No âmbito desta Revisão Semestral sobre o que andei a fazer, e os planos para o que virá a seguir, achei importante reflectir sobre os projectos que desenvolvi no primeiro semestre de 2021.
Em Julho iniciei uma revisão do que se passou e de que forma estas actividades contribuíram para expandir as minhas actividades criativas. E, sobre isto, podem ler mais no artigo Uma Revisão Semestral.
Não falo dos Desafios que alimentaram a busca pela Criatividade. Sobre estes podem ler o artigo Desafios de 2021.
Falo sobre os objectivos maiores que orientaram a escolha desses desafios.
O projecto como ferramenta de trabalho
Usar um desafio, como o NaNoWriMo, para orientar o processo criativo significa que há todo um trabalho, com prazos, tarefas e metas, que deve ser cumprido atempadamente.
Não chegamos a dia 01.Novembro.ano-qualquer, de peito aberto e cara lavada, sem se ter feito a preparação do que a história vai ser.
Por muito que sejamos ases a escrever por impulso, 50 000 palavras escritas sem um plano, dificilmente irão produzir um livro. Sim, soa-me a familiar…
Assim, o NaNoWriMo é uma ferramenta de trabalho. Para o concretizarmos precisamos de encarar toda a actividade como um projecto com tarefas, tempos e objectivos a cumprir muito antes do dia 01 de Novembro se aproximar.
Um Projecto
Em 2021 defini que ia manter um horário de escrita ficcional diário. Assim, o #The100DayChallenge serviu este propósito muito bem.
A expansão deste Projecto, escrever ficção durante pelo menos 45 minutos, todos os dias, durante 100 dias seguidos, gerou ideias, e o impulso para concretizar algumas delas.
O Desafio #The100DayChallenge alavancou vários projectos:
- O Impromptuarium (o acto do desafio em si)
- O Poemarium (expandir um determinado projecto poético)
- Um livro de ficção (construir as bases para um primeiro rascunho)
- Um livro de contos (criar textos possíveis de integrá-lo)
Cada um destes pontos é um produto. Um produto derivado do Projecto: Escrever mais e de forma mais regrada.
Outro Projecto
O segundo Objectivo, a que dei início em Janeiro, prendia-se com ler mais, melhor, com um intuito específico.
Considerei que precisava:
- Um bloco de tempo fixo para ler
- Uma lista de livros adequada ao que quero aprender
- Um objectivo numérico inicial
O Goodreads Reading Challenge proporciona-me isto tudo, e muito mais…
Mas, aqui o projecto que pus em prática foi a manifestação pública disto tudo. Assim, nasceu o VLook, o canal de YouTube dedicado aos meus livros e às minhas leituras.
Com o VLook, aprendi inúmeras coisas… continuo a aprender. E, dei asas à minha imaginação, procurando a parte visual associada aos livros e actividades relacionadas.
Cada um destes projectos é uma rodinha dentada, num grande mecanismo, que alavanca a minha vida criativa.
E, outro Projecto
Aprender. Saber mais. Dedicar tempo e recursos a uma aprendizagem focada para as coisas que desejo saber.
Recorri a várias fontes: livros, canais YouTube, websites, formação profissional, formação académica…
Mais uma vez, este é um Projecto que requer blocos de tempo associados, um plano com metas, objectivos que me proponho a atingir. Escrevi um artigo sobre as 5 Melhores Práticas que vos convido a reler.
Aprender é um projecto que não tem fim… apesar de, neste momento, permitir-me alguma pausa, para um descanso de que tanto necessito.
Projectos > Desafios > Trabalho Criativo
Tenho procurado uma visão macro para todos os meus projectos. Olhado para o primeiro semestre de 2021, como uma amálgama de informação e práticas, que contribuem para o grande esquema das coisas criativas na minha vida.
Cada Projecto manifestando-se em Desafios diferenciados. Cada Desafio contribuindo para o aprofundar e diversificar do trabalho criativo diário. Cada pedaço de trabalho criativo diário contribuindo para mais do que consigo ver no momento. Falei de uma manifestação mais específica desta ocorrência no artigo Uma prática criativa aconselhada.
Posto assim, soa tudo tão bem, tão… regrado. Não se enganem. Não foi nada disso. Foi uma confusão, muito dolorosa em alguns momentos, cheia de incertezas, sacrifícios e ansiedades, como o artigo Toda a verdade sobre o dia 100 do #The100DayProject ilustra um bocadinho.
Foi o que foi e não me parece que vá mudar.
Agora, preciso reformular o que pretendo fazer com as ramificações de cada um destes projectos. E, é aí que entra o Planear para o 2º Semestre de 2021.
Não chega escrever. É preciso saber o que vamos fazer com o que escrevemos.
Adoro! Odeio! Estou a precisar de férias a sério… mas, em 2021, também não vai acontecer.