A Viagem Criativa do último trimestre

diário de bordo

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

Este é um Diário de Bordo, um artigo que se propõe a revisitar os projectos criativos dos meses anteriores, os progressos feitos, e o rumo a seguir.

Gosto de partilhar os meus Diários de Bordo quando sinto que mudanças houveram que podem ter impacto naqueles que seguem o blog. Em especial, se retirarem alguma coisa de positivo dos meus erros e falhanços.

Afinal, partilho convosco a maioria dos meus projectos criativos, no intuito de vos inspirar a pertencer de forma mais aberta a esta comunidade de leitores/escritores/criadores criativos.

A ideia é que subscrevam este blog e sejam um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos, encontrando inspiração, sentido de comunidade, e força, para perseguirem os vossos próprios desejos e rotinas criadoras.

Desejo que, este cantinho virtual possa inspirar-vos a olhar para a vida de uma forma mais bonita e inspiradora, para que possam descobrir as pequenas coisas que vos trazem felicidade criativa.

Ou, pelo menos, é o que gostaria de inspirar nos que lêem este blog, outros blogs, vídeos, e que me seguem nas restantes redes sociais.

Fevereiro foi um mês tramado. Eu juro que não reclamei 2023 como meu! Mas, parece que o Universo gosta de me atirar possibilidades e oportunidades de crescimento. O que não faz mal, desde que se resolva.

E, apesar do meu sistema imunitário se encontrar, de certa forma, em guerra comigo (constipações atrás de constipações. Já chega, não?!) Descobri forças para mudar algumas coisas importantes.

Mudanças Pessoais

Café.

Pois, diz que abandonei o café por um período de tempo que desejo ser permanente. Adoro café. Faz-me mal por diversos motivos mas, acima de tudo, porque não lhe resisto. Assim, deixei o café há umas semanas (quantas? nem sei).

A princípio, e após deixar de sentir aquelas dores de cabeça derivadas da privação, não custou nada. Foi largar e continuar a repetir, e verificar que a presença do café não acrescentava nada de positivo à minha vida.

Depois, veio a parte do “ia saber-me bem um cappucino“…

Neste momento, pretendo beber café apenas em ocasiões muito especiais. Um a cada semana, ou algo do género. E, não regressar ao ” só um por dia” porque o meu sistema nervoso não aguenta. Até porque, também não posso beber leite, devido à dieta cetogénica (à qual regressei há poucos dias) pelo que lá se vai o cappucino pela janela.

Com a saúde debilitada, tive o que penso terem sido duas recaídas na constipação de Janeiro, sei que comer hidratos de carbono e açúcares não ajudam, pelo que estou em processo de me re-convencer a voltar à dieta cetogénica. Sem falar no peso, que vejo aumentar de forma imediata assim que deixo a dieta keto, como gosto de lhe chamar.

Notion

Entretanto, reconfiguro os meus processos produtivos e procuro encaixar a incerteza dos dias que se seguem. Como leram no artigo ‘Notion’ do que é Positivo, na [pausa de domingo] desta semana, estou a descobrir a aplicação ‘Notion‘.

Ainda estou a estudar possibilidades, e a afinar o que preciso que funcione de determinadas maneiras mas, posso dizer-vos que passei muitas das que eram as minhas práticas de journalling, listas de afazeres, e coisas que tais, para esta aplicação.

Para já, a minha experiência tem sido positiva porque me permite ter acesso a tudo online, dos vários aparelhos que uso, com a possibilidade imediata de registar o que preciso, não estando em casa.

Desafios Criativos

#Read or DNF’it Reading Challenge

Continuo o #Read or DNF’it Reading Challenge. Com um objectivo de ler 60 livros em 2023, decidi alterar o método de escolha das minhas leituras.

Assim, a minha proposta para 2023 é terminar uma quota mínima de livros por mês, retirados deste grupo que comecei a ler e não terminei. A escolha destas leituras é feita de forma aleatória, através da escolha de papelinhos retirados de um frasco. – artigo Read or DNF’it Reading Challenge para 2023

Em Janeiro, li os quatro livros sorteados. Em Fevereiro, nem por isso. Mas este é um ponto de situação que deixo para o Vlook, ou para um artigo diferente deste.

Desafio Características da Resiliência

Continuo o Desafio Criativo de 2023: Características da Resiliência. Este é um desafio que se centra na pesquisa direccionada de alguns conceitos específicos. Em 2023, decidi investigar melhor o que significa a Resiliência e como esta contribui para a vida criativa.

Este é um desafio anual, pelo que vou trabalhando ao longo do mês, seguindo um subtema específico.

#The100DayProject

Com início a 22 de Fevereiro, e término a 1 de Junho este é um desafio online em que nos comprometemos a criar algo, durante 100 dias seguidos.

Vejo muito valor na prática focada, e repetitiva, pelo que compreendo os benefícios de participar neste desafio para os meus projectos de criação literária. Não posso dizer que este desafio está a correr como desejava, mas vou fazer o melhor que consigo.

Exercise my Self Discipline Challenge 📚📖✍️

Em formato vídeo, decidi completar o desafio pessoal, proposto pelo livro “The Neuroscience of Self Discipline” de Ray Clear. Podem ver tudo sobre este desafio no vídeo da semana no Vlook.

Foi interessante e motivador. Gosto de compreender como as coisas funcionam para poder melhorar aquilo que consigo e, sinto que, estes livros e exercícios contribuem de forma positiva para os meus objectivos.

Desafio Momentos Criativos no Instagram

Em Março regressei às redes sociais e, o que faz sentido para esta minha vida criativa é partilhar aquilo de que gosto, e com que espero inspirar e entreter os outros, através do Instagram / Facebook.

Adoro fotografar e filmar. Adoro partilhar conteúdos sobre escrita, livros, citações e a vida criativa. Adoro envolver-me no processo de criar uma hist´oria em vários momentos do meu dia.

Se ainda não me seguem no Instagram ou no Facebook, convido-vos a Gostar das minhas páginas e irem seguindo os motes, para dias cheios de momentos criativos.

Outros Eventos Importantes

Aniversário do Blog

Em Fevereiro, a dia 13, celebro o aniversário deste blog. Há 16 anos atrás publicava o primeiro artigo do que viria a ser um longo caminho deles.

Dediquei-me a alguns momentos de reflexão e, depois, regressei ao trabalho. Não faço um tusto com este blog, pelo contrário, pago por ele, mas não há forma de conseguir abandoná-lo. Não é uma plataforma de autor, é uma plataforma de vida.

Pausa em Fevereiro

Entre doenças, contratempos, festejos de Carnaval (e artes manuais à mistura), vi-me forçada a fazer uma curta pausa de certas actividades, nomeadamente, as redes sociais, vídeo e uns artigos para os blogs.

Precisei dar atenção a outras coisas, reencher o poço criativo e descansar um pouco da rotina criativa. Sim, isto é algo que faço amiúde. Não gosto da sensação de abandonar os meus projectos, mas gosto menos da impossibilidade de criar algo que me agrade, porque costumo ir à exaustão quando não me obrigo a parar e, nesse ponto, não faço nada de que goste.

Primeiro rascunho do plano do segundo livro da série ‘Os Metamorfos’

Eu estabeleci datas, e incentivos, e motivos, e cenas… mas, verdade seja dita, estou a processar algo sobre esta história que ainda não consegui visualizar.

Falta-me qualquer coisa, um vislumbre dum caminho para esta série, no qual preciso trabalhar. Não desisto, mas está complicado de deslindar por onde sigo neste caminho.

Por onde vou? O que pretendo fazer?

Sei que odeio desistir. Odeio!

E, no entanto, acontece de forma mais frequente do que gostaria de admitir.

Pretendo continuar a alimentar todos estes projectos criativos, todas estas mudanças na minha vida, procurando encaixar da melhor forma que me for possível, tudo o que for novo e desconhecido.

Também pretendo disciplinar-me melhor para continuar a perseguir objectivos.

Igualmente, pretendo motivar-me a aparecer da melhor forma que me for possível para que quem lê, vê e segue, se sinta inspirado a perseguir os seus próprios projectos criativos.

O que abandonaram? O que começaram? O que mantiveram? Quais os momentos criativos destes últimos três meses?

Deixem as vossas respostas nos comentários em baixo.

Já subscrevem este blog? É só colocar o vosso email e carregar no botão. Sejam um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

Obrigada e Até Breve!

***

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.