Diário de Bordo: Um Fevereiro Animado

Diário de Bordo

No final de Janeiro regressei aos meus Diários de Bordo e partilhei convosco as realidades do blog e alguns planos (podem ler tudo sobre isto aqui…). Com Março a irromper vida adentro, chegou a hora de escrever mais um Diário desta viagem tão espectacularmente turbulenta.

Fevereiro foi um mês curto mas recheado. Com o olhar focado no presente, procurei aproveitar todos os minutos de Silêncio e Criar.

Aqui no blog voltei a partilhar Recursos para o Escritor.

Inspiração e Criatividade nascem da organização do mundo à nossa volta. São as coisas que fazem parte da nossa vida que alimentam a nossa arte (seja ela qual for).

É preciso ler, ver filmes, ouvir podcasts, vibrar com músicas, caminhar, visitar museus, folhear revistas, e um sem-número de outras pequenas-grandes coisas, para que nos sintamos inspirados e criativos.

Para que nos possamos sentar na cadeira, libertar a mente e gerar uma obra de arte. Click To Tweet

Não falo de grandes quadros do Renascimento num museu qualquer. Falo de Criar o que for, objecto ou imaterial. Como a Obra nasce daquilo a que nos expomos, partilhei convosco Um Presente de Aniversário (um pdf com os 9 Princípios & 9 Práticas do Escritor Criativo, Corajoso e Dedicado).

Outro Recurso no blog foi a Opinião sobre o livro ‘Escrita em Dia‘ de Margarida Fonseca Santos. Um livro de exercícios de escrita para os escritores mais matemático-perfeccionistas.

O último Recurso do Escritor foi uma aplicação, muito engraçada, que se chama Ommwriter. Uma brincadeira interessante para quem adora escrever embalado por outros sons.

Por outro lado…

Fevereiro trouxe-me a triste notícia do falecimento de uma das mais notáveis escritoras de FC. Não pude deixar de partilhar a minha homenagem à vida e obra de Ursula K. Le Guin.

Homenagem Ursula K. Le Guin

Mas, Fevereiro foi também mês de festejos…

Em mês de Aniversário do Blog, 11 anos de existência feitos a 13 de Fevereiro, festejei a data com uma espécie de Manifesto Artístico. Os 9 Princípios & 9 Práticas do Escritor Criativo, Corajoso e Dedicado estão disponíveis para download grátis e são a minha forma de vos agradecer a vossa participação nesta viagem.

9 Princípios & 9 Práticasdo Escritor Criativo e Dedicado

Quanto aos Escritos Ficcionais…

O Desafio 12 Meses/12 Contos regressou. Janeiro foi o mês de Inícios e auspiciosos, como podem ler aqui… Fevereiro foi o mês do Amor, e este conto rumou pelas águas do amor maternal, como podem constatar aqui…

Mas, podem ler tudo sobre o Desafio aqui… e, participar também. São muito bem-vindos.

12 Meses 12 Contos

Nos Escritos Não Ficcionais e outros projectos criativos…

Continuo na minha demanda por estratégias que ajudem a prossecução da minha arte. Como escrevi num outro artigo…

Por vezes é preciso assumir coisas sem sentido, verdadeiras brincadeiras, apenas pelo prazer de as executar. Definir Rituais e Hábitos Criativos. Não precisamos ter um grande plano para construir uma estrela, pintar um elefante, tirar uma foto ou escrever um poema.

Do what you love

Regressei às minhas pinturas e desenhos. Não sei desenhar, mas sei rabiscar, e isso dá-me um imenso prazer. Especialmente, quando os rabiscos são acompanhados por outros Escritos.

Descobri que o Plano Operacional Criativo necessita de lembretes constantes e, nada melhor, do que Criar esses lembretes de formas mais gráficas. Juntei Journaling (não são Diários!!) ao Bullet Journaling e, misturei colagens, palavras de ordem, desenhos e pinturas. As páginas de Fevereiro ficaram longe de bonitas, mas começo a ganhar o jeito, e Março está a sair-se muito bem (depois partilho aqui…) na minha humilde opinião.

Calendário de Março 2018

Parte do Plano para o Crescimento Criativo em 2018 passa por perseguir outros desafios. A minha Palavra/expressão para 2018 é Crescimento Criativo com tudo o que isso envolve em perseguição de exercícios fúteis, de falhanço monumental, de alegria nas coisas simples, sair da zona de conforto e aprender. Tudo para Aprender a Ser o que quero ser.

Sobre isto podem ir acompanhando aqui…

Experimentei alguns Desafios:

30 Day Stress Relief Journal Prompts – Não sei se aliviou o Stress mas deu-me bastante em que pensar e sobre o que escrever.

365 Questions For A Better You: the January Edition – Como Fevereiro tinha menos dias saltei alguns motes menos interessantes.
TUT – Notes from the Universe – Subscrevi e tenho-me divertido com as mensagens que o Universo me tem enviado.
Letters from Trailmakers através do Jamie Ridler Studios – Uma experiência inspiradora a ler em cada dia de Fevereiro.

Só mais uma Nota em Fevereiro…

Aconselho a leitura do livro que tem sido um excelente companheiro de viagem:

O poder do agora

Em Março…

Agora, estou a organizar desafios para este mês de Março. Para já, tenho 5 Desafios alinhados para executar mas, como o Crescimento Criativo também se faz de Liberdade, escolho ir gerindo o que vou tentar a seguir sem grandes obrigações. Tudo é feito com satisfação ou não existe sequer.

Porque é preciso fazer o que nos faz felizes.

 

Subscrevam este blogue e recebam todas as novidades por e-mail.

 

[cryptothanks]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.