Recursos do Escritor: O Objectivo da História (a.k.a. Story Goal)

551534_10151398666253105_1508369217_nCada personagem principal deve vir munida dum objectivo pessoal, uma ambição, algo que deseja acima de tudo. São esses objectivos que justificam a criação de uma história.

O desenrolar do enredo é uma busca da resposta à questão se a personagem principal vai concretizar ou falhar na prossecução desse objectivo.

Cada personagem tem um objectivo próprio mas, o mais importante, aquele que alavanca a construção de uma obra é o objectivo da personagem principal. Todos os outros, pertencentes a cada uma das outras personagens, organizam-se em diferentes categorias, ou opõem-se ao objectivo da personagem principal (derivando daí o conflito), ou são diferentes do objectivo desta personagem (ajudando a compor a trama de histórias que formam a obra).

Cada uma das personagens tem um Objectivo e, cada uma delas, acredita que é a personagem principal. Podemos apelidá-la de vilão, herói, ajudante, mentor, mas a verdade é que cada uma acredita ser o herói. Relacionando-se com as outras personagens como se o fosse, possuindo opiniões sobre os outros, agindo com base nos seus valores e objectivos.

Um bom Objectivo da História deve ter algumas características, que facilitam a construção duma história consistente e de personagens com profundidade (modeladas), são elas:

  •  Objectiva – o leitor deve ser capaz de verificar se a personagem atingiu, ou não, o seu Objectivo.
  •  Simples – o leitor deve ser capaz de imaginar o que será o sucesso, caso o Objectivo seja atingido.
  •  Importante – o leitor deve ser capaz de acreditar na importância desse Objectivo para a personagem.
  •  Alcançável – o leitor deve ser capaz de acreditar que a personagem tem a hipótese de concretizar esse Objectivo.
  •  Difícil – o leitor deve ser capaz de acreditar que esse Objectivo é difícil de ser atingido e que, por isso, a personagem pode falhar.

Por isso, temos de definir o que a Personagem Principal mais deseja obter (mesmo que esse desejo depois venha a modificar-se no decorrer da história) e como pretende obtê-lo.

Isto está directamente ligado às motivações da personagem, aos seus valores, à sua ambição e, por fim, ao seu Objectivo da história.

Criar uma personagem principal com várias dimensões, que toma decisões tendo em vista a concretização do seu Objectivo, que age de acordo com as suas crenças e valores, que é consistente nas suas escolhas, com aquilo que o leitor percepciona ao ler a obra, é o nosso objectivo como escritores. Por isso, temos de compreender as nossas personagens a níveis mais profundos e certificarmo-nos que, quando ela vai em busca do seu Objectivo, estamos a criar as condições para que ela seja coerente e igual a si mesma.

“Na boa ficção temos um olho no herói e um olhar fascinado no vilão (…) O enredo guia-nos a todos para uma floresta escura onde encontramos, contra todas as probabilidades, um ser humano que tem um compasso moral que continua a apontar para o verdadeiro norte. E isto é o milagre. Este ponto de luz que define e distorce a escuridão.” Tradução livre de excerto de ‘Bird by Bird’ de Anne Lamott

Só temos de ter presente que “o verdadeiro norte” existe de forma diferente para cada uma das personagens. Não há nada que seja absoluto e os diferentes fios que compõem a trama devem ser guias que orientam cada uma delas no seu próprio caminho.

ΦΦ

Artigos Relacionados:

Opinião: ‘How to read Literature like a Professor’ de Thomas C. Foster

Diário de Bordo: Adeus 2013!!! Por falar em Desafios Literários…

Recursos do Escritor: ‘Know thyself’ ou ‘Conhece-te a ti mesmo’

ΦΦΦΦΦ

Gostaram deste artigo? Então subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

Ou

Conectem-se comigo aqui:

sarafarinha.wix.com http://blog.sarafarinha.com sara.g.farinha@gmail.com@sara_farinha  goodreads_Sara Farinha  facebook  google+ sarafarinha  Pinterest youtube

3 pensamentos em “Recursos do Escritor: O Objectivo da História (a.k.a. Story Goal)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *