Novas Modas e um 2018 muito especial

Diário de Bordo

Começo 2018 com um artigo muito especial. Há muito tempo que não escrevia um Diário de Bordo. Isto porque, raramente, me recordava do que havia feito e não queria comprometer-me com coisas a fazer.

Há momentos em que é difícil Ser tudo o que é suposto Ser.

Pelo menos, até me habituar à ideia. Mas podem ler mais sobre isto aqui: Rituais para Criar, Simplificar e Concentrarmo-nos na nossa Arte.

Nestas últimas semanas tenho absorvido uma série de ideias novas (ver a fonte aqui…). Pelo que me pergunto:

Consigo escrever um Diário de Bordo a pensar no Agora?

Desconheço a resposta. Mas vou tentar.

Vou contar-vos umas coisitas sobre o blog.sarafarinha.com e alguns planos para 2018

Sei que muitos de vocês aterraram neste cantinho por acaso. Pesquisaram coisas como “técnicas de escrita”, “exemplo de sinopse” ou  “arquétipos literários” e apareceu este blog. Depois subscreveram ou apenas voltam de tempos a tempos.

Nem só de técnica, ou artigos ‘como fazer’, ele se compõe. Compõe-se de Inspiração, de Sonhos e de Práticas. Rituais e Ferramentas Produtivas. Redes Sociais e Recursos. RECURSOS. Muitos Recursos para quem procura escrever mais e melhor.

Sei que muitos de vocês têm um bichinho da escrita como o meu. Levam-no para todo o lado e acreditam que ele precisa sempre de mais alimento, de mais leituras, e de mais aprendizagem.

Sei que alguns (novecentos e muitos) são utilizadores registados. Este é um número que vai variando mas, regra geral, tem crescido lentamente e de forma segura.

Também sei, ou acredito, que a Moda dos Livros acabou… ou está a acabar. Pelo menos nas Redes Sociais e nos formatos em que a víramos nos últimos anos. Porque o Livro em si e, enquanto existirem Homens, nunca acabará. Felizmente!

Agora que passou a febre, acabou a moda de devorar tudo o que seja Livros Novos, especialmente, novos géneros literários, e seguiram em frente para a próxima loucura social: Lifestyle.

Aqui no blog continuo a partilhar convosco a minha viagem pelos meandros da escrita e a apoiar aqueles que continuam a escrever, a ler e a querer aprender. (Aqui no blog: Ser Escritor em 9 Passos)

Não tenho nada contra outro tipo de temas. São a nova moda e os novos influenciadores (termo giro, não é?!). Só não são para mim. Influencio-me a mim e, na maioria dos dias, com extrema dificuldade.

 

E, é para os que se dedicam ao tema, que continuo aqui. Para os que não desistem mesmo quando já não é moda.

Como decerto repararam, ocorreram algumas alterações visuais aqui no blog. (Viram os quadradinhos ali do lado esquerdo?) Estamos em processo de mudança exterior e interior.

Mas, como também calculam, assim que me proponho a fazer uma coisa, quaisquer circunstâncias da treta apresentam-se para contribuir para o caos. E, assim é!

Por isso, tem sido uma mudança em passo de caracol, como é o meu estilo.

Uma das mudanças dos últimos meses foi o surgimento, de forma mais concreta, do trio que tem sido a força criadora destes últimos anos:

Arte a Escrever, Engenho a Publicar e Criatividade a Publicitar.

Sem nunca esquecer os Recursos do Escritor (Aqui no blog: O que são os Recursos do Escritor? E, como te servem?) como grande tema orientador de quase tudo o que é escrito neste blog. E, dos livros. Os meus amados Livros. (Aqui no blog: A minha Biblioteca)

Vão existir mais umas novidades que têm sido projectadas ao longo deste caminho mas cuja execução tem sido de difícil encaixe. Uma delas passa por pedir o vosso apoio nesta minha cruzada de escrever online, em português, sobre estes temas. Recursos de Escrita em Português não temos muito por onde escolher e foi essa a ideia que me levou a apostar neste blog… há dez anos atrás.

Agora, é altura de vos pedir para participarem activamente.

Assim, irei pedir a vossa ajuda nestes esforços de manter e desenvolver o ‘Sara Farinha – Recursos do Escritor’, uma vez que não acredito em publicidade aleatória e há muito pouca publicidade que considero relevante, útil e compensadora. (E, odeio banha da cobra.) Mas, sobre isto, falarei mais à frente.

Por agora, e se desejam apoiar este projecto, podem começar por comentar este artigo, ou outro em que tenham algo a dizer. Comprar o meu livro de ficção ‘Percepção’ (podem contactar por e-mail). Fazer o download grátis do meu conto ‘Dragões de Simir’ no Smashwords (partilhar e deixar uma opinião no site). E, mais para a frente, vão ter oportunidade de participar noutros desafios e projectos.

Irei, também, apresentar-vos uma ou duas modernices neste âmbito dos patrocínios (que espero conseguir desenvolver em tempo útil).

A primeira já está visível no menu principal e no fim deste artigo. Peço a vossa ajuda para manter o blog através da doação em criptomoedas. O vosso contributo é essencial para suportar o tempo e as despesas que este espaço virtual envolve.

A segunda modernice ainda está em desenvolvimento…

Há uns meses embarquei numa viagem em direcção a uma coisa chamada minimalismo ou simplicidade. Sim, sim, não me escapa a ironia de ter começado por dizer que blogs de estilo de vida não eram a minha cena. E, não são. Mas, e isto é a mais pura verdade, já não consigo viver no meio de tantas coisas às quais é preciso dar atenção. E, isto, também é importante para a manutenção do blog.

Horroriza-me o quanto é preciso limpar e arrumar, e voltar a arrumar, apenas para nunca voltar a usar ou a desfrutar do conteúdo do objecto. Irrita-me a quantidade de complicações e minúcia que criei para processos que se querem descomplicados. 

Chega de coisas sem real valor e, acima de tudo, chega do peso, metafórico e real, que esses objectos/processos trazem consigo. Click To Tweet

Dei os primeiros passos no sentido de aliviar as minhas estantes de livros, que não tenciono voltar a ler. Caso isto se altere poderei adquirir a versão kindle. Sei que a minha família agradece. Menos estantes equivale a mais espaço para a minha bebé correr à vontade.

Livrei-me de muitas outras coisas. Quem acumula 70 pares de calças de ganga que nunca veste??? E, que agora (pós-gravidez), nunca mais irá vestir??? Tudo fora! Doei, vendi, reciclei, deitei fora. E, garanto-vos que, ainda sobraram demasiadas coisas.

Nos últimos meses preparei a escolha e transição para a Palavra Orientadora para 2018. Expressão é um termo mais exacto.

2018 será o ano do Crescimento Criativo.

Outra novidade é Relançar o projecto 12 Meses/12 Contos. Lembram-se dele?

Avanço por Janeiro a trabalhar no conto do mês… aos bocadinhos, como é tradição. Mas, mais sobre isto no próximo artigo e no Menú principal.

Convido-vos a reservarem tempo para a vossa escrita e voltar à ficção. Doa o que doer!

Com todas estas novidades a decorrer (e mais umas que não pertencem aqui a este espaço) sinto necessidade de partilhar convosco o que ando a fazer, a escrever, a desejar que quem segue este blog o faça também. 

Cá estaremos para descobrir a nova moda, adoptá-la ou ignorá-la, e continuar a perseguir o Sonho… de forma sustentável e real. Espero que o façam também.

É tempo de lutar pelos nossos sonhos.

Subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

Donate! Help support this site!

 

 

 

4 comentários em “Novas Modas e um 2018 muito especial”

  1. Fazia um tempo que eu não passava por aqui. Também tomei a decisão de investir mais na escrita esse ano, isso que me fez voltar ao seu blog.
    Fiquei feliz de ver a movimentação por aqui, me motivou bastante. Vou participar do projeto 12 Contos. Estou atrasada com janeiro, mas acho que consigo colocar em dia em fevereiro ou março. o que importa é completar os 12.
    Parabéns pelo retorno.
    Até mais.

    1. Obrigada, Ana.
      Fico muito feliz pelo seu comentário. Seja bem-vinda ao 12 Meses/12 Contos.
      Que 2018 seja o ano que faz a diferença nos nossos escritos.

      Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.