Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.
Reparei que não partilhei, aqui neste espaço, o meu objectivo de leitura para 2023 e como penso atingi-lo!
Continuo a registar tudo o que leio no Goodreads Reading Challenge sendo que, este ano, defini um objectivo de 60 livros lidos em 2023. Contudo, decidi mudar um pouco o método de escolha das minhas leituras.
Assim, imaginei o #Read or DNF’it Reading Challenge
Isto porque, padeço de uma circunstância um pouco chata, no que se refere à escolha dos livros que leio…
Por um lado, sinto-me incapaz de adquirir um livro e não o iniciar quase de imediato. Por outro lado, depressa me esqueço de regressar a ele e acabo por o encostar sob a promessa de voltar a ele em breve.
… começo e não continuo a ler o que comecei. E, isto nada tem a ver com estar a gostar do que estou a ler. É uma coisa que faço.
Mas, sobre o início deste desafio, podem ver o vídeo no Vlook: Read it or DNF it Challenge for 2023 📚📖✍️
Assim, a minha proposta para 2023 é terminar uma quota mínima de livros por mês, retirados deste grupo que comecei a ler e não terminei. A escolha destas leituras é feita de forma aleatória, através da escolha de papelinhos retirados de um frasco.
Caso não consiga terminar algum deles, arquivá-lo-ei em definitivo. Sim, porque isto de ter uma montanha de títulos em andamento, e não os ler, causa-me uma sensação de falhanço/obrigação que não preciso na minha vida.
Em contrapartida, se terminar os 4 livros que defini como a quantidade mensal, deixando assim margem para ler outros fora deste desafio ali pelo meio, atribuo-me uma recompensa.
Em Janeiro, registei em A week of readings for the Read it or DNF it Challenge for 2023 📚📖✍️ o estado das minhas leituras para este desafio.
Acabei-os quase todos (ainda estou a terminar ‘Business for Authors’ porque levo sempre muito tempo com os não-ficção) e ainda li ‘Atlas Six’, sobre o qual podem ver a minha opinião no vídeo já aqui em baixo, e ‘Finale’ de Becca Fitzpatrick… porque não podia deixar a série inacabada, não é?
E, no início de Fevereiro, fiz o resumo de leituras do mês em Books Read, Books to Read, Rewards of the January Read or DNF It Reading Challenge for 2023 📚📖✍️ … com direito a recompensa.
Para já, e ainda na primeira semana de Fevereiro, posso avançar algumas coisas que tenho notado:
- Janeiro foi bastante produtivo quanto a leituras. Li bastante, livros que queria ler de facto, e que as circunstâncias (aka eu) não me permitiram fazer antes.
- Estou a apreciar bastante esta organização das minhas leituras e a encontrar algum ritmo nos meus esforços para continuar a manter-me fiel ao que estou a ler no momento.
- Deixo espaço para incluir outros livros fora das minhas “escolhas” para o desafio, o que me ajuda a ler os que defini como prioritários.
- Como ler bons livros alimenta a minha vontade de continuar a ler, tenho passado uns bons momentos focada neles.
- Nem todos os meses vão ter resultados assim tão positivos e é provável que Fevereiro veja já o primeiro DNF’it! (conseguem ver qual é o difícil deste grupo?)
Mas, o que importa de facto é que reencontrei a vontade de ler estes livros, aquela que senti quando os adquiri e comecei a ler pela primeira vez.
Assim, convido-vos a seguir este #Read or DNF’it Reading Challenge, aqui no blogue ou no Vlook no YouTube.
Já agora, relembro-vos para subscreverem o Vlook para não perderem nenhum vídeo semanal.
Obrigada e Até Breve!
***
Uau, que meta ambiciosa, 60 livros no ano! Também tento ler 4 livros no mês, embora nem sempre consiga.
Tenho por hábito fazer anotações durante as leituras, marcando citações, o que acabou se tornando um projeto pessoal, o site: componentec.com.br
Então minha meta de leitura está atrelada ao componentec.com.br , estou com 37 livros registrados lá, 1.298 citações. Gostaria muito de chegar a 100 livros em 2023. Será que consigo?
Olá Amanda. Nem todos os anos atinjo a meta, mas tento sempre estabelecer um objectivo que sei que posso cumprir 🙂
Também adoro anotar e retirar citações. Partilho esse gosto consigo.
100 livros como meta é ambicioso mas é possível. Desejo-lhe sorte nessa empreitada!
Fui espreitar o seu site e quero dar-lhe os Parabéns por esse projecto. Adorei!
Obrigada pelo comentário.
Até breve!