As melhores Leituras de 2022

leituras 2022

Olá a todos! Sejam bem-vindos de volta a este blog.

Este artigo será sobre os melhores livros que li em 2022. Pensei fazer um Top 10, à imagem dos artigos que foram os vossos favoritos, mas não sei se consigo manter apenas 10 livros neste Top.

No início de 2022, estipulei uma meta de 60 livros a ler no decorrer deste ano. Costumo registar este desafio no Goodreads, onde me podem encontrar sem grandes dificuldades.

Assim, a dia 12 de Dezembro de 2022, conto 65 livros lidos em 2022.

As minhas grandes constatações sobre esta lista (a lista dos 65 livros lidos em 2022) logo num primeiro vislumbre:

  • li imensa literatura infantil
  • reli alguns dos meus livros favoritos de todos os tempos
  • li, pela primeira vez, alguns clássicos que há muito desejava conhecer

Assim passo ao meu Top 14 (não 10):

“Eu vou comigo” de Raquel Díaz Reguera

eu vou comigo

É possível encontrar muitos favoritos em literatura infantil/juvenil. Este transformou-se num dos meus. Uma bonita história sobre uma menina, a quem disseram que tinha de mudar quem era, para que um menino gostasse dela.

Aconselho a leitura… e também já temos a história do homólogo masculino, podem ver aqui, e que também aconselho.

“New Moon” de Stephenie Meyer

New Moon

O livro em que Edward abandona Bella que, na altura em que foi publicado, dos quatro não era o meu favorito. Também, no filme, achei que não deram a profundidade emocional adequada ao que se percebia no livro. Este ano, conto-o como o favorito a destacar desta série.

Aconselho a leitura.

“The Letters of Jane Austen” de Jane Austen

as cartas de Jane Austen

Esta é uma colecção de cartas escritas por Jane Austen, para a sua família, ao longo dos anos. Escrevi uma opinião sobre esta obra, que podem ler aqui, onde falo sobre os vislumbres maravilhosos da vida de uma das minhas autoras favoritas.

Aconselho a leitura.

“O Retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde

Dorian Gray

Surpreendeu-me o humor de Wilde e o quanto apreciei as suas críticas sociais. Esta é a história de Dorian Gray, um homem cujo juízo, valores e moralidade, o empurram para uma vida terrível. E, é na beleza da sua figura exterior que a fealdade de quem ele é acaba por se revelar. Podem ler a minha opinião completa neste artigo aqui…

Aconselho a leitura.

“Persuasion” de Jane Austen

Persuasion

Uma história sobre aprender a esperar, sobre fazer a escolha certa, não a escolha fácil ou precipitada, sobre amadurecer da forma que a vida permite. Uma história sobre segundas oportunidades e ouvir o coração. Podem ler a minha opinião completa neste artigo aqui…

Claro que aconselho a leitura…

“The Ocean at the End of the Lane” de Neil Gaiman

the ocean at the end of the lane

A fantasia toca tantos temas reais que é sempre uma experiência inesperada. Este livro conta-nos a história de um menino que vive uma experiência traumática, e maravilhosa, que aparece para a sua vivência de formas inesperadas.

Aconselho a leitura.

“The Dark Interval: Letters on Loss, Grief, and Transformation” de Rainer Maria Rilke

Rilke

Cartas escritas a amigos e conhecidos, com reflexões sobre morte e a dor profunda da perda. Uma visão conhecedora do processo que a mágoa, o luto, e a dor da perda, provocam. Podem ler a minha opinião completa neste artigo aqui…

Aconselho…

“Leaf by Niggle” de J.R.R. Tolkien

Leaf

Um conto sobre um artista, as suas escolhas e muito mais…

Aconselho a leitura.

“The Courage to Be Disliked: How to Free Yourself, Change your Life and Achieve Real Happiness” de Ichiro Kishimi, Fumitake Koga

Adler

Existem argumentos neste livro que custam a aceitar. E, por vezes, é tudo o que precisamos ouvir. Este é uma obra baseada nas teorias de Alfred Adler que, confesso, fizeram sentido para mim.

Aconselho a leitura.

“The Theory of Everything: The Origin and Fate of the Universe” de Stephen Hawking

the theory of everything

A curiosidade sobre a vida, e obra, de Hawking trouxe-me até este livro. Não me desiludiu. Esta é uma obra com as teorias sobre o tempo, o espaço e o cosmos, colocadas de uma forma acessível para o leitor comum.

Aconselho a leitura.

“Pride and Prejudice” de Jane Austen

pride and prejudice

Um romance recheado de orgulho e de preconceitos. Uma história de época que nos traz personagens com características que reconhecemos até nos dias de hoje.

Claro que aconselho a leitura.

“First Grave on the Right” de Darynda Jones

Darynda Jones

Uma história curiosa, com elementos de fantasia criados de uma forma interessante, e personagens de personalidade bem vincada. Uma viagem bem divertida… Podem ler a minha opinião completa aqui…

Aconselho.

“Harry Potter and the Philosopher’s Stone” de J.K. Rowling

Harry Potter

Pela primeira vez, li Harry Potter. Converti-me. A história deste menino cuja existência é cheia de segredos e magia, não falhou em me cativar.

Aconselho a leitura.

“Madam Crowl’s Ghost & Other Stories” de J. Sheridan Le Fanu

madam crowls

Uma colecção de contos fantasmagóricos que me deixou fã deste autor. A mestria das descrições, o impacto das histórias, a construção deste universo paranormal, a beleza da linguagem… e muito mais. Podem ler uma palavras sobre este livro neste artigo aqui…

Aconselho a leitura.

De 65 escolhi os 14 que me cativaram de uma forma muito especial.

Sei que ainda me faltam uns dias até ao final do ano e que, é possível, que acrescente mais alguns livros à minha lista de lidos e quiçá de favoritos. E, também sei que, alguns houveram que não chegaram a esta lista de favoritos por um milímetro ou por não querer sobrecarregar este artigo.

Foi um 2022 de muito boas leituras!

Leram alguns destes? O que acham sobre eles? Aconselham a leitura? Ou nem por isso?

Obrigada e Até Breve!

***

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.