Uma pausa em Fevereiro. Criatividade vs. Productividade: a eterna batalha

pausa

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

Já calcorreamos pelo mês de Março e, tenho a sensação que, ainda agora o ano começou, e já estamos a uns poucos dias do fim do primeiro trimestre.

Como é fácil perceber, tirei uma semana de pausa dos blogs, e de publicar conteúdos, durante o mês de Fevereiro. Fiz, também, uma pausa do YouTube. E, tirei um mês de pausa de Instagram e de Facebook (e de Pinterest, e Twitter).

Porquê?

Porque sim. Porque senti necessidade de me afastar das redes sociais e das rotinas destas. Porque, e aqui vou usar uma referência que adoro e à qual recorro amiúde, precisava re-encher o poço criativo.

poço criativo
Representação do poço criativo.

Precisei reorganizar os meus esforços. Precisei de reforçar o foco nas actividades que acrescentam valor às minhas práticas criativas. Precisei localizar, de novo, aquelas acções que me mantêm motivada e preparam para ser mais produtiva.

Ninguém é criativo na ponta de um chicote. Mesmo se quem segura o cabo deste é a nossa própria mão.

Objectivos e Esforços Criativos só fazem sentido se funcionarem de forma coerente e em conjunto.

Como crio retorno naquilo que faço? Como faço mais, e melhor, para garantir retorno? Que acções devo tomar? Que esforços devo empreender?

Procurar as pausas para responder a estas perguntas, assim como outras, é importante.

Ser Criativo significa…

  • agir de formar imprevistas e curiosas que potenciem o melhor resultado possível, seja qual for a actividade a que nos dedicamos.
  • encontrar soluções alternativas, caminhos paralelos, novidades naquilo que já conhecemos bem.
  • acrescentar ao que já existe através da nossa visão pessoal.

Ser Produtivo significa…

  • colocar esforço constante e criar algo de forma sustentável, permanente e contributiva.
  • desempenhar acima de qualquer elemento dissuasor que ocorra.
  • aparecer, não importa o que aconteça, e desempenhar dentro daquilo que é uma rotina consistente, mesmo que o resultado não seja o mais criativo possível.

Como alinhamos criatividade e produtividade?

Com muita força de vontade e resiliência. Com o estabelecimento de objectivos SMART. Com pausas estratégicas para não perdermos o gosto pelo que estamos a fazer, nem o rumo para onde desejamos navegar, ou a capacidade inventiva que nos distingue do que veio antes e/ou existe neste momento.

Ser-se produtivo pode atirar o nosso compromisso com a criatividade às urtigas?

Por vezes, parece que sim. Mas, facto é que, é a rotina, a prática consistente e regrada, que estimula o acto criativo.

É aparecer todos os dias para aquela prática criativa que nos alimenta a criatividade. Porque permite o espaço, o tempo, a dedicação, a envolvência no acto de criação.

E, é suposto a Productividade colocar-nos a trabalhar de formas melhores, para que os resultados surjam sem o burnout que o esforço extremo implica.

É em modo de contemplação, das respostas às perguntas acima, que vos deixo com este que é o primeiro artigo do mês de Março aqui no blog.

Já subscrevem este blog? É só colocar o vosso email e carregar no botão. Sejam um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.