Olá a todos! Sejam bem-vindos a esta [pausa de domingo].
Hoje mudou a hora. À 1 da madrugada o relógio avançou para as 2. Discordâncias à parte, a verdade é que esta pequena mudança tem um impacto significativo no dia de hoje.
Temos uma hora de vida descontada ao nosso Domingo. Adormecemos mais tarde. Acordamos com a sensação de que já nos devíamos ter levantado há, pelo menos, 60 minutos atrás. E, temos todos os que nos rodeiam, a experienciar o mesmo tipo de confusão cognitiva sobre que horas são, e para onde foi aquela que nos fugiu.
Este é um evento que pode contribuir para a sensação esquisita de que o tempo foge de nós sem que possamos fazer algo sobre o assunto.
Este sentimento de inquietação não contribui para um dia mais feliz. Não pode.
Ontem, comecei a folhear um livro novo. Chama-se “Hygge – O segredo Dinamarquês para ser Feliz” de Meik Wiking.
Não há nada melhor para começar este Domingo do que pegar num livro lindo.
Eu tenho o melhor emprego do mundo. Estudo o que faz as pessoas felizes. No Hapiness Research Institute, um grupo de reflexão independente vocacionado para o bem-estar, a felicidade e a qualidade de vida, estudamos as causas e efeitos da felicidade humana e trabalhamos no sentido de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do mundo inteiro. – Meik Wiking
Li a aba, sobre Meik Wiking, a contracapa e a Introdução, e folheei-o para ver algumas das imagens e fotografias incluídas nesta obra.
Só este pedacinho de livro, já me deixou com um sentimento de felicidade.
Parece tolo? Não é. Afinal, quando gostamos de ler, e pegar em livros, e viver com o objecto em si, e eles proporcionam isto.
Entre o meu Cappuccino, este livro, o meu computador (para escrever este artigo), e um vídeo como som de fundo, e sinto-me feliz.
E, é melhor aproveitar estes momentos matinais, porque a tarde não será calma. Diz que a minha miúda tem duas festas de aniversário em simultâneo… Vinte, ou trinta, miúdos de 7 anos a correr, significa que não será uma tarde calma.
Em “Hygge” diz que a Luz é importante.
No capítulo sobre Luz, os Dinamarqueses identificam a luz das velas como um factor de bem-estar e, portanto, um elemento da felicidade.
Por aqui, diz que a luz também é muito importante.
A Primavera começou. O sol espreita com maior intensidade e, em muitos dias, já experienciamos os nossos dias solarengos e de calor. Já visto t-shirts! EU!, que nem há duas semanas precisava de três camisolas de lã/malha para me sentir confortável.
O Sol é importante para o nosso humor e bem-estar.
Não faltam estudos que correlacionam estes factores.
Por isso, deixo-vos com estas ideias para hoje. Apreciar um pouco de sol, procurar a companhia de uma vela acesa (cuidados acrescidos com o fogo, sim?), um bom livro (seja ele qual for) e uma caneca de qualquer coisa que seja saudável para vós e anime o espírito.
E, procurar o contentamento nas nossas actividades para hoje.
Afinal, não há felicidade que nos seja externa. Temos de estar presentes para ela e fazer aquilo que nos ajuda a sentir, de alguma forma, mais contentes com este momento em que estamos.