Projectos e Limpezas de Verão

spring cleanings

Olá a todos! Sejam bem-vindos a este blog.

O Verão está aí.

Não, não me enganei na estação do ano. Com o calor que se faz sentir estamos, de facto, no Reino do Estio.

Este ano, e pela primeira vez em oito anos, encontrei a minha sintonia com as Limpezas de Primavera. Muito tempo de saúde da treta, e demasiadas coisas no meu pratinho pequenino ☺️ e tive de contar com ajuda familiar para lidar com essas coisas cá em casa.

Esta é uma época interessante para limpar a fundo todos (ou a maioria) os resquícios da chuva, frio, e mau tempo, que me assolaram durante o Inverno. Falo, não apenas nos domínios das Limpezas Domésticas, mas também sobre os meandros da minha vida digital.

Limpar os resquícios do Inverno com os projectos que Abandono, Modero ou Duplico Esforços.

Com o calor, o cheiro a Verão, a vontade de me sentir mais liberta dos constrangimentos físicos e mentais que o frio me proporciona, é tempo de considerar o que desejo limpar da minha vida.

No mês passado, partilhei convosco algumas ideias sobre o decorrer do primeiro trimestre de 2023, no artigo A Viagem Criativa do Último Trimestre.

diário de bordo

Com uns soluços pelo meio, organizei o que sabia, na altura, sobre cada um dos projectos de construção criativa em que estava envolvida.

Soluços porque precisei parar alguns deles, para contemplar o que significava utilizar mais recursos, para poder concretizá-los. Nada de caminhos livres, a direito, e desimpedidos para mim. Nop, nada disso.

Continuo a debater-me com algumas dúvidas. Alguns destes projectos são contínuos. Outros, nem por isso. Avaliar o que cada um requer de mim, com exactidão, nem sempre é fácil e, por vezes, só vemos a realidade das suas exigências quando estamos a 25% do caminho.

Este ano, durante as Limpezas de Primavera, procuro limpar os excessos de tudo aquilo que considero pouco interessante ou produtivo.

Porque, para me dedicar ao essencial, tenho de enfrentá-lo como a única actividade que precisa, de facto, de mim. A base de tudo o resto: Escrever.

Tenho um livro no início, um a precisar de outra revisão (e quiçá, reescrita), outro a meio da fase de planeamento, outro em revisão e reescrita parcial, outro em construção… e, nem vou ao sítio onde os desgraçados se encostam para morrer, à espera de uma revisão decente.

E, no meio de tudo isto, tenho os outros micro-trabalhos todos a gerar atrito, a requerer atenção constante, e a constituírem desculpas, para não me entregar ao único trabalho que vale a pena: (todas as fases de) escrever um livro.

Não me queixo. Ou, melhor dizendo, não me quero queixar.

Quero descobrir em mim a força, que me fará regressar ao processo, e completar o que tenho em andamento. Para que a inércia me ajude a dar continuidade ao meu trabalho.

Assim, assumo as minhas Limpezas de Primavera, abandono o que não é relevante nesta altura, e sigo a entregar a minha atenção ao que é.

O que é relevante, importante, essencial: escrever (com todas as tarefas e fases que isso implica).

Projectos que modero (ou elimino)?

#The100DayProject

Não começou bem, sejamos francos. Comecei a trabalhar no #2 do projecto “The Shapeshifters” num segundo fôlego (ver vídeo aqui), apenas para constatar que este volume implica rever algumas coisas no primeiro e, talvez mesmo, re-escrevê-lo.

Sim, tenho noção de que posso estar a ser dramática e, daí o motivo para, estar empenhada em dar-lhe um tempo, assentar ideias, e definir o que quero fazer.

Não abandono o livro que estou a escrever no âmbito deste desafio. Mas, abandono, oficialmente, o desafio #the100DayProject.

#blog.sarafarinha.com

Passo a vida a esquecer-me que há vida para além deste blog. Quem diria?

Dezasseis anos depois (é uma teenager inconsciente. Faz sentido!), e continuo tão empenhada em escrever neste cantinho que me esqueço de todos os outros cantinhos, e sofro imenso quando não me sinto inspirada para escrever artigos longos e dedicados à arte da escrita.

Passo a vida a relembrar-me de que isto não é um website comercial dedicado à Arte da Escrita. Não tenho uma larga equipa constituída, ganhos financeiros ou estratégias de crescimento e recompensa em acção. Este é o sítio onde eu escrevo sobre Escrita, Criatividade e a Vida de uma Escritora, que só pode reclamar o título porque se recusa a desistir.

Não tenho recursos para escrever um artigo todos os dias e, passo a vida a inventar mais trabalho para colocar neste blog. Por exemplo, há vários anos atrás, defini Publicar 2 artigos por semana como objectivo, mas continuo a publicar três, afirmando que um deles não é obrigatório, mas exigindo-me a tríade semanal e desapontando-me quando não consigo cumprir.

O objectivo são dois artigos semanais, mais a newsletter, que segue por email todos os sábados, que é manual, e exige um bloco de trabalho constante (só para subscritores do blog, com as bisbilhotices dos bastidores).

O objectivo não é: três artigos semanais, mais a newsletter, e tudo o que apareça nos entremeios.

Mantenho o objectivo definido: 2 artigos + newsletter semanal.

abril romances mil

#writer.sarafarinha.com

É o projecto em Inglês para o qual defini publicar uma vez por semana, mas continuo a exigir-me que publique duas, e a ficar desapontada quando tal não se concretiza.

Como ainda ando à procura de uma certa identidade para este blog, e a trabalhar nas minhas skills para escrita de blogs num idioma não nativo, estou a dar-lhe espaço para crescer. E, diz que esta semana teve um bom aumento de subscritores em poucos dias.

Mantenho o objectivo inicial: 1 artigo semanal (a rever quando for oportuno).

writer

#desafio momentos criativos no Instagram

UAU! Porque definir 3 publicações diárias, sobre literatura, criatividade e afins, é simples e coisa para ser feita por uma só pessoa, todos os dias, e sem planeamento prévio… 🤣

A sério?! 🤣

Preciso definir o que quero deste desafio, e o que estou disposta a fazer por ele.

Acho que passarei o Instagram para um lume lento. 

Só falo no Instagram porque tenho o resto ligado a ele. Facebook e Twitter recebem conteúdo de forma automática.

E, nem comento sobre o Cemitério dos Projectos Inacabados. Faria inveja a qualquer cemitério de Nova Orleães (EUA). É só o que vos digo!

O que reformulo?

# Objectivos

Cada projecto acima teve os seus objectivos redefinidos. Agora, é forçar-me a cumprir!

O que mantenho?

Para além dos descritos acima, com os devidos ajustes, mantenho:

#desafio Características da Resiliência

O desafio de pesquisa direccionada, que serve várias facetas destes projectos criativos, é para manter tal como está. Pesquisa consistente e curtos pontos de situação no final de cada mês.

resiliência em 2023

#Read or DNF’it Reading Challenge

O desafio de leitura de 2023 em que sorteio 4 obras para ler a cada mês. Obras que tinha iniciado e não cheguei a concluir. Obras que fazem parte da lista #tbr. Obras que serão afastadas da lista, de forma definitiva, caso não consiga lê-las até ao fim.

Eu tenho dificuldades em abandonar aquilo que começo. É oficial! Prefiro sentir-me pressionada a contribuir para causas que já não me trazem nada de útil, ao invés das abandonar de vez.

Resolvo isto, nas minhas leituras de 2023, com este desafio.

leituras read or dnf'it

# Escrever

Livros, Poesia, Artigos e o que mais me aprouver (como práticas de journaling). Esta é a base para tudo o resto, e a actividade que tento priorizar ao limpar o volume de tarefas.

# Vlook: https://www.youtube.com/@vlooksarafarinha

Não há muito que me faça desistir deste projecto.

Ainda estou em processo de aprendizagem. Continuo a experimentar em diversas frentes. Preciso cumprir melhor o meu objectivo semanal: Um vídeo por semana.

Já viram o vídeo de apresentação do canal? 

Tem sido um desafio de crescimento pessoal e técnico incomparável. E, ainda agora começou.

#Café

Quanto ao Café… um dos temas do último Diário de Bordo (que podem ler aqui)…

A Viagem Criativa do último trimestre

Decidi não me complicar. Sim! Adoro complicar-me.

Meia chávena de leite e um café = uma meia de leite (maravilhosa) por dia.

Após deixar o café por umas semanas, e reflectir nos benefícios que, sinceramente, não vi… instituí a regra acima. Uma meia de leite por dia e sou uma mulher feliz.

E agora?

Agora, relembrar-me do que importa e persistir são as guias para este meu Caminho. Porque uma bússola é melhor do que um mapa para encontrarmos o Caminho. Não foi por acaso que criei esta imagem para o blog.sarafarinha.com…

Neste vídeo, Seth Godin coloca-o tão bem…

Já subscreves este blog?

É só colocar o email, carregar no botão, e receber todos os artigos na tua Inbox. Recebes também a Newsletter semanal, exclusiva para os Subscritores do blog.

Sê um Membro Oficial desta Família de Construtores Criativos.

Obrigada e Até Breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.