“Wednesday” é amanhã… e o macabro?!

série wednesday

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

Hoje quero recomendar-vos uma série. Escrevo isto porque ainda não recuperei da maratona da série, em que embarquei no fim-de-semana que passou, e porque acredito que as coisas boas devem ser partilhadas.

Não me recordo da última série que me cativou para uma maratona. Não é que não tenha visto séries, porque vi mas, nenhuma me enredou o suficiente para ver os episódios todos de seguida. O que acho que seria um princípio de recomendação por si só…

No entanto, quero acrescentar mais uns motivos para recomendá-la.

Primeiro, ainda não me esqueci do que vi… ou segundo, porque o primeiro ponto foi o ver em modo maratona.

Mas, chega de suspense. Falo da série Wednesday uma produção Netflix.

Wednesday é uma personagem da Família Adams que, para mim, surgiu no filme A Família Adams, de 1991, inspirado na obra do cartoonista Charles Adams.

Recordo-me de ter visto o filme no cinema e de ter estranhado tanto que adorei. Não que me surpreendesse, sempre fui mais chegada a um estilo mais negro, mesmo se não lhe pudesse chamar gótico.

As partes mais nojentas do filme de 91 foram ignoradas, como aranhas e comidas estranhas, porque a maioria do filme era divertido pelas suas surpresas.

A série Wednesday surge agora ligada ao nome Tim Burton, como Director de 4 de um total de 8 episódios da série. Ligar Tim Burton a Adams Family não me surpreende, e até faz um certo sentido. Burton tem sido um grande impulsionador do macabro, e da visão gótica, em muitos dos seus trabalhos.

Claro que as referências ajudam a construir uma boa história, assim como a companhia de boa (e adequada) música. Não posso deixar de mencionar a participação dos Apocalyptica, com a versão de ‘Nothing Else Matters’ dos Metallica, na banda sonora.

Nem tão pouco deixar de mencionar a música, interpretada pela personagem principal, em violoncelo…

Para além da ambiência que ajudou a caracterizar esta série, sem se colar demasiado ao que já tinha visto em ‘The Adams Family’, Wednesday surge como uma personagem de pleno direito, numa construção e desenvolvimento que acompanha a história, que cresce e muda, sem nunca perder aquilo que a define como indivíduo.

O mistério que se desenrola nestes episódio é interessante e está bastante bem conseguido. Intriga em suficiência para nos deixar presos à história e tem variedade de personagens e de histórias que ajudam a passar umas horas engraçadas.

Apesar de ter equacionado a princípio quem poderia ser o vilão desta história (não faço spoilers aqui!), temos tantas opções que só no final conseguimos descobri-lo com certeza, acompanhando Wednesday enquanto ela o encontra.

É uma série interessante, pela diversidade que tem, é divertida, com muitos momentos emocionantes, é cativante pela estranheza que suscita.

E, sendo feita de personagens e ambiências mais juvenis, a verdade é que os seus temas, estilo, composição e escrita são adequados a qualquer bom amante de Fantasia, Fantástico, Horror e Mistério.

Aconselho…

Mas, isto já tinha dito. Se não aconselhasse, não estaria a escrever sobre isto! Existem motivos para ser um sucesso e, para além duns momentos bem passados (coisa que qualquer criador aprecia), tem muito para nos ensinar sobre boas histórias, quando contadas visualmente.

Já viram? O que acharam?

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.