Frederico Garcia Lorca no Baú de Referências

Frederico Garcia Lorca

Olá! Sê bem-vindo a este [baú de curiosidades literárias].

Frederico Garcia Lorca (1898 – 1936), poeta, dramaturgo e director de teatro espanhol, cuja popularidade e influência na literatura é de notar. Lorca deixou um legado de importantes obras-primas da literatura, algumas publicadas após a sua morte.

Estudioso de música, na sua adolescência, não o impediu de se dedicar à escrita, fazendo parte do movimento literário Geração de 27 (grupo formal de pessoas, ligadas à literatura que, entre 1923 e 1927, desejavam as formas vanguardistas na arte e na poesia). O início da sua escrita veio aos 18 anos, após a morte do seu professor de piano, em 1916.

Os seus primeiros escritos inspiraram-se nas formas musicais, chegando mesmo a escrever ensaios sobre flamengo.

Em 1914, inscreve-se na Faculdade de Granada para estudar Filosofia, Letras e Direito, onde convive com outros intelectuais. Em 1919, muda-se para Madrid, onde continua os seus estudos, e onde contacta com outros artistas como Luis Buñuel e Salvador Dali, Alfonso Reyes, José Ortega y Gasset, Albert Einstein, Paul Valéry e Marie Curie.

A primeira obra poética de Lorca foi publicada em 1921, intitulada ‘Livro de Poemas’, onde explorava temas como a fé religiosa, o isolamento e a natureza.

ode a salvador dalí

Grande parte dos seus primeiros trabalhos baseiam-se em temas relativos à Andaluzia, à música, e ao folclore regionais, e aos ciganos, a sua obra mais conhecida, intitulada ‘Romancero Gitano’, foi publicada em 1928, e é — cada vez mais — ainda hoje, uma obra a explorar.

Influenciada pela cena avant-garde espanhola, Lorca considerava o “Romanceiro Cigano” como um altar da Andaluzia escondida.

… obra poética “Romance cigano” foi escrito e publicado pelo poeta Federico García Lorca no Ano 1928 e é uma composição de um total de 18 romances, cujos temas giram em torno do mundo mítico dos ciganos, tratando de temas tão universais quanto o trágico destino que nos acompanha a todos em um momento de nossas vidas, a frustração de coisas desejadas mas não alcançadas , culpa por sentir e fazer certas coisas, etc.” — em ActualidadLiteratura

A cultura local, as tradições dos ciganos espanhóis, a vivência diária de pessoas e povos, os seus cavalos, rios, crimes e pobreza, são reunidos nestes poemas, demonstrando o profundo conhecimento, e a mestria lírica de Lorca, ao escrever sobre eles.

romance da lua

Como estudante, conheceu uma série de artistas importantes na época, nomeadamente, Salvador Dalí, que se diz ter sido um dos motivos para a mudança de Lorca para Nova Iorque, assim como um afastamento dos seus amigos da época.

Em Nova Iorque, onde prosseguiu os seus estudos na Universidade de Columbia (1929-1930), inicia o seu período de poesia surrealista, manifestando desprezo pelo modo de vida norte-americano, e horror pela brutalidade da civilização mecanizada, nas chocantes imagens do “Poeta em Nova Iorque”, publicado em 1940.

Em 1931, regressa a Espanha e dedica-se ao teatro. Fundador da companhia ‘A Barraca’, continua a escrever agora este formato teatral em drama, farsa e tragédia. A Guerra Civil Espanhola leva-o ao sítio errado, na hora errada, e culmina no seu desaparecimento.

A sua morte é assumida, após curto cárcere e, apesar de se desconhecer o paradeiro do seu corpo, assim como se desconfiar dos motivos que reclamaram a sua existência neste mundo, sabe-se que a perseguição política à época, foi um dos motivos para a sua execução, assim como a sua preferência sexual.

A localização exacta dos seus restos mortais é, ainda hoje, um tema controverso e um mistério, aparentemente, insolúvel. O que adensa as perguntas em volta da vida deste escritor… e, alimenta as obras nascidas em sua descoberta e homenagem.

Retive esta frase: sua linguagem é uma fusão do popular e o culto, esta numa referência a “Romanceiro Cigano”.

A classificação, mesmo oposição, entre popular e culto é um tema que sempre me causou alguma confusão. Lido mal com ambos os conceitos, daí a referência ter-me causado estranheza.

“A poesia Lorquiana é o reflexo de um sentimento trágico da vida, e está vinculada a diferentes autores, tradições e correntes literárias. Nesta poesia convivem a tradição popular e a culta.”Wikipédia

Muito há de curioso a ser investigado na vida e obra de Frederico Garcia Lorca. No meu caso, a começar pela recorrente troca de nome, Frederico por Gabriel, que não consigo evitar, sem compreender porquê.

Obrigada e Até Breve!

subscreve mensal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.