13 pensamentos em “Recursos do Escritor: Regras para escrever bons diálogos”

    1. Olá, Alberto. Não sei se é uma questão de escolha. Convencionou-se que, em ficção, o travessão é o mais utilizado nos diálogos. As aspas sobrecarregam o texto, e são desnecessárias, do ponto de vista do leitor. Bons diálogos são aqueles que o leitor compreende sem ser necessária a pontuação excessiva. É sempre importante observares o que é mais comum no género literário que escolheste para a tua obra.

  1. Adorei as dicas e estou com uma dúvida. Como faço para colocar os pensamentos do meu personagem para o leitor? Li em outros sites que se pode usar as aspas e outros que elas são um erro. No geral, qual é o mais correto para se usar e se tem outras formas de colocar, quais são?

    1. Bom dia Marconi, em ficção as aspas são utilizadas em diálogo normal, não em diálogo interno. Apresentar os pensamentos da personagem está, directamente, relacionado com o ponto de vista que escolheste para contar a tua história.
      Sugiro que leias sobre os tipos de POV existentes. Podes começar por aqui:
      http://blog.sarafarinha.com/2013/02/14/recursos-do-escritor-qual-e-o-teu-ponto-de-vista-a-narrativa-na-3a-pessoa-subjectiva/

      E, tens outros artigos sobre os diferentes tipos de POV que podes utilizar, que podes ler aqui: http://blog.sarafarinha.com/?s=ponto+de+vista

      Obrigada pelo teu comentário e espero ter sido útil.

      Sara

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *