Diário de Bordo 2013: Adeus 2013!!! Os meus escritos

Diário de BordoNem só de Leituras se fez o ano. Muito do tempo passado de volta da literatura traduziu-se em pesquisa, recolha de ideias, escrever e reescrever.

Gostava de ter escrito mais, de forma mais focada, orientada para objectivos específicos e projectos futuros. Infelizmente, muitas semanas se passaram a remoer outros temas, a cumprir prazos em tarefas menores, e fora da zona de concentração.

No meio de tudo, acho que consegui lançar algumas bases para os meus escritos futuros (como é o caso dos artigos da série ‘Recursos do Escritor’) e aprofundar conhecimentos sobre esta arte que tanto nos confunde.

Primeiro, vamos aos escritos Fora de Portas.

Dos convites recebidos, para escrever fora de portas, podem ler o artigo Escrever por escrever e Escrever para divulgar, no blogue Rabiscos, Rascunhos e Limitada, administrado pela autora Olinda P. Gil. Uma opinião sobre a necessidade de auto-divulgação dos novos autores, as vantagens que as ferramentas usadas nos proporcionam e o amadurecimento como escritores, e pessoas, possível de atingir quando nos dedicamos a todas as outras facetas da escrita.

No âmbito da publicação do poema ‘São Horas’ no 4º volume da Antologia ‘Entre o Sono e o Sonho’ da Chiado Editora, tive a oportunidade de responder a algumas perguntas colocadas pela TVI24 sobre o que significa, para mim, a poesia no contexto actual. Podem ler o artigo aqui… ou seguir directamente para a reportagem aqui…

Fiz também parte do protesto simbólico à decisão de suspender um dos maiores eventos literários do país, através duma modesta contribuição para a iniciativa ‘Não há Feira, mas há escritores’. No ano em que as artes em geral, e sobretudo as pessoas, sofrem com as políticas económicas, esta foi mais uma daquelas decisões que só se explica de uma forma, a da ganância. Podem ler o artigo aqui… ou ir directamente para o texto aqui…

Depois, e num tom mais descontraído, pude partilhar os meus modestos dotes culinários na rúbrica ‘Escritores na cozinha com…’ no blogue ‘O tempo entre os meus livros’. “Uma sobremesa docíssima para os aficionados do açúcar”. Podem ler o artigo aqui… ou consultar a receita aqui…

Ainda neste Fora de Portas, pude participar na celebração do 1º aniversário do blogue ‘O Sofá dos Livros’ com um mini-conto (não muito festivo, concedo) escrito para a ocasião. ‘A Fuga’ está online aqui…

Já nas Submissões de contos e afins, 2013 foi muito fraquinho.

No início do ano estabeleci que enviaria 6 contos para submissão. Agora, corto isto a metade e, dos 3 que submeti, apenas 1 foi escolhido para publicação (pelo menos o tema era bom: Fernando Pessoa). Mas, e não fosse este o ano em que tudo me acontece, mesmo essa publicação foi adiada pela ‘A Sangue Frio Editores’, por motivos que desconheço oficialmente.

Quanto aos Contos, propriamente ditos…

As metas para 2013 eram: 12 Contos para o Desafio Literário 12 Meses/12 Contos + 6 Submissões (que já se viu como correram) + 3 Contos no âmbito do Fantasy & Co. + 1 conto em Inglês.

A dia 30 de Dezembro escrevi um total de 14 Contos (apenas 11,5 para o Desafio 12 Meses) + 5 Mini-contos + 3 Contos Especiais no Fantasy & Co. (mas não foram os únicos) + 1 em Inglês.

Nos Escritos de maior dimensão

Chamo a atenção para o 2º aniversário de ‘Percepção’, para o Book Trailer deste meu livro a concurso no ‘Spectare’.

Quanto a novos escritos, iniciei ‘Percepção II’ e ‘A caminho de lado nenhum’ durante o NaNoWriMo de Novembro. Ambos vão ficar “no forno” nos primeiros meses de 2014. Mas, sobre isto, vou dando novidades…

Por fim, volto a falar no conjunto de artigos sob a designação ‘Recursos do Escritor’.

Com 72 artigos publicados nesta série, é o tema mais visitado semanalmente (como podem confirmar no habitual ‘Top 3 do Blogue Sara Farinha’. Façam uma visita a esta página e descubram todos os artigos sob a tag ‘Recursos do Escritor’. Relembro, ideias e sugestões são sempre bem-vindas.

Ganham-se uns, perdem-se outros mas, no final, penso que o balanço foi positivo. Especialmente, se ponderar o quanto aprendi no decorrer de todos estes desafios. Agora, é tempo de pensar no futuro e nas metas para 2014.

Φ

Artigos Relacionados:

Diário de Bordo: Adeus 2013!!! Por falar em Desafios Literários…

Diário de Bordo: Adeus 2013!!! Os 13 artigos mais visitados e os meus preferidos

Diário de Bordo: Sobre os Desafios Literários de 2012 e 2013

ΦΦΦΦΦ

Gostaram deste artigo? Então subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

sarafarinha.wix.com http://blog.sarafarinha.com sara.g.farinha@gmail.com@sara_farinha  goodreads_Sara Farinha  facebook  google+ sarafarinha  Pinterest youtube

6 comentários em “Diário de Bordo 2013: Adeus 2013!!! Os meus escritos”

    1. Olá Olinda,
      Até parece, não é? Por um lado, sim (e por isso é que eu gosto de fazer estes artigos de resumo, sempre fico com outra perspectiva). Por outro lado, gostava de ter escrito outras coisas e feito outras apostas durante o ano, como é o caso das submissões… Fica para 2014 🙂
      Bom Ano para ti! Bjs 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.