Muda a Hora e Ser Hygge Feliz

hygge

Olá a todos! Sejam bem-vindos a esta [pausa de domingo].

Hoje mudou a hora. À 1 da madrugada o relógio avançou para as 2. Discordâncias à parte, a verdade é que esta pequena mudança tem um impacto significativo no dia de hoje.

Temos uma hora de vida descontada ao nosso Domingo. Adormecemos mais tarde. Acordamos com a sensação de que já nos devíamos ter levantado há, pelo menos, 60 minutos atrás. E, temos todos os que nos rodeiam, a experienciar o mesmo tipo de confusão cognitiva sobre que horas são, e para onde foi aquela que nos fugiu.

Este é um evento que pode contribuir para a sensação esquisita de que o tempo foge de nós sem que possamos fazer algo sobre o assunto.

Este sentimento de inquietação não contribui para um dia mais feliz. Não pode.

Ontem, comecei a folhear um livro novo. Chama-se “Hygge – O segredo Dinamarquês para ser Feliz” de Meik Wiking.

Não há nada melhor para começar este Domingo do que pegar num livro lindo.

Eu tenho o melhor emprego do mundo. Estudo o que faz as pessoas felizes. No Hapiness Research Institute, um grupo de reflexão independente vocacionado para o bem-estar, a felicidade e a qualidade de vida, estudamos as causas e efeitos da felicidade humana e trabalhamos no sentido de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do mundo inteiro. – Meik Wiking

Li a aba, sobre Meik Wiking, a contracapa e a Introdução, e folheei-o para ver algumas das imagens e fotografias incluídas nesta obra.

Só este pedacinho de livro, já me deixou com um sentimento de felicidade.

Parece tolo? Não é. Afinal, quando gostamos de ler, e pegar em livros, e viver com o objecto em si, e eles proporcionam isto.

Entre o meu Cappuccino, este livro, o meu computador (para escrever este artigo), e um vídeo como som de fundo, e sinto-me feliz.

E, é melhor aproveitar estes momentos matinais, porque a tarde não será calma. Diz que a minha miúda tem duas festas de aniversário em simultâneo… Vinte, ou trinta, miúdos de 7 anos a correr, significa que não será uma tarde calma.

Em “Hygge” diz que a Luz é importante.

No capítulo sobre Luz, os Dinamarqueses identificam a luz das velas como um factor de bem-estar e, portanto, um elemento da felicidade.

Por aqui, diz que a luz também é muito importante.

A Primavera começou. O sol espreita com maior intensidade e, em muitos dias, já experienciamos os nossos dias solarengos e de calor. Já visto t-shirts! EU!, que nem há duas semanas precisava de três camisolas de lã/malha para me sentir confortável.

O Sol é importante para o nosso humor e bem-estar.

Não faltam estudos que correlacionam estes factores.

Por isso, deixo-vos com estas ideias para hoje. Apreciar um pouco de sol, procurar a companhia de uma vela acesa (cuidados acrescidos com o fogo, sim?), um bom livro (seja ele qual for) e uma caneca de qualquer coisa que seja saudável para vós e anime o espírito.

E, procurar o contentamento nas nossas actividades para hoje.

Afinal, não há felicidade que nos seja externa. Temos de estar presentes para ela e fazer aquilo que nos ajuda a sentir, de alguma forma, mais contentes com este momento em que estamos.

Desejo-vos  uma excelente pausa de domingo.

Já subscreves este blog?

É só colocar o email, carregar no botão, e receber todos os artigos na tua Inbox. Recebes também a Newsletter semanal, exclusiva para os Subscritores do blog.

Sê um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

Obrigada e Até Breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.