
Um comentário em “Criatividade a Publicitar: o que me tem faltado?”